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Black em supermercados: mulher fazendo compras

Black Friday em supermercados: preparando seu negócio para a data

A Black Friday é uma data especial, muito esperada pelos consumidores ao longo do ano. Nesse dia, as lojas oferecem uma liquidação para atrair mais clientes e gerar mais vendas. Elas oferecem descontos em até 70% do preço das mercadorias.

Tudo começou nos Estados Unidos e se espalhou pelo resto do mundo devido ao sucesso obtido. Nesse país, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, logo depois da quinta-feira de Ação de Graças.

No Brasil, começou em 2010, com uma empresa especializada em ofertas e funcionou apenas no comércio eletrônico. No ano, o faturamento alcançou R$ 3 milhões.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas para você se preparar para essa data e também conseguir queimar seus estoques e captar novos clientes para sua base de contatos. Veja como se preparar para a Black Friday em supermercados!

Siga as dicas e prepare-se para a Black Friday em supermercados

Para conseguir sucesso com a Black Friday no supermercado, você pode seguir algumas dicas valiosas. Listamos a seguir:

Abasteça os estoques

Para queimar estoques, você precisa ter estoques, não é verdade? Mas isso não quer dizer que você deva comprar sem critérios somente para fazer volume. É importante fazer um levantamento detalhado para saber quais os produtos que estão em liquidação e quais não estão mais na linha.

Confira quais produtos têm maior e menos demanda. Uma estratégia é oferecer descontos mais altos para os produtos cuja procura é menor e descontos mais baixos para itens que são muito procurados.

Ofereça descontos efetivos

Os consumidores estão mais esclarecidos. Não tente enganá-los com descontos pouco atrativos. A Black Friday se tornou popular justamente por oferecer descontos muito vantajosos para os consumidores.

Não use, por exemplo, da estratégia falha de aumentar os preços alguns dias antes do evento para propagar uma falsa queda nos preços na “Sexta-Feira Negra”.

Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são boas ferramentas para fazer com que o consumidor concretize uma compra e até compre mais produtos. Eles acionam áreas de nosso cérebro que nos levam a tomar atitudes rápidas. Alguns dos principais gatilhos mentais são:

  • Escassez: “há poucos itens disponíveis nas prateleiras, melhor levar logo”;
  • Urgência: “compre logo por um preço melhor, você precisa deste produto”;
  • Autoridade: mostre ao consumidor que você entende do assunto;
  • Gentileza: ofereça materiais gratuitos para estimular as compras como forma de gratidão.

Crie programas de fidelidade

Outra dica para Black Friday no supermercado é garantir que seu e-mail marketing se destaque entre os diferentes e-mails que inundam a caixa de entrada dos consumidores.

Uma forma de atrair clientes é oferecer promoções para quem já está registrado na sua base de contatos de e-mails. Por meio da exclusividade, é possível aumentar o interesse do cliente em lojas online e em lojas físicas.

Essas promoções podem aparecer como cupons, brindes de bônus, embalagens grátis para presentes, fretes grátis ou entregas com descontos e outras soluções.

Fique atento ao atendimento e ao pagamento

Durante a Black Friday em supermercados, dê atenção redobrada ao cliente, ofereça um atendimento diferenciado. Diversifique os canais usados e, para isso, você pode oferecer atendimento através, por exemplo, de redes sociais e WhatsApp.

Apesar de ser um diferencial, o preço mais baixo não é garantia de compra durante a Black Friday. Os benefícios oferecidos sempre estimulam os consumidores. Você pode oferecer cupons de descontos, parcelamentos específicos, pontos de programa, cashback, retirada direta na loja e outras coisas.

Implemente ações para a Black Friday em supermercados

Para complementar as dicas acima, vamos mostrar algumas ações que você pode tomar para garantir mais sucesso no dia do evento:

  • As ofertas relâmpagos: mercadorias com preço mais baixo que podem durar somente algumas horas durante o dia;
  • As campanhas para melhores clientes: preços exclusivos para os clientes fidelizados ou que comprarem mais naquele dia (fazem parte de um programa de fidelidade);
  • Os combos de produtos: produtos vendidos em lotes com custo-benefício melhor que se os itens forem comprados individualmente;
  • A divulgação da campanha em todos os canais: as redes sociais devem ser bem aproveitadas para o marketing da Black Friday (Instagram, Youtube, Facebook, Twitter, etc);
  • Treine a equipe para a Black Friday: é importante que todos os profissionais estejam preparados para atender o público e passar as informações corretas, além de prestar um atendimento de boa qualidade para a quantidade alta de consumidores que se espera.

A Black Friday em supermercados exige um bom planejamento que contemple as características específicas do negócio, inclusive a ampla variedade de produtos oferecidos, divididos em várias categorias.

E você, deseja se preparar ainda mais para a Black Friday? Quer ter uma equipe mais organizada e bem treinada, que não deixe dúvidas quanto ao atendimento? Então, aproveite para conferir como garantir um bom atendimento ao cliente no varejo!

 

IZIO

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