fbpx
Prateleira organizada conforme o cross merchandising

Saiba como aplicar o cross merchandising em supermercados

Faz tempo que as pessoas deixaram de ir ao supermercado para comprar apenas o necessário. Os avanços das técnicas de vendas no varejo, impossibilitaram limitar as compras à lista inicial. 

Uma técnica eficiente é o cross merchandising de modo a influenciar a decisão de compra dos clientes e estimular a aquisição de mais produtos. Continue a leitura para saber como aplicar esse recurso na sua empresa e vender mais!

Entenda o que é cross merchandising 

É provável que alguma vez você tenha ido ao supermercado comprar apenas um item e se interessou por outros produtos que estavam próximos. Isso acontece porque as mercadorias não são dispostas nas prateleiras de maneira aleatória.

O cross merchandising em supermercados é uma ferramenta usada para fazer clientes comprarem de maneira impulsiva ou complementar a aquisição inicial. Um exemplo disso é colocar queijos perto de vinhos, ou sal grosso ao lado das carnes.

Essas estratégias adotadas no varejo inteligente melhoram a experiência do consumidor e aproveitam todo potencial de compra. Quando os produtos que se relacionam estão próximos é mais árduo esquecer algo, e ainda possibilita que o cliente lembre de algo que não estava na lista.

Conheça alguns tipos de cross merchandising

Existem muitas formas de aplicar esse conceito em um varejo inteligente, veja algumas delas a seguir. 

  • display temático: selecione uma data especial ou um tema em específico e monte o ponto de vendas com todos os produtos relacionados, ainda que sejam de setores diferentes;
  • estimule as vendas por impulso: os corredores do caixa, recheados de doces e acessórios, são cuidadosamente pensados para estimular compras impulsivas;
  • ofereça produtos substitutos: a estratégia é colocar marcas novas ou produtos que oferecem facilidades ao lado de mercadorias tradicionais, como organizar a salada pronta perto das verduras e legumes;
  • crie contrastes: a meta aqui é deixar um determinado produto em evidência. Pode ser uma promoção, ou ocasião especial como o natal, onde panetones são empilhados em locais inusitados para chamar a atenção dos consumidores, por exemplo.

Descubra alguns benefícios dessa técnica

A aplicação dos métodos de cross merchandising podem afetar o comportamento do consumidor e estimular as vendas. No entanto, utilizar essa ferramenta de maneira inteligente pode trazer mais benefícios, como:

  • aumentar o giro de loja;
  • evitar mercadorias encalhadas;
  • melhorar a experiência do consumidor

Saiba como aplicar o cross merchandising em supermercados

Não basta conhecer as vantagens de usar essa técnica se você não souber aplicá-la na prática. Por isso, selecionamos algumas dicas simples, mas que podem ajudar bastante.

1. Conheça seu público-alvo

Para combinar seus produtos da maneira correta é importante conhecer quem é o seu público e quais são os seus interesses. É claro que quando o assunto é supermercado, varia bastante. Mas, sempre existem características em comum entre os clientes que podem ser exploradas.

2. Use a criatividade

Além das combinações de produtos mais conhecidos, use a criatividade para fugir do comum. Analise o comportamento de consumo do shopper, identifique produtos que saem mais e combinações possam parecer estranhas à primeira vista. Você não perde nada ao fazer testes.

3. Aposte nas ações de live marketing

Estratégias de marketing ao vivo sempre rendem bons frutos. Demonstrações de produtos nos PDVs ou profissionais especializados dando dicas de preparo dos alimentos são estratégias eficazes. Montar uma tábua de frios ao vivo no final da tarde, pode ser bastante sugestivo.

4. Invista na tecnologia e na inteligência de varejo

Para obter sucesso nas estratégias de marketing, nada melhor que associar inteligência e tecnologia. Uma empresa especializada pode ajudar você a analisar dados e métricas, assim como direcionar suas ações de maneira mais inteligente e acertada, trazendo fidelização na jornada do cliente.

O cross merchandising em supermercados, direciona o comportamento de consumo do shopper e aumenta as vendas no varejo. Portanto, analise quais são as melhores opções para seu negócio e invista.

Não sabe por onde começar? Entre em contato conosco e conheça todas as soluções da IZIO para seu supermercado!

IZIO

View posts by IZIO
A IZIO é uma empresa especialista em tornar o #varejointeligente, usando #cashback e #crm para administrar o #loyalty. Conectamos as marcas, o varejo, a indústria com o #shopper
Scroll to top
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close Bitnami banner
Bitnami