Saiba mais sobre as diferenças entre marketing e vendas e entenda a relevância de ter as suas áreas trabalhando juntas em sua organização!

Marketing e vendas: a integração de sucesso para o seu negócio

Atualmente, fala-se tanto sobre marketing e vendas que muita gente acredita que se tratam de um mesmo conceito. Entretanto, eles são bem diferentes, embora possam — e até devam preferencialmente — ser usados em conjunto para potencializar os resultados de uma empresa.

Assim, se você está investindo no seu negócio, mas não está tendo um retorno satisfatório, o problema pode estar na integração entre os setores. Diante desse impasse, vale a pena ficar por dentro das dicas deste post: elas podem ajudar a alavancar de verdade seu empreendimento. Continue a leitura e descubra mais sobre marketing e vendas!

Entenda a diferença entre de marketing e vendas

Alinhar sua equipe de vendas com o pessoal do marketing pode ser bastante desafiador. Contudo, entender bem quais as diferenças entre essas apreciações pode ajudar muito na hora de realizar a integração entre os dois setores!

Basicamente podemos chamar de marketing o conjunto de estratégias empregados para divulgar seus produtos ou serviços e posicionar melhor a empresa (ou marca) no mercado. Em geral, esse setor é responsável por captar e trabalhar leads, mapear o perfil dos seus consumidores e criar campanhas específicas para eles.

Já o setor de vendas é aquele responsável por agir e efetivamente finalizar as operações. Eles devem usar as informações coletadas pela equipe de marketing e informar se as estratégias estão dando certo ou não.

Por essa razão, é importante que estejam sempre em contato gerando feedbacks e ajustando as estratégias. Quando isso não acontece, a falta de comunicação e alinhamento entre essas ações podem comprometer bastante os resultados.

Saiba quais os pontos de conflito entre os setores de marketing e vendas

Os conflitos entre os setores de marketing e vendas são mais comuns do que você pode imaginar! Na maioria das vezes, a equipe de vendedores se queixa de leads ruins, manipulação de números, falta de visão e de senso de prioridades.

Já os responsáveis pelo marketing fazem críticas por conta da perda de oportunidades, da aplicação incorreta das estratégias e de abordagens ruins, por exemplo. Tudo isso gera um ciclo de antipatia mútua que atrapalha a interação entre os colaboradores, aumentando ainda mais esse distanciamento e, consequentemente, as falhas dos colaboradores.

Descubra como aumentar a interação entre os seus times 

Apesar dos atritos, é essencial que marketing e vendas trabalhem juntos. Afinal, por melhor que sejam as ações da primeira equipe, a segunda precisa ser capaz de compreender e aplicá-las corretamente. Da mesma forma que ela precisa receber os feedbacks reais de pessoas que atuam diretamente com os clientes, ou seja, os vendedores.

Quando finalmente elas conseguem atuar em conjunto, sua empresa pode alcançar resultados inimagináveis! Portanto, veja a seguir algumas técnicas para aperfeiçoar a integração entre elas.

Defina objetivos em comum 

Uma ótima dica para melhorar a integração entre os setores de marketing e vendas é criar metas e objetivos em conjunto. É importante fazer isso de maneira bem pensada e estruturada, para que cada um saiba qual é seu papel.

Portanto, una as equipes e descubra quais ações seriam mais eficientes para os dois setores. Analise o que o time de marketing espera do pessoal de vendas e quais ações desse time poderiam ser mais eficientes para os vendedores. A partir dessa comunicação eficiente, vai ser bem mais fácil traçar objetivos a serem realizados pelas duas equipes.

Integre as ações das suas áreas

Outra ideia legal é unir as duas equipes na criação e posterior aplicação das campanhas. Assim, os vendedores podem ter a oportunidade de contribuir para a estruturação das ações e ao mesmo tempo se qualificarem corretamente para se dedicar a elas, já que compreenderão todo o conceito por trás de cada estratégia que terão pela frente.

Você vai prestar um atendimento muito mais rápido e eficiente, com isso, de forma a converter muito mais leads! Afinal, nada mais importuno do que ser informado sobre uma ação promocional e, ao chegar na empresa, os vendedores não conhecerem bem os termos, não é?

Abuse da tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada nos processos de integração. Algumas plataformas, como a IZ Loyalty, unem todos os dados em um mesmo ambiente, promovendo o tratamento e a leitura de maneira eficiente. Com isso, as equipes terão acesso, em um só lugar, a informações sobre quais os melhores produtos para cada cliente, entre tantos outros aspectos. Isso evita ruídos na comunicação e minimiza os pontos de atrito.

Agora que você já sabe a importância de integrar marketing e vendas, está na hora de começar a aproveitar essas estratégias no seu negócio. Você verá como seus resultados realmente vão melhorar de forma exponencial.

Não espere mais para aprimorar seu empreendimento. Entre no nosso site e conheça todas as soluções que a IZIO disponibiliza para você!

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