Automação comercial: funcionária em pé em frente ao caixa

Automação comercial: 6 vantagens de adotar no varejo

Você já ouviu falar de automação comercial? Esse é um recurso que envolve a utilização de softwares e hardwares para tornar automáticas determinadas atividades de um estabelecimento varejista.

Diante da grande quantidade de produtos em supermercados e da movimentação intensa de clientes, é muito importante contar com esse tipo de ferramenta.

Somente assim é possível manter a qualidade das operações e garantir a satisfação do consumidor, conseguindo ter uma visão mais direcionada a respeito do negócio, para implementar incentivos de gerenciamento e identificar a necessidade de mudanças em processos internos.

Mas, e na prática, quais são as vantagens deste tipo de investimento? Continue a leitura para descobrir!

1. Otimização de processos internos

Um software de automação comercial no varejo permite que você elimine uma série de processos que já não se encaixam mais na rotina de sua loja.

Ele também permite que você tenha relatórios e comparativos de informações que tornem suas tomadas de decisão mais estratégicas e inteligentes.

Há também a oportunidade de descobrir quais são os setores mais representativos para o funcionamento do estabelecimento. E, a partir disso, traçar planejamentos que identifiquem e corrijam problemas de desempenho.

Com mais eficiência nos processos, é possível reduzir custos e aplicar as finanças em outras tarefas mais assertivas. Assim, o negócio cresce mais rápido e traz mais rentabilidade.

2. Maior controle sobre as vendas com automação comercial

Precisa fazer uma gestão de fluxo de caixa? Quer ajuda para administrar seu controle de estoque?

Todas as questões relacionadas às vendas podem ser solucionadas com uma plataforma de automação comercial. Você saberá exatamente o que vende mais, quando vende mais, se há desperdício de dinheiro, qual é a margem de lucro e quando você pode investir.

3. Melhoria e agilidade no atendimento

A automação comercial para supermercados é essencial para melhorar e agilizar o atendimento. Lembre-se de que clientes sempre questionam sobre vários detalhes acerca de produtos, como peso e valor.

Se essas informações estiverem erradas ele, sem dúvida alguma, ficará insatisfeito. É fundamental que ele chegue até o caixa sem enfrentar constrangimentos, faça um pagamento rápido e tenha um comprovante detalhado de sua compra em mãos.

Você ainda pode complementar essa questão ao oferecer mais serviços úteis. Como, por exemplo, a recarga de celular.

Mas não se esqueça: seu cliente pode demorar dentro da loja, mas jamais deve perder tempo em filas. Tenha a certeza de que você tem estrutura suficiente e que seu software de automação cobre todas as suas necessidades.

4. Obtenção de informações apuradas e acessíveis

Com a automação comercial no varejo, você consegue centralizar todas as suas informações financeiras em um só lugar. O que facilita o acesso de dados importantes, evita o uso de planilhas e demais registros obsoletos e garante a segurança de todo o conteúdo.

Uma boa ferramenta ainda permite a troca de arquivos e atualizações entre gestão e equipe e abrange todo um histórico por período. Assim, fica mais fácil visualizar quem inseriu um dado, quem fez uma modificação mais tarde e assim por diante.

5. Gestão de relacionamento com o cliente

Este é um dos atributos mais importantes de um sistema de automação comercial para supermercados. Por meio de suas funções, é possível levantar o perfil dos consumidores e desenvolver estratégias mais específicas para conquistá-los.

Além disso, você consegue programar o envio de mensagens automáticas com promoções e ofertas e ainda segmentar os consumidores que mais contribuem para o faturamento da empresa. Dessa maneira, pode pensar em ações de recompensa e fidelização.

Um cliente que se sente valorizado, é um cliente que volta sempre. Portanto, é fundamental utilizar essa tecnologia a favor dessa questão.

6. Apoio à jornada de compra do consumidor

É essencial que você presencie toda a jornada de compra de seu consumidor. Do momento em que ele descobre o seu supermercado, até quando sai dele, com as sacolas cheias de compras.

Essa questão é muito importante não apenas para que você saiba como se aproximar de seu público. Mas para entender o que pode fazer para que as atividades dele dentro de sua loja também sejam otimizadas e acessíveis.

Viu só como a automação comercial no varejo é importante? Agora que você já conhece bem cada um desses benefícios, é hora de contar com o sistema certo para seu negócio: o IZ Loyalty, que permite que você vivencie, na prática, toda essa lista.

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IZIO

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