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Saiba mais sobre as diferenças entre marketing e vendas e entenda a relevância de ter as suas áreas trabalhando juntas em sua organização!

Marketing e vendas: a integração de sucesso para o seu negócio

Na atualidade, quando se fala sobre marketing e vendas, muita gente acredita que se tratam de um mesmo conceito. Entretanto, eles são bem diferentes, embora possam — e até devem preferencialmente — ser usados em conjunto para potencializar os resultados de uma empresa.

Assim, se você está investindo no seu negócio, mas não está tendo um retorno satisfatório, o problema pode ser a integração entre os setores. Diante disso, vale a pena ficar por dentro das dicas deste post: elas podem ajudar a alavancar de verdade seu empreendimento. Continue a leitura e descubra mais sobre a relação entre vendas e marketing!

Entenda a diferença entre de marketing e vendas

Alinhar sua equipe de vendas com o pessoal do marketing pode ser bastante desafiador. Contudo, entender bem quais as diferenças entre essas apreciações podem ajudar muito na hora de realizar a integração entre os dois setores!

Basicamente podemos chamar de marketing o conjunto de estratégias empregadas para divulgar seus produtos ou serviços e posicionar melhor a empresa (ou marca) no mercado. Em geral, esse setor é responsável por captar e trabalhar leads, mapear o perfil dos seus consumidores e criar campanhas específicas para eles.

Já o setor de vendas é aquele responsável por agir e efetivamente finalizar as operações. Eles devem usar as informações coletadas pela equipe de marketing e informar se as estratégias estão dando certo ou não.

Por essa razão, é importante que estejam sempre em contato gerando feedbacks e ajustando as estratégias. Quando isso não acontece, a falta de comunicação e alinhamento entre essas ações podem comprometer bastante os resultados.

Saiba quais os pontos de conflito entre os setores de marketing e vendas

Os conflitos entre os setores de marketing e vendas são mais comuns do que você pode imaginar! Na maioria das vezes, a equipe de vendedores se queixa de leads ruins, manipulação de números, falta de visão e de senso de prioridades.

Já os responsáveis pelo marketing fazem críticas por conta da perda de oportunidades, da aplicação incorreta das estratégias e de abordagens ruins, por exemplo. Tudo isso gera um ciclo de antipatia mútua que atrapalha a interação entre os colaboradores, aumentando esse distanciamento e, consequentemente, as falhas dos colaboradores.

Entenda a importância da união entre marketing e vendas

O alinhamento entre marketing e vendas é o desejo de todo gestor, pois ele pode trazer muita rentabilidade ao negócio. Todos sabem que o marketing é um auxiliar para o time de vendas. 

A internet permite que os consumidores fiquem ainda mais conectados e, nesse contexto, o suporte do departamento de marketing aumentou a importância entre os dois setores. Deve-se elaborar conteúdos para a nutrição de leads e oferecê-los prontos para o setor de vendas concluir a transação. 

Assim, o alinhamento das equipes de vendas e marketing. O engajamento adequado dessas áreas impulsionará ou não as vendas. Sem alinhamento, podem acontecer graves prejuízos. 

O Inbound Marketing é um facilitador do processo. Ele tornou-se uma ferramenta valiosa para as empresas, pois ele ajuda que os leads recebam pontuação devido à sua qualificação. 

Dessa forma, os vendedores só entrarão em contato com os consumidores que apresentam potencial de compra, sem despender muito tempo com prospects que não têm dinheiro ou não têm interesse. 

Isso ressalta a importância dos setores de marketing e vendas atuarem em conjunto. O perfil do cliente (persona), bem como, o programa de pontuação de leads deve ser planejado pelo setor de marketing com a finalidade de ajudar a equipe de vendas. É fundamental que exista uma boa harmonização entre as duas áreas. 

Confira as vantagens de integrar vendas e marketing

Vamos considerar as principais vantagens que o varejo usufrui quando entende a relação entre vendas e marketing:

Economia de recursos

Com a integração entre marketing e vendas, os processos podem ser melhorados e os vendedores conseguem economizar trabalho e tempo. 

Não adianta apostar alto em campanhas de marketing se o setor de vendas não está ciente de todas as estratégias. Sem os devidos treinamentos, os funcionários encontrarão dificuldades e a empresa terá gastos desnecessários.

