fbpx
layout de loja: mãe e filha escolhendo produto em prateleira de supermercado

Layout de loja: erros mais comuns e melhores práticas para montagem

Você já avaliou como o layout de loja pode afetar os resultados obtidos no varejo?

Você sabia que ele tem impactos na experiência do consumidor que pode incentivar as compras ou diminuir o interesse do shopper?

Por isso, é essencial planejar corretamente e fazer adequações em seu estabelecimento para evitar alguns erros comuns cometidos pelas empresas e seguir as melhores práticas.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo para conferir os principais erros no layout de loja e dicas para melhorá-lo. Vamos lá?

Quais são os erros mais comuns no layout de loja?

Ao planejar o layout do estabelecimento é preciso considerar diversos aspectos, não apenas o espaço disponível e o volume de produtos.

Existem alguns erros comuns que afetam a experiência do shopper e podem prejudicar o desempenho do seu negócio. Veja quais são!

Não pensar na acessibilidade do espaço

A acessibilidade no varejo trata da aplicação de boas práticas que consigam atender todos os consumidores.

As pessoas com deficiência e problemas que restrinjam a mobilidade podem encontrar barreiras durante as compras, se o layout não for bem planejado.

Existem algumas práticas essenciais, são elas:

  • ter rampas de acesso e piso tátil;
  • manter vagas de estacionamento reservadas;
  • contar com prateleiras de fácil acesso;
  • investir em uma boa comunicação como etiquetas, cartazes, equipamentos de leitura de código, entre outros.

Sobre isso, é importante saber que não são apenas os shoppers que têm alguma deficiência ou limitação que os afastam da loja. Os consumidores estão mais conscientes e valorizando empresas que adotem essas práticas.

Assim, a falta de acessibilidade pode afastar pessoas que percebem a falha da loja em ser mais inclusiva.

Esquecer de considerar a circulação do shopper

Imagine a seguinte situação: o shopper foi comprar determinados produtos e, ao chegar, não consegue acessar as prateleiras por falta de espaço. Sem dúvidas, a jornada de compra foi prejudicada!

Se o estabelecimento for mais movimentado, isso pode transformar as compras em um verdadeiro desafio, aumentando a má impressão do cliente.

Portanto, monte um layout que facilite a circulação, deixando espaços para que todos consigam circular livremente.

Não aplicar a identidade visual da empresa

A identidade visual da empresa não deve se limitar às práticas de marketing externo ou à fachada.

O ambiente interno também deve investir nessa identidade, considerando as cores utilizadas, os elementos das gôndolas e caixas, os uniformes de trabalho, entre outros.

Sem esse cuidado, o ambiente se torna indiferente e há maior dificuldade em fixar a imagem da loja, além de não demonstrar tanto profissionalismo.

Na prática, isso pode soar como falta de cuidado e planejamento ao desenvolver o espaço.

Além disso, estude como as cores podem influenciar os ambientes para escolher as opções mais adequadas.

Também vale utilizar tons variados para delimitar setores, facilitando a identificação dos produtos presentes em cada local.

Quais são as melhores práticas para o layout no varejo?

Depois de conhecer os erros mais comuns e como saná-los, vale aprender outras práticas importantes para criar um layout de sucesso no estabelecimento.

Por isso, preparamos uma lista com as principais dicas. Conheça!

Faça divisões de setor

Uma dica fundamental para um bom layout é a divisão de setor, seguindo uma sequência lógica ao organizar os itens nos corredores e gôndolas. O uso de categorias facilita o momento das compras, tornando mais intuitivo.

Além disso, sem esse cuidado muitos produtos podem acabar não sendo percebidos pelo público.

Não se esqueça de facilitar o acesso aos produtos. Quando há dificuldades para pegá-los, como prateleiras muito altas, pode levar a desistência da compra.

Nos casos em que o isolamento do produto é uma medida de segurança contra furtos, tenha sempre uma pessoa disponível para atender o cliente.

Saiba como destacar produtos

Complementando a dica anterior, é importante criar um layout que facilite o destaque de determinados produtos, como aqueles mais vendidos e de procura constante.

Deixá-los próximos ao caixa e em outros pontos de destaque pode estimular ainda mais a compra. O mesmo pode ser feito com promoções.

Ainda, destacar itens relacionados, ajuda a aumentar as vendas. Podem despertar o interesse do shopper, mesmo quando a sua intenção inicial não era fazer a compra.

Um ponto essencial e aplicável em todos os produtos, é o destaque para as embalagens, permitindo fácil visualização das principais informações e dos preços, com uma descrição completa.

Os preços por litro e por kg, por exemplo, são essenciais para facilitar os comparativos entre produtos.

Invista em sinalização

A sinalização também é importante para o layout de loja, permitindo que o cliente se localize com mais facilidade.

Em meio aos corredores e a grande variedade de produtos, nem sempre é fácil identificar em qual área encontrará os itens desejados.

A dica para isso é ter placas que indiquem as categorias de produtos em cada prateleira, sempre em locais com alta visibilidade.

Os caixas e espaços de atendimento também precisam ser bem sinalizados, com avisos que indiquem o tipo de caixa, rápido, preferencial ou comum, e outras características importantes.

Um cuidado importante nesse momento trata das formas de pagamento, não se esqueça de deixar as limitações indicadas de maneira clara e acessível.

Por exemplo, se não aceitar cartão de crédito ou existem bandeiras não atendidas, tenha um aviso que liste os detalhes sobre as modalidades aceitas.

Por fim, avalie o ambiente como um todo, para identificar se ele é agradável. A identidade visual, o acesso aos itens, a disposição e a circulação são fatores essenciais como a limpeza, a iluminação e o som ambiente.

Dessa forma, é possível conseguir o melhor layout de loja para proporcionar uma boa experiência para os clientes e conquistar resultados efetivos nas vendas.

Quer mais dicas para o seu estabelecimento? Confira nosso post sobre acessibilidade no varejo!

IZIO

View posts by IZIO
A IZIO é uma empresa especialista em tornar o #varejointeligente, usando #cashback e #crm para administrar o #loyalty. Conectamos as marcas, o varejo, a indústria com o #shopper
Scroll to top
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close Bitnami banner
Bitnami