fbpx
MEI

MEI: como começar seu próprio negócio

Cada vez mais pessoas buscam alternativas para conseguir mais recursos financeiros. Entretanto, a sua fonte de renda extra não precisa ser informal. Você já pensou em abrir um MEI?

O MEI é o microempreendedor individual. Você pode estar trabalhando em um emprego fixo CLT e possuir o MEI. Além disso, pode ter o seu registro se estiver sem trabalho, mas exercer alguma função que você considere provisória. 

Portanto, é uma ótima opção para diversos perfis profissionais.

Quem pode ser MEI?

Existem algumas regras para quem quer ser MEI. Mas, em geral, é tudo muito simples. O MEI:

  • Deve ser maior de 18 anos – ou maior de 16 legalmente emancipado;
  • Não pode ter faturamento anual superior a 81 mil reais;
  • Não pode ser sócio, titular ou administrador de outra empresa;
  • Pode ter no máximo 1 empregado que receba um salário mínimo ou o mínimo exigido pela categoria;
  • Exercer uma das atividades aprovadas para MEI. Você pode consultá-las aqui

Você precisa de investimento para ser MEI?

O MEI não precisa de um capital inicial. Entretanto, para você começar um trabalho, você precisa ter condições de iniciar. Mas como isso é possível? 

Se você tiver um pouco de dinheiro guardado, ótimo. Use-o para isso. Entretanto, você também pode utilizar algumas formas de economia para garantir que você tenha condições de começar. 

Uma boa ideia é utilizar o cashback. Dessa forma, você vai fazer suas compras e conseguirá uma parte do seu dinheiro de volta. Esse recurso deve ser utilizado como investimento do seu novo negócio. 

Como fazer o cadastro de microempreendedor?

O cadastro é realizado no portal do empreendedor. Você clica em formalize-se. Depois de fazer o seu cadastro você já estará formalizado como MEI. Entretanto, é necessário também conseguir uma senha web da prefeitura para que você possa emitir suas notas fiscais. 

A senha web precisa ser liberada na prefeitura. Informe-se na sua cidade para saber quais os protocolos – especialmente durante a pandemia.

Direitos

O MEI paga mensalmente um imposto de cerca de R$50. Se a pessoa pagar corretamente todos os meses, sem falhar, por um ano, ele passa a ter direito a alguns benefícios iguais aos do CLT, como licença médica, licença maternidade e auxílio em caso de acidente.

Entretanto, se você deixar de pagar um mês, então o cálculo volta do zero. Ou seja, quando você resolver a situação e ficar com tudo em dia, o sistema começará a recontar, como se fosse seu primeiro mês. 

 

IZIO

View posts by IZIO
A IZIO é uma empresa especialista em tornar o #varejointeligente, usando #cashback e #crm para administrar o #loyalty. Conectamos as marcas, o varejo, a indústria com o #shopper

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close Bitnami banner
Bitnami