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Dicas de e-mail marketing: pilha de caixas de papelão com desenho de carrinhos de compras e símbolo de e-mail no topo

8 dicas de e-mail marketing para melhorar o envio das campanhas

Não sabe o que fazer para engajar e converter clientes e leads? Então você precisa de algumas dicas de e-mail marketing! Essa é uma ferramenta muito poderosa para quem deseja marcar presença na internet, porém é preciso fazer tudo da maneira certa.

A grande vantagem é que o desenvolvimento e o envio de e-mail marketing são ações simples. Você precisa ter atenção a detalhes, mas, depois que tudo está pronto, basta acompanhar os resultados de perto e continuar a construir o sucesso de sua campanha.

Quer saber por onde começar a elaborar suas estratégias de e-mail marketing? Continue a leitura deste artigo e siga um passo a passo completo!

1. Use personalização e segmentação

Com tantos e-mails recebidos, muitas pessoas ignoram um e-mail marketing ao perceber que são automatizados.

Por isso, é importante usar variáveis com o nome do cliente e outras informações que são relevantes para criar uma conexão com ele, personalizando o texto.

Você também deve segmentar seus destinatários. Classifique os clientes de acordo com personas, cargos, faixa etária e origem do clique.

Ou seja, desde a chegada até o cadastro no link específico. Tudo isso ajuda o envio de e-mail marketing a ser mais assertivo e atingir o público correto com mais eficiência.

2. Crie assuntos chamativos para fortalecer suas estratégias de e-mail marketing

Uma das principais estratégias de e-mail marketing diz respeito ao título de seu envio. Ele deve ser interessante, criativo e atrativo.

Isso porque é a primeira coisa que o destinatário vê. Se você capricha no conteúdo e design, mas não tem um assunto chamativo e intrigante, seu esforço será desperdiçado.

Evite nomes muito genéricos, como “Newsletter #15” ou “Confira mais uma newsletter”. O ideal é entregar um pouco sobre o assunto, para deixar o leitor querendo saber mais e induzir a abertura do e-mail.

Lembre-se que quanto mais inovador, maior será a taxa de leitura.

3. Equilibre a quantidade de texto e imagem

Uma boa campanha de e-mail marketing tem aproximadamente 40% de imagem e 60% de texto. Esse é o equilíbrio certeiro para garantir um bom índice de entregabilidade.

Escolher apenas um recurso ou outro não é recomendado e acaba deixando o seu conteúdo bastante limitado. Ainda, vale a pena tomar outros cuidados.

Por exemplo, desenvolver o e-mail marketing em HTML, colocar textos que descrevam as imagens e evitar imagens muito pesadas. Tudo isso garante que o e-mail abra mais rápido e seja visualmente envolvente para o leitor.

4. Evite textos em vermelho

Não há problema em usar cores e efeitos em seu texto. Essa pode até mesmo ser uma parte importante do design do e-mail marketing.

No entanto, é muito importante evitar a cor vermelha. Já que ela é utilizada em envios de SPAM. Sendo assim, os provedores de e-mail reconhecerão a sua produção como inadequada, e ela provavelmente cairá na pasta de lixo eletrônico dos clientes.

5. Forneça valor em cada e-mail

As dicas de e-mail marketing sobre segmentação e personalização são exemplos do que garante mais valor para cada e-mail.

Afinal, o leitor sente que recebe uma atenção especial quanto tem um material destinado às suas necessidades e acaba se apegando à empresa. Entretanto, somente isso não é o suficiente para valorizar sua peça.

É fundamental que ela apresente um conteúdo relevante, ajude a solucionar um problema do leitor ou ofereça algo que ele sinta que deve adquirir.

Tudo de maneira sutil e inteligente. Caso faça o contrário, mesmo com a personalização, o destinatário ainda achará que é só mais um entre a multidão de clientes.

6. Dê atenção à frequência de envio de e-mail marketing

Em excesso, o envio de e-mail marketing pode incomodar. Mas se isso acontecer de maneira muito espaçada, o cliente acaba esquecendo da sua marca e começa a ver o e-mail apenas como uma propaganda qualquer.

Para evitar esses dois extremos crie certa periodicidade para sua campanha. Não seja invasivo e tente desenvolver uma conexão entre os e-mails e conteúdo enviados.

Assim, o cliente se fideliza na leitura e começa a ter uma relação mais aproximada com a empresa, tendo sempre a curiosidade de saber o que está por vir.

7. Adicione CTAs

Entre as dicas de e-mails marketing mais eficientes, está ainda o uso de CTAs. Essa é a sigla para a expressão call-to-action, ou seja, chamada para ação. É o que convida o lead a realizar um próximo passo para finalmente se converter em cliente.

O CTA pode ser o link para uma compra, para o acesso de um material promocional ou para visitar uma landing page. Tudo depende do objetivo que você tem com a sua campanha. Ele precisa ser visível no e-mail e não envolver um acesso muito complexo, para que o leitor não desista de concluí-lo.

8. Aproveite as dicas de e-mail marketing para mexer também no design

O design também é uma das estratégias de e-mails marketing mais eficientes para ter sucesso em sua campanha. É fundamental que ele reproduza a identidade visual de sua empresa, mas que tenha elementos criativos que tenham a ver com o conteúdo daquela edição.

Use cores, efeitos, gráficos, gifs, memes e o que mais a imaginação mandar, se a comunicação da marca permitir. Já que manter uma linguagem fiel é indispensável.

Não cometa excessos, para que a leitura não seja cansativa e se torne desinteressante com o tempo. Padrão e bom senso são fundamentais.

Como você pode ver, o envio de e-mail marketing é uma ferramenta que gera ótimos resultados. É preciso apenas ter cuidado com o tipo de conteúdo transmitido.

Mas com todas essas dicas de e-mail marketing em mãos, você conseguirá moldar exatamente o material ideal para sua empresa e para seus clientes, de acordo com a evolução de suas campanhas.

Se estiver sem ideias de como estruturar seu primeiro e-mail, não se preocupe. Confira algumas sugestões de modelos e veja qual deles se encaixa melhor em sua proposta!

IZIO

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