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Estratégias de vendas no varejo: na imagem tem um carrinho de compras e uma seta grande feitos de madeira em cima de vários papéis com gráficos.

6 estratégias de vendas no varejo que você precisa conhecer

Vender mais e conquistar novos clientes é o desejo de todos os empreendedores que atuam no varejo. Por essa razão, estar sempre em busca de técnicas que facilitem esse processo é uma grande vantagem sobre a concorrência.

Afinal, em um mercado competitivo, trabalhar sempre da mesma forma não é mais suficiente para atender às demandas dos consumidores e despertar seu interesse nos produtos. 

Portanto, se você se interessa por esse assunto e quer ver seu negócio em crescimento, continue acompanhando esse conteúdo e confira 6 dicas de estratégias de vendas no varejo. Confira!

1. Segmente seu público

Entender quem é seu público e quais as suas necessidades são os primeiros passos para criar uma estratégia de venda eficiente no varejo. A partir disso, é possível segmentar os clientes conforme perfil e preferências, de modo a criar campanhas personalizadas e bem direcionadas.

Além disso, após mapear e segmentar os consumidores, é mais fácil organizar a loja e gerenciar o estoque, já que você saberá quais produtos têm mais potencial e quais tem risco de ficar encalhados, por exemplo.

2. Invista em estratégias de venda para fidelização

Quem procura por ações de varejo inteligente sabe que a fidelização de clientes é muito importante. Afinal, por mais que o volume de vendas seja relevante, aquelas pessoas que voltam sempre formam uma base sólida e ajudam você a conquistar novos públicos, já que a propaganda boca a boca tem muita força.

Para isso, desenvolva ações segundo os interesses do seu público. Solucionar problemas com eficiência e boa vontade é uma das formas de demonstrar que se importa com a experiência do cliente, contribuindo para ele ficar satisfeito e voltar mais vezes.

3. Trace a jornada de compra do cliente

Estudar o comportamento do consumidor está entre as estratégias de vendas no varejo mais relevantes. Para estimular a compra, é preciso saber o que leva aquelas pessoas até seu estabelecimento e o que esperam encontrar nele. Algumas informações importantes são:

  • quanto costumam gastar e com o quê;
  • como tomaram conhecimento da sua loja;
  • saber onde vivem as pessoas que visitam seu empreendimento.

Mapear o caminho que o cliente percorre do momento que conhece sua loja até se tornar um cliente ajudará no planejamento das suas ações, desde campanhas promocionais até produtos que serão adquiridos.

4. Execute campanhas no Google Shopping

O Google é uma ferramenta poderosa para estimular o comportamento do consumidor e despertar o interesse do shopper. Com ajuda dessa ferramenta de busca é possível encontrar praticamente qualquer coisa, o que a torna uma das mais utilizadas do mundo. E, é por esse motivo que você precisa estar lá.

Nesse cenário, criar boas campanhas no Google Shopping garante que os produtos sejam oferecidos diretamente para quem tem potencial de consumi-los. Você ainda pode acompanhar as métricas, resultados e avaliações.

5. Aposte em experiências digitais

Comprar pela internet oferece uma variedade infinita de produtos e preços competitivos. Além disso, muitas pessoas passa boa parte do dia com o computador ligado ou o celular na mão. Por isso, quem atua no varejo sabe que proporcionar boas experiências de compra no digital é essencial.

Utilize as redes sociais para aumentar seu engajamento e despertar o interesse nos seus produtos. Vídeos criativos e dicas de uso são alguns exemplos que atraem clientes e criam sentimento de identificação com sua marca.

Outra dica é facilitar o atendimento com ferramentas que promovam a interação, como aplicativos e chatbots.

6. Ofereça soluções inovadoras e use a tecnologia

Não adianta vender bem e ter ótimo relacionamento com o cliente sem um bom sistema de gestão. Você precisa ter controle sobre seu negócio e a boa notícia é que existem softwares específicos para isso, que garantem gerenciamento eficiente das vendas e ainda se integram ao ponto de venda (PDV).

Como vimos, investir em estratégias de vendas no varejo de maneira contínua e bem planejada contribui para melhorar a imagem da marca e potencializar resultados. Uma empresa especializada, como a IZIO, oferece as melhores soluções para serem aplicadas de maneira inteligente e bem direcionada no PDV.

Gostou das dicas? Então, se aprofunde no assunto com nosso artigo: Queda nas vendas e faturamento: maneiras de lidar com o problema!

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