fbpx
CRM para supermercados: ilustração com ícones ligados por teia representando a tecnologia omnichannel

CRM para supermercados x CRM de vendas: qual a diferença?

CRM é uma ferramenta para gerenciar o relacionamento com o cliente. Mas, nem todos os sistemas de CRM são iguais. Eles apresentam diferenças, sendo importante analisá-las para escolher a melhor opção.

Neste artigo, vamos falar sobre o CRM para supermercados e o CRM de vendas, suas características e diferenças. Veja qual deles é mais vantajoso para o seu negócio!

CRM para supermercados

A adoção de CRM no varejo permite um conhecimento mais profundo sobre o público consumidor, tornando mais fácil desenvolver medidas para reter e fidelizar clientes.

Para os varejistas, incluindo os supermercados, não basta utilizar um Big Data com dados sobre os consumidores.

É preciso gerenciar a relação com os clientes, com inovações que sejam capazes de melhorar a experiência de consumo, ao mesmo tempo, em que ajudam a otimizar a eficiência operacional da empresa.

Lojas grandes, como os supermercados, dispõem de um número elevado de clientes que apresentam consumos de perfis diversos.

O CRM é um sistema fundamental para manter em ordem os dados dos consumidores, o que facilita a utilização estratégica deles.

Dessa forma, é possível criar padrões para medir a qualidade dos canais de atendimento e também promover a fidelização, ou seja, criar um vínculo efetivo com o público consumidor.

CRM de vendas

O CRM de vendas é muito conhecido, sua finalidade é promover um aumento nas vendas em um período mais curto de tempo.

Em resumo, o CRM direciona a atenção para as vendas em si, automatizando atividades para que o time possa focar mais atentamente nas etapas necessárias para a conversão de vendas.

As diferenças entre os dois CRMs

Apesar de ambos os sistemas serem destinados a melhorar a gestão do relacionamento com o cliente, algumas características são diferentes.

Ambos têm similaridades, como o cadastro de clientes e a coleta de dados, mas a finalidade e a forma de funcionamento são específicas de cada um.

Funil de vendas

Começando pelo CRM de vendas, ele se concentra em etapas importantes que constituem o funil de vendas.

Funil de vendas é um termo associado ao processo de fechamento de uma transação, começando na captação até a conversão.

O melhor modo de otimizar o funil de vendas é o controle e o registro das informações importantes sobre os clientes.

O CRM, para a equipe, é uma solução que contribui para gerenciar melhor o pipeline e melhorar o processo para captar oportunidades.

Ele também otimiza a negociação e o fechamento das vendas com rapidez, organização e eficiência.

Salesforce

Um termo muito aplicado quando se trata de CRM de vendas, que não se usa em CRM para supermercados, é salesforce.

Salesforce, força de vendas,  era somente um programa que reunia empresas e clientes em um software de CRM.

Hoje, é uma plataforma na nuvem que proporciona uma ampla variedade de serviços e funções que vão além da gestão de relacionamentos convencional.

A ferramenta permite o desenvolvimento de aplicativos personalizados e customizados de acordo com as necessidades da empresa.

Tudo é feito com uma visão 360º que melhora a tomada de decisões.

As etapas de um CRM para supermercados

Um bom CRM para supermercados realiza as seguintes etapas:

Os resultados são positivos, porque o sistema comunica automaticamente, a melhor oferta para o cliente certo.

Isso significa, por exemplo, que não é enviada uma oferta de bebidas alcoólicas para crianças, por exemplo, que não são consumidoras desse tipo de bebida.

O sistema também não envia ofertas de produtos infantis para pessoas que não têm filhos ou itens masculinos para clientes femininos e assim por diante. Evitando esses erros que ainda ocorrem em supermercados.

A comunicação direcionada é realizada de forma totalmente digital, o que ajuda a economizar custos com papel, impressão e pessoal.

A automação também permite que as informações alcancem imediatamente uma quantidade maior de pessoas interessadas, promovendo mais oportunidades de interação.

Os clientes com cadastro podem receber ofertas de diferentes maneiras:

Pelo WhatsApp, o CRM para supermercados pode enviar arquivos em PDF, textos, vídeos e imagens com muita facilidade.

Uma boa opção de CRM para supermercados e o varejo em geral, que se diferencia de um CRM de vendas, é o produto desenvolvido pela IZIO, o IZ Loyalty.

O IZ Loyalty oferece todas as boas características de um CRM para varejistas. Ele ainda permite a possibilidade de uma precificação por CPF, o que representa vantagem para a empresa do varejo.

O que achou da solução da IZIO? Gostou? Entre em contato agora mesmo e teste o IZ Loyalty!

IZIO

View posts by IZIO
A IZIO é uma empresa especialista em tornar o #varejointeligente, usando #cashback e #crm para administrar o #loyalty. Conectamos as marcas, o varejo, a indústria com o #shopper
Scroll to top
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close Bitnami banner
Bitnami