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Entenda o conceito de Data Analytics, veja qual é sua importância e descubra como funciona e os benefícios desta solução para os negócios!

Data Analytics: conheça a solução que auxilia o varejo na ciência de consumo

O crescimento do uso de tecnologia nas empresas trouxe o conceito de varejo inteligente. Mais que apenas automatizar algumas ações e aumentar a produtividade, é possível transformar a maneira como as decisões são tomadas. É exatamente nesse contexto em que surge a ideia de Data Analytics.

Com tradução literal para “análise de dados”, essa é uma metodologia que envolve a captação, a estruturação e o estudo de grandes conjuntos de dados. No varejo, especificamente, há como entender melhor o consumidor, compreender suas preferências e definir como agir a partir daí.

Quer saber como mergulhar na ciência de consumo? Conheça tudo sobre Data Analytics e veja qual é a ferramenta que pode ajudá-lo!

Como essa abordagem funciona?

A proposta de Data Analytics se baseia em captar dados de diversas fontes ou operações. Com o grande volume de informações, é possível modelar esses dados e gerar conhecimento específico e com validade estatística.

Para entender melhor, imagine um supermercado que realiza centenas de vendas por mês. São dezenas de milhares de dados gerados, mas que não são aproveitados. Com a ferramenta certa, é possível coletar e analisar essas informações em busca de tendências e padrões.

A partir do novo conhecimento gerado, há um entendimento maior do negócio e do público. Portanto, também surgem oportunidades para inovar, implementar melhorias e criar um planejamento estratégico mais efetivo. 

Qual a relação do conceito com o Big Data e o Business Intelligence?

Percebendo o papel do Data Analytics, é possível relacioná-lo a outros conceitos importantes da transformação digital e tendências sobre o uso de dados: o Big Data e o Business Intelligence. Eles apresentam pontos de semelhança e divergência, e podem se complementar.

Entenda mais sobre essa relação!

Conceito de Big Data

O Big Data se refere a um grande volume de dados que são coletados e processados a partir de diferentes fontes. Assim, eles podem ser tratados de modo a viabilizar a sua aplicação em diversas tarefas da empresa.

Na prática, ele consiste, também, no conjunto de ferramentas e tecnologias que viabilizam o processamento e o uso desse grande volume de informações. Diante disso, o Big Data no varejo pode trabalhar com dados sobre produtos, clientes, volume de vendas e outras questões relevantes para o planejamento estratégico do estabelecimento.

Nesse caso, sua aplicação pode ser voltada para diversas tarefas, por exemplo: 

  • a otimização de experiência dos clientes, avaliando seus hábitos de compra;
  • na análise de tendências de compras, visando otimizar a composição de estoques.

Conceito de Business Intelligence

Já o Business Intelligence, ou BI, pode ser traduzido como inteligência empresarial. Nesse caso, ele visa coletar dados e transformá-los em informações úteis para o negócio. Geralmente, ele faz a transformação dos registros em gráficos e outros meios que facilitem a visualização dos dados.

É como se o BI traduzisse todas as informações, de modo que seja fácil compreender a sua origem e relação com o funcionamento da empresa. Isso consegue auxiliar a gestão, permitindo a extração de insights relevantes para o desenvolvimento ou o crescimento do negócio. Ele pode ser utilizado de diversas formas, como: 

  • no monitoramento do desempenho dos funcionários;
  • na compreensão sobre perfil e comportamento dos clientes;
  • no momento de identificar tendências e oportunidades de vendas, bem como ameaças externas.

Como os conceitos se relacionam

Conhecendo o Big Data e o BI, é possível perceber que um auxilia e complementa o outro. No caso, o Big Data coleta diversos dados e ajuda nas previsões relacionadas ao negócio, enquanto o BI ajuda a tratar os registros e transformá-los nas informações utilizadas pela empresa. 

Em relação ao Data Analytics, essa é a ferramenta essencial para viabilizar o BI no que tange à aplicação de tecnologias. Ainda, utiliza o Big Data para garantir acesso a um volume de dados que permite a implementação das estratégias desejadas. Diante disso, ele traz diversos benefícios para a gestão do varejo. 

