fbpx
Na fotografia tem uma prateleira a direita e ao fundo conseguimos ver uma pessoa vestida com um avental e segurando uma prancheta fazendo a gestão de estoque.

Gestão de estoque: descubra como fazer um gerenciamento eficiente

A gestão de estoque exige atenção redobrada, pois pode influenciar no atendimento ao cliente e nos custos do negócio. No entanto, muitas vezes o gerenciamento é feito incorretamente, prejudicando os resultados obtidos.

Para adotar essa gestão de maneira eficaz e sem erros, vale a pena reforçar seu conceito e vantagens, além de conhecer dicas sobre o tema.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para mostrar como você pode gerenciar o estoque com mais eficiência. Acompanhe!

O que é gestão de estoque?

A gestão de estoque engloba os processos que lidam com os abastecimentos de produtos, o que pode envolver matérias-primas para produção ou itens para venda. Na prática, ela considera questões como:

Seu objetivo é garantir que a empresa tenha os itens necessários para realização das atividades do negócio, evitando faltas que prejudiquem as vendas ou a produção.

Ao mesmo tempo, a medida previne compras em excesso e o desperdício de produtos por falta de saída ou desorganização.

Quais são as vantagens que essa gestão proporciona?

Entendendo o conceito e funcionamento da gestão de estoque, é possível identificar diversas vantagens de adotar a estratégia de maneira eficaz. Veja as principais:

Como fazer o gerenciamento de estoque eficiente?

Agora que você já sabe por que é tão importante ter uma boa gestão de estoque, é normal se perguntar como é possível fazer isso com mais eficiência. Afinal, a tarefa pode contribuir em melhorias nos resultados obtidos pela empresa.

Confira, a seguir, as principais dicas para fazer o gerenciamento de estoque!

Contabilize o inventário

Para começar, é preciso contabilizar todo o inventário do varejo. Isso significa levantar o total de cada item ou produto armazenado nos estoques. Nesse momento, verifique os prazos de validade, organizando os produtos adequados à venda ou descarte.

Ainda, observe o estado de conservação da mercadoria para garantir que serão somente repassados aos consumidores os itens que atendem ao nível de qualidade necessário.

A desordem no estoque pode fazer com que itens não sejam localizados e disponibilizados aos clientes, gerando perdas para o estabelecimento.

Use métricas de acompanhamento

É interessante utilizar indicadores de acompanhamento, como giro de produtos, cobertura, consumo médio e outras que permitam entender o desempenho da empresa e os movimentos do estoque. Além de otimizar a gestão, as métricas permitem identificar eventuais gargalos e implementar melhorias.

Faça a previsão de demandas

Para uma gestão eficiente de estoque, a empresa precisa ter boa previsão de demandas. Com base nos dados sobre as vendas realizadas e considerando outros fatores, como promoções e sazonalidade, é possível prever o volume de itens necessário de modo a suprir as demandas dos clientes.

Dessa forma, pode-se realizar pedidos com os fornecedores para garantir suprimentos suficientes aos consumidores. Além disso, a previsão traz dados mais consistentes que definem o total de produtos que a empresa deve dispor. Portanto, há menos riscos de sobras e desperdícios.

Utilize um software de gestão

Outra dica essencial é ter um software de gestão que permita bom controle de estoque. Com soluções completas e integradas, é possível contar com automatização na atualização dos registros, conforme são fechadas novas vendas.

Isso agiliza a tarefa, exigindo que os colaboradores dediquem menos tempo à função repetitiva e foquem em outras atividades relevantes no varejo. Nisso, você pode contar com as soluções da IZIO para gerenciamento e controle de estoque. Assim, é possível otimizar a rotina e contar com ferramentas adicionais na gestão de clientes e ofertas.

Agora que você já sabe o que é a gestão de estoque e como implementá-la de maneira eficiente, coloque as nossas dicas em prática e consiga resultados mais promissores para o varejo.

Se interessou em otimizar a gestão da empresa? Aproveite para acessar nosso site e conheça mais sobre as soluções da IZIO!

IZIO

View posts by IZIO
A IZIO é uma empresa especialista em tornar o #varejointeligente, usando #cashback e #crm para administrar o #loyalty. Conectamos as marcas, o varejo, a indústria com o #shopper
Scroll to top
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close Bitnami banner
Bitnami