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Trade Marketing e Merchandising: empresários em reunião com relatórios em papel e um tablet

Trade Marketing e Merchandising: entenda as diferenças

Quando se fala em estratégias para a divulgação do negócio, é comum se deparar com conceitos como trade marketing e merchandising. No entanto, isso também pode gerar confusões sobre o significado e o papel de cada estratégia.

Nesse cenário, podem surgir dificuldades para desenvolver e implementar as práticas no varejo, prejudicando os resultados obtidos. Logo, compreender os conceitos e a sua aplicabilidade se torna essencial para o sucesso do negócio.

Quer aprender mais sobre o tema? Neste conteúdo, você descobrirá as diferenças entre trade marketing e merchandising. Confira!

O que é trade marketing?

O trade marketing consiste em um modelo de gestão que envolve o contato entre fornecedores e distribuidores, utilizando os canais de venda para buscar benefícios para ambos. Nesse caso, ele procura dar visibilidade às marcas dentro do PDV.

Na prática, ele visa atender as necessidades da empresa que revenderá produtos, por meio da maior atratividade dos itens, e dos consumidores finais, que devem adquiri-los. Ademais, ele é viabilizado por meio dos canais de distribuição

O que é merchandising?

O merchandising, por outro lado, trata do conjunto de técnicas utilizadas para dar destaque a determinado produto, com informações visuais e outras práticas que aumentem a sua venda. O objetivo é torná-los mais atraentes para os consumidores, incentivando a compra.

Ele tem uma ligação maior com a parte criativa, devendo apresentar originalidade nas criações. Afinal, para ter destaque, as ações promocionais devem ser diferenciadas e realmente atrativas para o público-alvo.

Quais as diferenças entre trade marketing e merchandising?

Mesmo conhecendo cada conceito, é comum que ainda surjam dúvidas sobre o que, de fato, diferencia os dois termos e a sua aplicabilidade no varejo. Primeiro, é importante entender que eles se complementam, então devem ser utilizados em conjunto para potencializar os resultados das estratégias. 

Basicamente, o trade marketing foca em uma etapa de relações comerciais para firmar parcerias e definir estratégias que serão utilizadas na divulgação de determinados produtos no PDV.

Já o merchandising define como o item será disposto no ambiente, os materiais que serão utilizados e outros detalhes que viabilizem essa divulgação. Portanto, ele é uma ferramenta do trade marketing.

Benefícios das estratégias

Também é importante pontuar de que maneira cada estratégia pode beneficiar o seu negócio. O trade marketing tem como principais vantagens:

  • criação e o desenvolvimento de relações comerciais mais próximas;
  • melhoria na percepção sobre a marca do fabricante;
  • entrega de boas experiências de consumo;
  • aumento das vendas no varejo, vantajoso tanto para o fornecedor quanto para o distribuidor.

Já o merchandising, ao viabilizar a aplicação da estratégia de trade marketing, consegue entregar benefícios como:

  • maior circulação de mercadorias;
  • redução do tempo de decisão do consumidor;
  • possibilidade de fidelizar clientes; 
  • aumento das vendas — esse é um benefício em comum das estratégias.

Contudo, como visto, elas não devem trabalhar separadamente, afinal, é por meio da união das estratégias que a empresa conseguirá alcançar melhores resultados na divulgação e na venda dos produtos.

Como colocar estratégias de merchandising e trade marketing em prática?

Depois de aprender o significado dos conceitos, é necessário saber como colocá-los em prática. Aqui, existem alguns passos que você pode seguir para a implementação, veja só:

  • tenha bons fornecedores e parceiros para trabalhar as estratégias;
  • alinhe as necessidades do fabricante aos seus objetivos;
  • conheça o público-alvo para criar estratégias adequadas;
  • tenha um planejamento estratégico;
  • invista na apresentação dos produtos;
  • ofereça uma boa experiência no PDV;
  • controle as ações realizadas.

Tudo isso deve ser feito integrando as etapas relacionadas ao merchandising e ao trade marketing.
Para facilitar, vale contar com um CRM que centralize dados sobre consumidores, ajudando a definir o perfil do público, criar estratégias alinhadas e acompanhar o desempenho de cada campanha.

Pronto! Conhecendo o conceito e as diferenças entre trade marketing e merchandising, vale a pena trabalhar as estratégias no varejo. Dessa forma, é possível aumentar as vendas e se destacar no mercado, garantindo um melhor desempenho para o seu negócio.

Gostou do conteúdo? Que tal aproveitar a oportunidade para aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema? Descubra como captar a atenção dos clientes com o trade marketing!

IZIO

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