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Digitalização do varejo: pessoa digitando senha em maquininha de cartão

Digitalização do varejo: transforme seu ponto de venda com a tecnologia!

Você já pensou em investir na digitalização no varejo? A estratégia ganha mais destaque entre as empresas, tanto pelo crescimento do uso da tecnologia quanto pela própria necessidade de se adequar às tendências. Afinal, é preciso ter diferenciais para conseguir conquistar e fidelizar os clientes.

No entanto, muitos negócios ainda se prendem aos modelos tradicionais por não compreender os benefícios da tecnologia ou, até mesmo, como digitalizar a empresa. Nesse cenário, o conhecimento se torna fundamental para acompanhar o mercado e se manter relevante.

Exatamente por isso, neste conteúdo você aprenderá como otimizar o varejo e implementar a digitalização em ponto de venda. Confira!

Como otimizar e implementar a digitalização no varejo?

Existem várias dicas que podem ser usadas para otimizar o varejo, mas separamos algumas que podem fazer a diferença em seu negócio. Conheça!

Uso de chatbots

Tem canais online para atendimento? Você pode utilizar os chatbots para garantir mais agilidade na resposta e conseguir oferecer suporte em situações mais simples. Assim, os atendentes só serão contatados para resolver situações específicas e mais complexas. Isso permitirá um melhor direcionamento de esforços para melhorar o serviço ofertado. 

O motivo é simples: como eles agilizam o tempo de resposta ao reduzir a sobrecarga da equipe e apresentar soluções rápidas, de maneira automática, os clientes podem ver as suas demandas solucionadas com maior facilidade, garantindo uma experiência mais agradável. 

Estratégias omnichannel

A estratégia omnichannel trata de ter diferentes canais de atendimento que mantenham informações centralizadas e históricos de atendimento. Principalmente quando a empresa passa a trabalhar em modelos digitais, os desencontros entre os dados e registros pode ser um grande problema. 

Afinal, um cliente pode precisar complementar um atendimento recebido utilizando outro canal e, nesse caso, sem a centralização de informações podem surgir divergências e outros problemas que prejudicam a experiência do consumidor. 

Inclusive, quando se trata de varejo, a estratégia pode ser usada para auxiliar nas vendas. Por exemplo, permitindo compras online com retirada na loja ou recebimento de encartes e promoções para decidir sobre o que comprar antes de se dirigir ao PDV. 

Modernização do PDV

Ainda, há a própria modernização do PDV, com uso de sistemas que ajudem em todas as funções. Controles manuais e atendimento estritamente físico e presencial são questões que devem ser atualizadas: os meios digitais e o autoatendimento ganham mais espaço, impulsionados também pelos reflexos da pandemia de Covid-19.

Nesse caso, vale fazer um diagnóstico completo da empresa para entender quais setores e práticas podem ser modernizadas, estudando também as soluções do mercado para encontrar aquelas que fazem sentido para o negócio. 

Quais funções digitalizar no ponto de venda?

Ainda tem dúvidas sobre como implementar a estratégia? A seguir, listamos algumas sugestões de funções que podem contar com a digitalização no ponto de venda. Acompanhe!

Sistema de integração e organização

Se a sua empresa ainda não tem um sistema de gestão integrado para atuar no caixa, estoque e outras funções do negócio, é hora de se atualizar. Isso ajuda a otimizar a rotina do varejo, além de aumentar a produtividade da equipe e reduzir os erros que podem ser gerados em movimentações manuais. 

O controle de estoque, por exemplo, se torna bem mais ágil, garantindo a compra das mercadorias necessárias, enquanto também evita excessos. 

As ferramentas de PDV agilizam as funções de caixa, além de permitir a coleta de dados que podem ser usados na definição de novas estratégias. Por exemplo, é possível manter cadastros de clientes para entender comportamentos de compra e criar campanhas de marketing.

Painéis para comunicação

Você conhece o conceito de digital signage? Também conhecido como sinalização digital, ele conta com o uso de painéis eletrônicos para comunicação, visando melhorar a experiência do cliente. Eles podem ser usados com diversas finalidades, como transmissão de ofertas, comunicados importantes, campanhas específicas e outras práticas que façam sentido para o negócio.

É como se fossem vitrines, cardápios ou cartazes que funcionam por meio de telas, totalmente personalizáveis e com a possibilidade de contar com ferramentas diferenciadas, como animação. Além disso, a atualização pode ser feita em tempo real, otimizando a gestão — ao encerrar uma oferta ou lançar uma promoção, é bem mais fácil alterar os dados. 

Caixas sem atendentes

O autoatendimento é outra dica de digitalização que está ganhando espaço no varejo. Nesse caso, a tecnologia é usada para que os clientes consigam esclarecer dúvidas sobre preços e, até mesmo, passem as próprias compras, efetuando o pagamento. 

Em conjunto com o atendimento tradicional, isso consegue aumentar o volume de fechamento nos caixas, reduzindo filas e agilizando os processos.

Como você viu, a digitalização no varejo pode envolver diferentes setores e práticas. Portanto, avalie as soluções da tecnologia para entender quais são mais adequadas ao seu negócio. Assim, é possível otimizar os resultados da empresa e melhorar a experiência ofertada aos clientes. 

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