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pessoa buscando soluções para impedir o efeito rebote no seu negócio

Efeito rebote no varejo: o que é e 4 dicas para evitar

2020 foi um ano bastante complexo no mundo inteiro. A quarentena obrigatória e a necessidade de passar mais tempo em casa, assim como um cenário instável, fez com que o comportamento de consumo mudasse drasticamente e os empreendedores precisassem se reinventar rapidamente.

Com o avanço da vacinação, a tendência é que as coisas comecem a retornar à forma de origem, e isso pode resultar em um efeito rebote. Contudo, a forma como isso vai impactar cada nicho vai depender das ações e cuidados de cada empreendedor.

Que tal uma ajudinha para atravessar esse momento crítico? Veja, a seguir, 4 dicas valiosas para evitar esse contratempo!

Entenda o que é efeito rebote

O efeito rebote geralmente acontece após mudanças drásticas que ocorrem em um curto período de tempo. Assim, dependendo da forma como as alterações aconteceram, a situação pode voltar rapidamente ao estado inicial ou até mesmo piorar.

No varejo, com o mercado voltando ao normal após a pandemia, isso pode trazer benefícios ou malefícios. Tudo vai depender do preparo e das ações do empreendedor. Alguns setores que surgiram com a pandemia e a necessidade de isolamento social como os produtores de máscaras, por exemplo, podem desaparecer quando as pessoas voltarem às suas atividades normais e nada disso for necessário.

Veja 4 dicas para evitar que isso aconteça com o seu negócio

Embora isso seja uma tendência natural, você não precisa entrar em desespero. Com um pouco de planejamento e a atitude correta é possível minimizar esses efeitos ou até mesmo virar a situação a seu favor. Basta ficar de olho nas dicas que separamos para você!

1. Repense o formato do seu negócio

Para vencer o efeito rebote quando as coisas voltarem à normalidade vai ser necessário planejamento, marketing diferenciado e análise de dados. Se antes os consumidores estavam em casa lidando com a ansiedade e mais vulneráveis ao consumo, agora a tendência é que eles se voltem para as atividades que até então estavam impedidos de realizar.

Dessa forma, os passeios pelas lojas físicas tendem a aumentar, mas as compras podem diminuir bastante. Além disso, com um cliente mais exigente você vai precisar de mais criatividade e terá uma margem de erros bem menor. Portanto, invista na coleta e tratamento de dados e crie estratégias direcionadas para o seu público. Assim vai ser possível entender suas necessidades e vencer esse momento de instabilidade.

2. Aposte na ajuda da tecnologia para inovar no meio digital

A pandemia fez com que o mercado precisasse migrar rapidamente para o meio digital. Dessa forma, atualmente a maior parte das empresas possui um canal direto com o cliente na internet. Por isso, para se diferenciar e continuar atraindo clientes é necessário investir em inovação.

Entender o comportamento de consumo do seu nicho de atuação e aprimorar a sua operação para oferecer maior eficiência é fundamental. Isso quer dizer que você vai ter que investir muito mais energia para encontrar um equilíbrio entre o físico e virtual ao mesmo tempo em que busca formas inovadoras de chegar ao seu público.

3. Invista no tratamento e análise de dados para aprimorar o seu negócio

Uma das formas de evitar o efeito rebote é estar sempre um passo à frente do mercado. E as ferramentas relacionadas ao Big Data podem ser a melhor maneira de detectar as tendências de comportamento antes que elas aconteçam e possam se preparar para elas.

É claro que captar e tratar informações com eficiência e implementar as mudanças necessárias rapidamente é um grande desafio. Contudo, mecanismos de inteligência artificial aliada a uma equipe experiente podem facilitar bastante o processo.

4. Estabeleça uma logística mais eficiente

Foi-se o tempo em que as pessoas tinham paciente para prazos de entrega longos e processos complicados. Hoje em dia o mundo demanda por eficiência e rapidez. Comprar com um clique, menos burocracia, disponibilidade de produtos e entregas expressas são alguns dos recursos valorizados pelos consumidores.

Quanto mais rápido e simples for o processo de compra e a solução de demandas, melhor. Nesse caso, é mais interessante atender menos e melhor do que crescer rápido demais e não conseguir oferecer um serviço de qualidade aos clientes.

Depois de ler esse conteúdo ficou mais fácil entender o que é efeito rebote e como evitá-lo no seu negócio. Nesse contexto, a tecnologia é uma grande aliada. Ela vai ajudar você a entender o mercado e antecipar suas ações, contribuindo para a criação de estratégias eficientes direcionadas para o seu público.

Agora que você já sabe como contornar o efeito rebote e manter a estabilidade do seu negócio após a pandemia, confira também o nosso conteúdo com várias dicas para evitar a queda nas vendas e no faturamento!

IZIO

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