Como reconquistar um cliente: Cliente fazendo pagamento por cartão

Como reconquistar um cliente? Descubra já

Conquistar um cliente é sempre um desafio. Afinal, você precisa oferecer meios para que ele se identifique com sua empresa a ponto de se fidelizar e comprar seus produtos sempre. Mas e quando é preciso reconquistar um cliente?

Essa é uma missão um pouco mais complicada. Por algum motivo ele deixou de priorizar seu estabelecimento, e é preciso investir em estratégias e ações específicas para que ele retorne. O relacionamento com este consumidor pode estar abalado, mas é muito importante recuperá-lo e retirá-lo da inatividade.

Não sabe por onde começar? Descubra, agora, como reconquistar um cliente de maneira efetiva e eficiente!

Entenda o porquê da perda de clientes

O primeiro passo para entender como reconquistar um cliente é saber por que ele foi embora. Isso não aconteceu sem razão, por isso é fundamental ter pontos concretos durante essa análise.

Você pode, por exemplo, usar a matriz SWOT para avaliar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e entender o motivo pelo qual seus produtos ou seu estabelecimento não são percebidos com o mesmo valor. Nos pontos fracos, é essencial visualizar possíveis melhorias.

Também é importante avaliar questões de preço, algo que faz toda a diferença no varejo. A partir desses resultados, você terá um cenário diferente diante de si e poderá garantir inclusive que outros clientes não partam.

Descubra quem são os clientes inativos

Para reconquistar clientes, é fundamental descobrir quem eles são. Se você já tem possíveis motivos em mãos, ficará mais fácil chegar até uma definição de perfil.

A partir disso, poderá entender melhor o que ele deseja, quais são seus problemas e o que faltou para conseguir suprir as necessidades que ele tem. Considere preferências, hábitos e comportamentos.

E não se esqueça de destinar um olhar também para o mercado. Com tantas novidades e atrativos, o consumidor fica mais exigente, e pode ser que você não tenha conseguido acompanhar essas atualizações como deveria.

Crie segmentações para seu público

Se os motivos para um cliente ter deixado seu negócio são variados, você deve segmentar esse público e separá-lo por situações. Assim, poderá traçar estratégias específicas para cada perfil.

Alguns podem não estar satisfeitos com o mix de produtos. Outros, com o atendimento, que ainda não é personalizado.

Diante disso, é fundamental atender com atenção e individualmente cada fator. Ao mesmo tempo, os resultados devem caminhar juntos. Isso mostra que você não resolveu melhor um ponto em detrimento de outro.

Planeje uma estratégia para definir como reconquistar um cliente

Como reconquistar clientes sem uma estratégia definida? Impossível! Agora que você já entende bem seu cenário, é hora de investir em ações que realmente façam a diferença para atrair seu público. Aqui estão alguns exemplos disso.

Reengajamento

O reengajamento depende de muito marketing promocional e aplicação de pesquisas. O cliente precisa saber que você tem interesse em trazê-lo de volta.

Distribuir brindes, oferecer benefícios especiais e aplicar formulários para mostrar que você quer fazer diferente podem estimular o retorno dessa atenção. Verifique o que é mais viável e tenha cuidado para não bombardear o público com informações.

Pós-venda

Lembre-se que seu departamento de pós-venda não existe somente para receber reclamações. Pelo contrário, ele pode trabalhar ativamente para reconquistar um cliente.

Ele pode acompanhar o processo de compra e utilização de produtos, certificar-se sobre a satisfação do consumidor e entender como trazer mais qualidade para essa experiência. Seu cliente gosta de ser valorizado, e utilizar essa equipe para este fim é muito importante.

Conte com um sistema CRM

CRM é a sigla para Customer Relationship Management. Em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Um sistema com esse propósito pode ajudar a trabalhar em como reconquistar um cliente com precisão. Por meio dele, você consegue ter uma visão ampla sobre seus consumidores, perfis e atividades de consumo.

Um ótimo exemplo desse tipo de software é o IZ Loyalty. Com ele, você consegue gerenciar grupos de clientes, analisar resultados, planejar ofertas e trabalhar com um programa automatizado de lealdade. É uma excelente opção, especialmente para comerciantes e varejistas.

Reconquistar clientes inativos é um trabalho indispensável. Especialmente por questões financeiras: você precisa manter o seu negócio aberto, não é mesmo? Quando essa parte está em ordem, você consegue trazer mais novidades para a loja, oferecer diferenciais e manter as vendas em alta.

Portanto, agora que você já sabe como reconquistar um cliente, não perca tempo e coloque as dicas em prática! Aproveite para entrar em contato conosco e investir na solução CRM que pode transformar de vez suas oportunidades!

IZIO

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