fbpx
segmentacao-de-clientes-dados-importantes

3 dados importantes para a segmentação de clientes

Se você é um empresário, provavelmente sabe a importância que a segmentação de clientes tem para seu negócio. Entender como identificar um grupo de clientes com demandas similares e interesse real na proposta da marca é fundamental para sobrevivência e perpetuação de um empreendimento.

Antes, os clientes precisavam se adaptar às empresas. Atualmente, os negócios é que precisam se moldar às necessidades dos consumidores. Com a concorrência crescente, o consumidor tem o poder de escolha e ganha aquele que consegue fazê-lo se sentir mais valorizado, já que o comprador anseia por tratamento humanizado.

A prática da segmentação serve para você selecionar consumidores que desejam se relacionar com sua marca e trabalhar uma comunicação específica com esse grupo. É precisar reforçar a necessidade de abrir mão de alguns clientes para a prosperidade de seu negócio.

Há muitas possibilidades de criação de segmentos, entretanto, apenas algumas que seus clientes se encaixam. Essa seleção deve ser feita com clareza. Se você não tem certeza de como efetuá-la para obter resultados consistentes, não se preocupe! Continue a leitura e confira 3 dados importantes sobre a segmentação de clientes.

1 — Dados demográficos

Ter os dados demográficos de seus clientes é o primeiro passo para conhecê-los e trabalhar com eles. Se você não souber onde eles moram, sua idade e sexo, fica difícil estreitar um relacionamento com os mesmos e encontrar novos potenciais clientes.

Você só pode encontrar potenciais consumidores se você realmente conhecer o perfil do seu consumidor. De forma contrária, como poderia saber aonde encontrá-lo e como abordá-lo? Formas diferentes de tratamento precisam ser dadas para pessoas diferentes, de sexos distintos, de diversas idades e regiões. Você não pode usar utilizar o mesmo tipo de comunicação com sua filha e avô, por exemplo. 

2 — Comportamento on-line

A internet trouxe inúmeros benefícios para humanidade e, dentre eles, a possibilidade de elaborar contato mais acertado com seu consumidor pela análise do comportamento on-line. Agora você pode verificar quais clientes tem mais contato com seu negócio virtualmente e criar abordagens específicas para cada grupo que toma determinada ação.

Por exemplo, se você verifica as pessoas que chegaram à página de vendas de determinado produto em seu site e não concluíram a compra, é possível mandar um e-mail lembrando-as de finalizarem a compra ou oferecer desconto especial. Além da possibilidade de segmentar as próximas ofertas conforme os interesses de um consumidor, oferecendo-lhe algo que é relevante às suas necessidades.

Redes sociais

Atualmente, 90,8% dos internautas brasileiros estão nas redes sociais e gastam 60% a mais do seu tempo que usuários de outros países. Você entende o ambiente valioso que é a rede social para um negócio e a gama de possibilidades que ele oferece?

Pelas redes sociais, você pode:

  • quais atividades praticam;
  • saber o que eles estão buscando;
  • conhecer os gostos de seus clientes;
  • variedades extensas de informações a respeito do consumidor.

Elas são também um excelente canal para aumentar o engajamento do público com sua marca.

Descubra as redes que seus consumidores mais acessam e esteja nelas também, fazendo pesquisas e ações específicas para impactar seu público. Nas redes sociais você tem a vantagem de segmentar suas campanhas conforme os interesses e dados de seu público. Invista tempo em aprender estratégias de mídias sociais e aproveite bem os benefícios que elas conferem.

Uma ideia interessante é observar os consumidores  mais atuantes nas redes sociais e fazer uma campanha específica, oferecendo alguma vantagem especial para quem postar fotos com esse benefício. Por exemplo, para gerar repercussão entre seus amigos, uma estratégia simples pode repercutir de forma positiva e render novos clientes para sua empresa. 

3 — Comportamento de compra

O cliente que não consome seus produtos a mais de um mês é, certamente, um tipo de comprador diferente daquele que está todas as semanas na sua loja. Consumidores com comportamentos diferentes pedem ações distintas.

Analise a frequência do contato que um indivíduo tem com seu estabelecimento e monte ações diferenciadas para impactá-lo. Pessoas que têm o hábito de comprar na sua loja podem repetir a ação com facilidade, ao passo que, pessoas que estão mais distantes, precisam ser abordadas com um convite para conhecer/desfrutar de uma novidade ou promoção especial.

Clientes de Maior Valor (CMV)

Os clientes de maior valor mantém a frequência de compras e o ticket médio altos, o que gera alta margem de lucro para a empresa, por isso, esse consumidor precisa de tratamento diferenciado. Provavelmente, eles já estão em seu limite de gastos com sua loja, mas é essencial a manutenção de um relacionamento especial com eles para manter a fidelização.

Clientes de Maior Potencial (CMP)

No caso dos clientes de maior potencial, eles compram seus produtos vez ou outra ou não compram, mas consomem com frequência no seu concorrente. Devem ser investidas ações especiais para conquistá-los. É comum eles terem perfil semelhante aos CMV.

Clientes de Valor Estratégico (CVE)

São clientes ou empresas que mantém relacionamento com sua empresa a longo tempo e podem lhe agregar valor por serem estratégicos: poderem ser utilizados como referência para novos clientes e mercados.

Below Zero (BZ)

Os clientes below zero, não geram bons retornos e nem perspectivas de melhorias (compram pouco, querem grandes descontos e tem problemas no histórico de pagamento). Não necessariamente precisam ser eliminados, mas não merecem seus esforços de tratamento especial.

É importante estudá-los para evitar vender com condições especiais para quem tem o mesmo perfil.

Conheça seu público e seja específico

Quanto mais específico você for, melhor. Conheça o seu cliente: quais seus hábitos de consumo, motivações que o levam a comprar, os medos e anseios que o seu produto ou serviço ajuda-o a resolver, se ele é o consumidor final ou intermediário… Assim, você pode oferecer a solução certa para a pessoa certa.

Os segmentos criados não podem ser pequenos a ponto de não valer a pena o investimento e nem grandes a ponto de se perder suas particularidades principais e impedir uma comunicação focada.

Com pesquisas de satisfação, acolhimento de reclamações e sugestões você pode compreender muitos pontos a serem melhorados em sua abordagem e modificá-los para aprimorar cada vez mais a relação com seu comprador.

Se você está decidido a melhorar o faturamento e quer levar sua lucratividade para outro nível, conheça a IZIO: um software que faz os clientes retornarem a seu estabelecimento.

IZIO

View posts by IZIO
A IZIO é uma empresa especialista em tornar o #varejointeligente, usando #cashback e #crm para administrar o #loyalty. Conectamos as marcas, o varejo, a indústria com o #shopper

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close Bitnami banner
Bitnami