Objetivos e metas em comum

Os vendedores podem ter metas separadas, mas todas concorrem para objetivos em comum e os profissionais precisam ter conhecimento detalhado sobre suas metas. 

O day-use é um dia de imersão em que todos os funcionários são reunidos em um lugar descontraído para maior contato com a cultura e a história da empresa, palestras, apresentação de resultados, premiações individuais, jogos.

Outras vantagens

Podemos ainda citar outras vantagens como: 

  • comunicação integrada: a integração entre marketing e venda ajuda na criação de um ambiente mais sustentável, com ideias e soluções novas;
  • relacionamento empresa x cliente: a harmonia e integração entre o setor de vendas e o de marketing contribuem para gerar mais leads e clientes para a empresa. 

Descubra como aumentar a interação entre os seus times

Apesar dos atritos, é essencial que marketing e vendas trabalhem juntos, pois, por melhor que sejam as ações da primeira equipe, a segunda precisa ser capaz de compreender e aplicá-las de forma correta. Da mesma forma que ela precisa receber os feedbacks reais de pessoas que atuam diretamente com os clientes, ou seja, os vendedores.

Quando finalmente elas conseguem atuar em conjunto, sua empresa pode alcançar resultados inimagináveis! Portanto, veja a seguir algumas técnicas para aperfeiçoar a integração entre elas.

Defina objetivos em comum

Uma ótima dica para melhorar a integração entre os setores de marketing e vendas é criar metas e objetivos em conjunto. É importante fazer isso de maneira bem pensada e estruturada, para que cada um saiba qual é seu papel.

Portanto, una as equipes e descubra quais ações seriam mais eficientes para os dois setores. Analise o que o time de marketing espera do pessoal de vendas e quais ações desse time poderiam ser mais eficazes para os vendedores. A partir dessa comunicação, será bem mais fácil traçar objetivos a serem realizados pelas duas equipes.

Integre as ações das suas áreas

Outra ideia legal é unir as duas equipes na criação e posterior aplicação das campanhas. Assim, os vendedores podem ter a oportunidade de contribuir para a estruturação das ações e simultaneamente, se qualificarem para se dedicar a elas, já que compreenderão todo o conceito por trás de cada estratégia que terão pela frente.

Você prestará um atendimento muito mais rápido e eficiente, com isso, de forma a converter muito mais leads! Afinal, nada mais importuno do que ser informado sobre uma ação promocional e, ao chegar na empresa, os vendedores não conhecerem bem os termos, não é?

Abuse da tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada nos processos de integração. Algumas plataformas, como a IZ Loyalty, unem todos os dados em um mesmo ambiente, promovendo o tratamento e a leitura de maneira eficiente. 

Com isso, as equipes terão acesso, em um só lugar, a informação sobre quais os melhores produtos para cada cliente, entre tantos outros aspectos. Isso evita ruídos na comunicação e minimiza os pontos de atrito.

Podemos citar alguns recursos da tecnologia IZIO, como: 

  • IZ Insights: permite compreender os diferentes perfis de consumidor que andam no varejo, possibilitando efetuar ações customizadas para cada perfil de cliente, de maneira a estimular o crescimento no consumo e na geração da rentabilidade, como a possibilidade de cálculo do ROI (relatórios se transformam em boas estratégias de negócios);
  • Omnisense: ferramenta que permite compreender quem ameaça os resultados do supermercado por meio de dados de compra de muitos consumidores em São Paulo, recebidos e processados diariamente por uma IA (Inteligência Artificial), o que assegura análises de tendências e comportamentos de consumo.

O software da IZIO pode ser usado pelo e-commerce e oferece diversas soluções para o varejista. São duas soluções personalizáveis e eficazes. O IZ Loyalty é um gestor de clientes (CRM) com possibilidade de análises automatizadas, enquanto o IZ Pay é um gestor de ofertas que permite pagamento por CPF. Todos são úteis para integrar vendas e marketing.

Agora que você já sabe a importância de integrar marketing e vendas, está na hora de começar a aproveitar essas estratégias no seu negócio. Você verá como seus resultados realmente vão melhorar de forma exponencial.

Não espere mais para aprimorar seu empreendimento. Entre no nosso site e conheça todas as soluções que a IZIO disponibiliza para você!

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