Quais são os benefícios do uso de Data Analytics?

Entendendo o conceito de Data Analytics e como ele se relaciona com outras tendências, é possível identificar de que forma adotar a tecnologia dessa forma pode ser vantajoso para o varejo.

Na prática, há mais inteligência comercial e isso gera muitos benefícios secundários. Para saber mais, veja quais são os principais pontos positivos com a adoção dessa estratégia!

Compreensão da jornada de compra

Com o registro de informações referentes ao comportamento do consumidor, é possível conhecer todo o caminho que o shopper percorre até tomar a decisão. Com o mapeamento da jornada de compra, há um entendimento completo sobre todos os estágios, as possíveis objeções e o que leva à aquisição.

Como explorar o público é essencial para oferecer experiências melhores e mais consistentes, essa compreensão ajuda a consolidar a ideia de varejo inteligente. Assim, é possível adotar medidas que otimizem o estabelecimento para atender as necessidades dos clientes. 

Direcionamento de marketing

Ter essas informações sobre os consumidores, é indispensável para saber como atingir o público corretamente e de maneira efetiva. Isso se estende, também, à comunicação e ao relacionamento com o cliente. Portanto, a estratégia viabiliza o melhor direcionamento de marketing.

A partir dos dados, é possível segmentar clientes em grupos de interesse, por exemplo. Inclusive, a medida torna mais fácil definir quais são as ações e as campanhas com maiores chances de dar certo para cada público e objetivo.

Melhoria da tomada de decisão

Principalmente, o uso de Data Analytics visa a garantir uma visão geral e baseada em dados. Não se trata de mero achismo sobre o comportamento do consumidor e, sim, de um modelo estudado e consolidado.

Por isso, a tomada de decisão fica mais eficiente, já que há maior conhecimento sobre a real situação. Isso oferece muito mais segurança e leva ao máximo aproveitamento de recursos da empresa.

Redução de custos

Usar Data Analytics também é uma excelente solução para diminuir os custos — com marketing, com aquisição de clientes, com fidelização e assim por diante. Afinal, a análise das informações evita agir com base em tentativa e erro, o que consome muitos recursos.

Também é uma forma de diferenciar a atuação do varejo, o que reduz os esforços para obter um diferencial competitivo. Com mais recursos disponíveis, há mais melhorias — o que cria uma corrente positiva.

Aumento do ROI

O Retorno sobre Investimento (ROI) é um dos indicadores mais importantes, ainda mais em termos de marketing. Com uma abordagem de inteligência de dados, como visto, há uma redução dos gastos. Também há um aumento na eficiência, o que significa obter maior volume de conversão e lucratividade.

Tudo isso atua nos dois principais fatores de ROI. Dessa forma, é possível ampliar o retorno das campanhas, garantindo máxima efetividade para as estratégias do varejo.

Por que a IZIO é a parceira ideal?

Firmar uma boa parceria é essencial para aproveitar todas as vantagens de Data Analytics. Para potencializar a sua presença no varejo, a melhor alternativa é escolher a IZIO.

A empresa conta com o IZ Loyalty, um CRM pioneiro que capta dados diretamente no ponto de vendas. Com isso, é possível acompanhar toda a jornada de compra do shopper, além de traçar um perfil sobre as preferências e o padrão de comportamento.

Mais que um CRM, o IZ Loyalty é uma ferramenta de Data Analytics graças à parceria com a tecnologia da marca FICO. O sistema utiliza recursos de aprendizado de máquina (ou machine learning) e é capaz de segmentar clientes de acordo com o comportamento de compra. Inclusive, há como conhecer quem são os clientes fiéis e os menos propensos a retornar — tudo com ajuda da ciência do consumo.

O uso de Data Analytics tem tudo a ver com o cenário atual do varejo inteligente. Com o uso dos recursos certos, é possível saber quem é o público e tomar decisões efetivas.

Aproveite a oportunidade para explorar todos os benefícios de uma ferramenta completa: conheça o que o IZ Loyalty tem a oferecer!

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