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Do conhecimento profundo do público-alvo ao uso inteligente da tecnologia, confira nossas dicas para atrair novos clientes e expandir seu negócio!

6 práticas para atrair novos clientes

O principal objetivo de uma empresa é maximizar os lucros de suas operações. Isso requer, entre outras tantas coisas, um esforço grande para atrair novos clientes. 

Na atualidade, atrair novos clientes vem se tornando cada vez mais difícil. Os consumidores estão mais exigentes e, ao mesmo tempo, a concorrência em todas as áreas de negócios não para de se sofisticar. 

Com a tecnologia digital na ponta dos dedos, as pessoas encontram diversas opções de produtos e serviços, o que torna a jornada de compra mais complexa e difícil de mapear.

Obviamente, é muito indicado trabalhar bem a carteira de clientes existentes, aumentando o ticket médio, por exemplo. No entanto, é inegável que um fluxo constante de novos clientes permite expandir os negócios.

Neste artigo, você vai ver dicas preciosas para começar a fazer isso agora mesmo. Confira!

Práticas que vão ajudá-lo a atrair novos clientes

1. Conheça e saiba onde encontrar seus clientes ideais

Pare por um momento e se pergunte: eu realmente conheço o público-alvo do meu negócio? Se sua conclusão for baseada em deduções, volte uma casa; você precisa pesquisar a fundo quem é o seu cliente ideal, que características compõem seu mundo e quais são suas necessidades e desejos que podem ser supridos pelos produtos/serviços ofertados por sua empresa, etc. 

Com seu público-alvo bem mapeado e conhecido, identifique os locais onde os clientes ideais provavelmente serão encontrados (fisicamente e/ou online). A partir disso, busque meios de fazer-se notar. 

Uma estratégia de posicionamento de marca é fundamental. E a boa notícia é que é possível realizá-la com muito menos dinheiro e esforço do que se costuma acreditar, sobretudo com o bom uso do marketing digital. 

2. Use melhor o marketing digital 

O marketing digital está se tornando lugar comum. E isso é perigoso, pois as empresas não podem relaxar e acreditar que o pouco que fazem é suficiente.

Com todo mundo “atacando” online, atrair novos clientes requer planejamento e ações mais ousados. Isso significa, por exemplo, vencer o costume de deixar o marketing digital nas mãos de qualquer pessoa.

Se sua empresa não dispõe de uma equipe altamente qualificada para operar as estratégias de marketing digital, é bastante indicado que você busque ajuda externa. Encontre uma agência especializada, exponha seu objetivo de atrair novos clientes e siga as indicações.

3. Posicione sua organização como “a resposta”

Na dinâmica atual do mercado, não basta para sua empresa ser a melhor; é preciso que a excelência seja demonstrada aos quatro ventos. 

Olhe para as marcas que são líderes em seus mercados: todas elas são consideradas únicas e autoridades pelos clientes. Você precisa se questionar: como posso fazer para que o meu negócio seja a resposta para as necessidades e os desejos dos clientes?

E atenção: não pode ser apenas um discurso, as coisas precisam fluir de uma maneira que os potenciais clientes percebam a verdade do negócio. Portanto, requer mais do que ações de comunicação e marketing, exige inovação.

4. Eleve seu atendimento ao estado da arte

Dê aos clientes em potencial que você entrar em contato um bom motivo para experimentar seus produtos e/ou serviços — o primeiro passo para conquistá-los. Que tal criar uma estratégia de atendimento acima da média?

A maneira com que os prospects se sentirem pode definir se eles vão deixar de comprar com seu concorrente para priorizar a sua empresa. As pessoas querem se sentir especiais, acolhidas e ter excelentes experiências.

Trabalhe para que seus canais de atendimento sejam variados e atendam às necessidades do seu público-alvo. Por exemplo, se seu negócio está voltado para as gerações Millennials e Z, o atendimento online é prioritário. 

5. Firme parcerias com outras empresas

A parceria com empresas que oferecem serviços complementares gera a oportunidade de aproveitar a sinergia, que pode ser muito eficaz na construção de um negócio. Por exemplo, se você tem um supermercado, considere aliar-se aos lojistas da sua região para ações de marketing e vendas conjuntas.

Cultivar relacionamentos com outros empresários  ajuda a criar uma base de clientes, pois é possível que uma marca contribua com a reputação da outra. Obviamente, isso precisa ser feito de maneira bastante estratégica. Comece com um benchmarking e veja em que você pode contribuir com seus parceiros e vice-versa.

6. Invista em tecnologia e inovação

Por fim, atrair novos clientes requer investimento em tecnologia inovadora. O bom é que ela está cada vez mais acessível e fácil de implementar.

Tomemos por exemplo um empreendimento varejista que esteja expandindo suas operações. Ele vai precisar integrar marketing e vendas através de soluções tecnológicas de última geração. 

Com o IZ Loyalty é possível, entre outras coisas, juntar Analytics e CRM em um único ambiente virtual para capturar dados dos clientes (hábitos de consumo, entre outros) de maneira inteligente para potencializar a estratégia comercial. 

Há muitas formas de inovar utilizando a tecnologia, mas é importante ter em mente que é preciso mudar o mindset de toda a organização. Novos processos, novas táticas e novas atitudes serão necessárias. 

Que tal, nós conseguimos te mostrar maneiras inteligentes de atrair novos clientes? Gostou das dicas que trouxemos neste artigo? Faça contato conosco e veja como podemos lhe ajudar nessa jornada!

IZIO

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A IZIO é uma empresa especialista em tornar o #varejointeligente, usando #cashback e #crm para administrar o #loyalty. Conectamos as marcas, o varejo, a indústria com o #shopper

3 Comments

  1. […] Com essa abordagem, seu negócio retém os clientes com maior facilidade. Assim, há uma redução nos custos necessários para vender, já que a conversão de um cliente fiel custa de 5 a 25 vezes menos que a captação de um novo. […]

  2. […] volte. Portanto, os programas de fidelidade foram desenvolvidos com o fim de auxiliar no desafio de atrair o consumidor de volta e gerar nele o desejo de sempre consumir em seu […]

  3. […] Com essa abordagem, seu negócio retém os clientes com maior facilidade. Assim, há uma redução nos custos necessários para vender, já que a conversão de um cliente fiel custa de 5 a 25 vezes menos que a captação de um novo. […]

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