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Tendências no varejo: na imagem tem um celular a direita onde desse aparelho sai vários ícones como um megafone, sacola de compras, uma mãozinha, carrinho de compras, presente e uns quadradinhos menores.

5 principais tendências no varejo que irão permanecer nos próximos anos

As transformações promovidas pela tecnologia e pelo novo comportamento do consumidor são decisivas na hora das empresas realizarem o planejamento estratégico.

Isso vale para todos os setores, empresas de qualquer ramo e tamanho. O varejo, portanto, também precisa se atualizar e acompanhar as inovações

Neste post, mostraremos 5 tendências no varejo que vão permanecer nos próximos anos. Aproveite e confira quais são elas e aplique em seu negócio!

Shopper Marketing

O Shopper Marketing incentiva estímulos de marketing a partir da análise do comportamento do shopper (comprador). Desse modo, é possível influenciar a pessoa em sua decisão, aumentando as possibilidades de que ela efetive uma compra.

A tendência do Shopper Marketing é ampla, que envolve outras tendências. É a partir desse conceito que analisaremos algumas inovações no varejo. Acompanhe!

Principais tendências no varejo

Vamos agora considerar 5 tendências no varejo para os próximos anos.

1. Digitalização do negócio

É comum encontrar ferramentas interativas que contribuem para o engajamento e a fidelização de clientes no varejo. É o caso de:

  • chatbots;
  • aplicativos;
  • mesas digitais;
  • realidade virtual, 3D e outras.

A digitalização também é representada pelas estratégias omnichannel, que integram diferentes canais digitais:

  • loja física;
  • loja virtual;
  • aplicativos;
  • redes sociais;
  • marketplaces.

A partir dessa integração, os clientes podem escolher por qual meio interagirá com a empresa, como pesquisar no aplicativo e comprar no site e, ainda, receber na loja — entre diferentes opções.

2. Automação de processos

Automação de processos no varejo significa otimizar atividades internas usando tecnologia e inovação.

 A automação abrange softwares, ferramentas e plataformas on-line, que transformam tarefas manuais em processos digitais. Isso diminui a possibilidade de falhas e aumentam a agilidade.

Assim, a automação de processos apresenta características como:

  • integração de um ou mais sistemas;
  • menos dependência da necessidade da intervenção humana;
  • mais confiabilidade e segurança nos processos, desenvolvidos de forma automática.

3. Novo ecossistema de pagamentos

Essa tecnologia significa o conjunto de opções de pagamento disponíveis para o cliente. Com isso, os varejistas podem recorrer aos diferentes métodos de pagamentos disponíveis para melhorar o relacionamento com seus consumidores.

Entre as opções de pagamento, podemos citar:

  • boleto;
  • transferência bancária;
  • plataformas específicas de pagamento;
  • PIX (pagamento instantâneo disponível em todas as instituições financeiras);
  • cartão de crédito/débito de bandeiras diferentes (inclusive cartões personalizados da própria loja).

4. Dados e personalização

A partir de softwares específicos, destinados ao Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM), é possível coletar dados sobre o consumidor e, assim, oferecer produtos e serviços para satisfazer suas necessidades.

Não somente isso, a coleta e análise de dados também permitem compreender as expectativas do consumidor em relação ao atendimento, às formas de pagamento e a outros aspectos relevantes na gestão de clientes.

Quanto mais conhecimento o varejista tiver sobre seu público, mais condições terá de oferecer atendimento personalizado, que garanta mais satisfação ao cliente, como veremos a seguir.

5. Experiências inovadoras de compras

Com a inovação tecnológica, a personalização no atendimento confere experiências marcantes de compras aos consumidores.

O varejo inteligente tem aproveitado essa tendência para otimizar a fidelização de clientes e reduzir custos com a captação.

O consumidor deseja ter experiência valiosa em sua jornada de compra. Diante de um mercado tão competitivo, não é simples saber com precisão como satisfazer o cliente. 

Por isso, os softwares voltados à gestão de clientes são importantes. A partir de dados coletados e análise dessas informações, é possível traçar estratégias bem direcionadas, que apresentam maiores probabilidades de acertos quando se trata de agradar à clientela.

Entre pontos que podem aumentar a satisfação do consumidor e fazer com que tenha uma experiência marcante, podemos citar:

  • interação com a tecnologia;
  • manutenção do relacionamento pós-venda;
  • disponibilidade de métodos de pagamento atrativos;
  • praticidade e comodidade em todas as etapas da sua jornada;
  • surpresas agradáveis (descontos, bônus, serviços extras e expectativas superadas);
  • atendimento de boa qualidade (simpatia, empatia, capacidade de tirar suas dúvidas, sugestões, orientações, compreensão do problema do cliente e personalização).

Essas tendências no varejo devem ser exploradas pelo varejista moderno que deseja se manter competitivo

A IZIO oferece soluções inovadoras de varejo inteligente. Sua solução IZ Loyalty reúne Analytics e CRM em um único ambiente, capturando e segmentando dados dos clientes no próprio PDV. 

Continue se atualizando das novidades do varejo e aproveite para conferir nosso artigo: Queda nas vendas e faturamento: maneiras de lidar com o problema!

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