fbpx
universidade

Universidade: economizando para seu filho cursá-la

Universidade

Ir para a universidade ainda é um sonho não realizado de muitos brasileiros. As condições financeiras atrapalham muito o estudo dos brasileiros. Mas você pode mudar essa realidade para os seus filhos. 

De acordo com um estudo Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 21% dos brasileiros com idade entre 25 e 34 anos concluíram o ensino superior. Os números são baixos, entretanto, é preciso dizer o país avançou nos últimos anos. 

Em 2008, o índice era de 18%. Mas também é importante lembrar que é bem provável uma regressão dessas porcentagens. Afinal, a pandemia é causa de uma recessão econômica muito agressiva e que pode ser inédita na história. 

Por tudo isso, se você deseja dar aos seus filhos a oportunidade de cursar a universidade, é importante planejamento financeiro. Aliás, quanto mais cedo você começar, melhor. 

É fácil encontrar nos roteiros de filmes e séries dos Estados Unidos que os pais têm uma poupança para a universidade dos filhos. Por mais que no Ensino Médio eles tenham a oportunidade de conseguir uma bolsa, os pais garantem que terão condições de financiar pelo menos uma parte dos estudos. 

Isso ainda não é um comportamento culturalmente característico do Brasil. Mas pode ser e nós explicamos como. 

Torne a economia um exercício diário

O que são gastos necessários e o que são gastos supérfluos? Os gastos necessários podem ser reduzidos? Como?

Gastos essenciais podem ser reduzidos. Aliás, isso é muito importante, pois mesmo que sua família esteja focada em um objetivo, vocês também precisam de tempo para lazer. Afinal, esses momentos são ótimos para desestressar e, além disso, manter a família unida. 

Por isso, tenha em mente que a organização das suas finanças não depende de forma exclusiva da interrupção de viagens, cinemas e outros passeios. 

O ideal é incentivar toda a família na mudança de pequenos hábitos, como sempre apagar a luz, não deixar aparelhos ligados na tomada sem uso e, além disso, comprar com sabedoria. 

É importante pesquisar antes de comprar. Além disso, você precisa analisar novas iniciativas do mercado e como elas podem melhorar as finanças da sua família. O cashback, por exemplo, ainda não foi aderido por todas as famílias brasileiras. Entretanto, com uma pequena pesquisa de custo benefício é possível perceber que essa é uma ótima oportunidade de economia. 

Quanto você precisa economizar?

Essa pergunta só pode ser respondida por você. Afinal também há uma variação que depende da idade do seu filho e, além disso, da quantidade de filhos que você tem. 

É claro que quanto antes você começar, melhor. Mas seja qual for o tempo que você tem, estabeleça uma meta para que a pessoa tenha, no mínimo, um começo confortável. 

O ideal é que você faça seus cálculos, veja quanto você pode economizar por mês e procure uma agência que te auxilie a investir sua renda. Com o dinheiro investido será muito mais fácil para você atingir as suas metas. 

E se a pessoa passar em uma faculdade pública, então você poderá escolher outro destino para esse dinheiro. Pode até ser um intercâmbio. 

 

IZIO

View posts by IZIO
A IZIO é uma empresa especialista em tornar o #varejointeligente, usando #cashback e #crm para administrar o #loyalty. Conectamos as marcas, o varejo, a indústria com o #shopper

1 Comment

  1. […] já falamos sobre o que pais devem fazer para economizar para o curso universitário dos filhos. Entretanto, sabendo que isso não é uma realidade da maioria dos brasileiros, precisamos pensar […]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close Bitnami banner
Bitnami