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Encarte digital: mãos usando aparelho móvel

Encarte digital: saiba como usar em seu supermercado

O encarte digital tem sido muito adotado pelo varejo inteligente, inclusive pelos supermercados e por comércios de hortaliças. Com o acesso em massa à internet e as ferramentas tecnológicas à disposição, o encarte virtual se tornou uma excelente opção para se comunicar com o cliente.

Outra vantagem do encarte não impresso é a economia que proporciona aos empreendimentos. A empresa elimina os altos custos de impressão e distribuição, além de adotar uma prática mais sustentável, a qual exige menos recursos naturais e gera menos lixo.

Dessa forma, a possibilidade de mensuração, o armazenamento de dados, o encaminhamento da oferta a amigos e a possibilidade de interagir com o cliente são outras vantagens.

Neste artigo vamos explicar como usar em seu supermercado o recurso do encarte digital. Confira!

Desenvolva um plano de comunicação e marketing

Usar o encarte digital na comunicação com seus clientes oferece diversas vantagens. Porém, para que a estratégia traga resultados concretos, o supermercado deve elaborar um projeto consistente de comunicação e marketing.

O plano deve relatar as metas, os custos, os recursos humanos e técnicos que serão utilizados.

Mantenha atualizado o cadastro dos seus clientes para enviar o encarte virtual

Não é do dia para a noite que o seu negócio vai adotar o encarte digital como o principal meio de comunicação com os seus clientes, isso será realizado de maneira gradual.

Primeiramente os gestores devem ter em mãos um cadastro atualizado com os contatos dos compradores. Essa ficha precisa ter e-mail, endereço e número de telefone. Tudo isso ajuda a conhecer melhor o cliente.

O mecanismo de atualização do cadastro dentro da empresa também deve estar estabelecido. Os dados dos clientes do delivery, por exemplo, devem ser atualizados por meio dos funcionários.

Assim, o uso de boas ferramentas é fundamental. Uma boa alternativa para atualizar os dados dos clientes, é disponibilizar uma seção no site para essa função.

Utilize os canais digitais corretos para enviar os encartes

Existem vários canais digitais que podem ser usados para o envio do encarte virtual do varejo inteligente. Podem ser usados os aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, SMS, o e-mail marketing e as redes sociais.

É muito importante conhecer o perfil dos seus clientes para identificar os canais que eles mais usam. Se você utilizar um que os clientes acessam pouco, mesmo que tenha um belo encarte digital e excelentes ofertas, você irá se frustrar com o resultado.

Invista justamente nos canais mais usados pela sua clientela para enviar suas ofertas.

Não seja invasivo no envio do encarte

Muitos varejistas acabam extrapolando o uso das mídias sociais para divulgar seus produtos e serviços. Na fidelização de clientes, não ser virtualmente invasivo é fundamental para não gerar desinteresse pela marca.

Procure estabelecer intervalos no envio das ofertas e jamais repita o envio de mensagens com folhetos digitais. Nessa hora, também é essencial usar aplicativos que facilitem esse controle e impeçam duplicidades.

Criar cronogramas de promoções pode ajudar nessa estratégia para não parecer invasivo e variar o conteúdo. O supermercado pode dar ênfase a fatores, como higiene e limpeza, padaria, frutas, verduras e temas festivos para fazer ofertas específicas e limitadas.

Escolha o formato adequado do seu encarte

O formato do seu encarte digital e o canal o qual será divulgado devem ser definidos juntos.

Os encartes de apenas 1 página são ideais para os canais digitais por serem menos cansativos. Já um grande, com mais de 2 páginas, não deve ser enviado por um aplicativo de mensagem.

No caso dos encartes grandes, é melhor que sejam impressos. Você pode inclusive usar as duas formas de divulgação de produtos, tanto a impressa, quanto a virtual para suas campanhas de marketing direcionadas.

A mudança da comunicação física para a virtual se tornou uma realidade e, ao mesmo tempo, um desafio para o varejo. Muitos supermercados estão realizando essa transição de impresso para o digital.

Essa tendência gera muitas possibilidades para o marketing de relacionamento. Por isso, trata-se de um movimento do varejo que veio para ficar.

Agora que você já conhece as vantagens do encarte digital, que tal conhecer um pouco mais sobre as ferramentas para elaboração, envio e gestão de folheto virtual, administração integrada e, ainda, ter acesso a materiais completos para você atuar e garantir o sucesso no mercado varejista?

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