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Comunicação com clientes: mão de homem digitando em notebook

Comunicação com clientes: saiba como tornar seu varejo estratégico!

Uma das preocupações comuns do varejo ao criar estratégias empresariais, é encontrar maneiras de chamar a atenção e reter os consumidores por meio da fidelização. Mas você já avaliou como é a comunicação com clientes?

Muitas vezes, a empresa se esquece do fator emocional ao implementar estratégia. Em outros casos, há uma falta de trabalho ao apresentar diferenciais ou gerar a identificação da marca.

Isso foi demonstrado por uma pesquisa da Officina Sophia, a qual afirma que empresas que buscam se relacionar com causas importantes para as pessoas, geram mais identificação e facilitam a escolha pela compra.

Então é importante saber como melhorar a comunicação no varejo para conquistar um varejo estratégico. Quer saber como? Confira este post!

Como a comunicação com clientes pode tornar o varejo estratégico?

Antes de conhecer as dicas, vale entender de que maneira a comunicação pode beneficiar a empresa

Você sabia que cerca de 70% das decisões de compra são tomadas na frente da gôndola? E que os shoppers notam menos de 40% do que está exposto? Isso é o que foi constatado por um estudo da Nielsen Series.

Diante disso, a empresa precisa ter uma boa comunicação para ajudar a aumentar as chances de venda durante a jornada de compra. Isso engloba a definição de estratégias de marketing, atendimento, diferenciais apresentados, entre outros.

Como melhorar a comunicação com os clientes no varejo?

Para que você conquiste um varejo estratégico, separamos as principais dicas de comunicação com clientes. Acompanhe!

Identifique as expectativas dos clientes

Comece fazendo uma avaliação sobre os seus clientes para entender quais são as expectativas deles em relação à empresa. 

O que eles esperam ao ir ao local? Quando eles procuram o seu estabelecimento? O que costuma influenciar as decisões de compra?

Esse tipo de estudo é bastante utilizado para definir estratégias de marketing, como publicações em redes sociais, postagens em blogs e outras divulgações. 

Ela também pode ser aplicada de maneira mais ampla, envolvendo os demais canais como: vitrine, atendentes, gôndolas, cartazes de destaque, entre outros.

Use propagandas institucionais e promocionais

Existem dois tipos de propaganda que devem ser utilizadas por um varejo estratégico. A primeira é a promocional, bastante conhecida por indicar descontos e outros tipos de ofertas atrativas para o consumidor.

A segunda é a propaganda institucional, que visa fortalecer a imagem e a marca da empresa perante o consumidor. A ideia não é a venda direta, mas sim, a indireta, fazendo com que ele tenha maior interesse e se lembre da marca quando precisar fazer compras.

Aplique o visual merchandising

O visual merchandising tem dois objetivos: deixar o ambiente mais bonito e agradável para os clientes e dar destaque a determinados produtos.

O layout utilizado pode chamar a atenção para alguns itens que tenham ligação com a época do ano, hábitos de consumo ou estratégias específicas do varejo.

Portanto, é sempre importante ter atenção à maneira como os produtos são apresentados e dispostos. Nesse caso, o foco é a comunicação visual do cliente, a fim de atraí-lo para que ele compre certas marcas ou itens.

Além disso, há a preocupação com questões como organização do ambiente, climatização, iluminação, entre outros fatores relacionados ao PDV (ponto de venda).

Invista em diferentes canais de comunicação

Falamos bastante sobre a comunicação relacionada às campanhas e práticas usadas no PDV. Porém, ela também engloba a maneira como o cliente pode conversar com o estabelecimento ou ter acesso à informação

Nesse caso, vale ter estratégias omnichannel e ampliar os canais utilizados. Veja algumas sugestões:

  • redes sociais;
  • site e blog;
  • SMS;
  • e-mail;
  • WhatsApp;
  • Rádio Indoor.

Aqui, é essencial que as estratégias de todos os canais sejam alinhadas e, diante de contatos diretos com o cliente, sejam mantidos registros para acompanhamento de demandas. Isso evita contradição, diminui o tempo de espera para retorno e outras falhas de comunicação.

Utilize a tecnologia para ajudar na comunicação

O uso da tecnologia é bastante recomendado para o varejo, com utilização de softwares que auxiliem na gestão

Assim, ela também pode ser usada para melhorar a comunicação no varejo. A exemplo disso, um CRM voltado ao relacionamento com o consumidor pode ajudar na criação de personas, análise de dados e integração dos canais utilizados para chegar ao cliente.

Seguindo essas dicas sobre comunicação com clientes, é possível implementar ações para ter um varejo mais estratégico e alcançar melhores resultados. Esse pode ser o diferencial para a sua marca receber destaque no mercado.

Gostou das dicas? Se você quiser aprender mais, veja como garantir um bom atendimento ao cliente no varejo!

IZIO

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A IZIO é uma empresa especialista em tornar o #varejointeligente, usando #cashback e #crm para administrar o #loyalty. Conectamos as marcas, o varejo, a indústria com o #shopper
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