fbpx
chefes de família

Chefes de família: finanças para mãe e pai solteiros

Não é fácil conseguir manter as finanças organizadas. Especialmente quando uma pessoa possui filhos, mas não tem companheiros para dividir as responsabilidades. Nosso texto de hoje tem o objetivo de auxiliar chefes de família cujo estado civil é solteiro.

No Brasil, a maioria de famílias monoparentais têm como chefes de família as mulheres. Pois o abandono paterno ainda é elevado.

Entretanto, é cada vez maior o número de homens solteiros com filhos. Aliás, de acordo com índices, esse número deve aumentar em 2020. Afinal, 77% das mortes de gestantes e puérperas por Covid-19 aconteceram no Brasil. 

Mas como famílias monoparentais podem ter uma vida financeira saudável?

Organize seu tempo para ter uma fonte extra de renda

Você precisa ter tempo para ficar com o seu filho. Por isso, é preciso organizar o seu tempo para garantir que você tenha uma fonte de renda extra. Isso  é bom não apenas para garantir aumento na renda, mas também para ter a certeza de que você tem de onde tirar dinheiro em caso de demissão. 

Você pode conseguir uma renda extra com alguma atividade paralela relacionada a uma habilidade sua. Por exemplo, você pode fazer artesanato ou dar aulas particulares. 

Entretanto, também é possível conseguir essa renda extra comprando em locais que ofereçam cashback e, além disso, investindo o seu dinheiro. 

Estude muito

Investir o seu dinheiro é uma ação muito positiva, mas desde que você saiba o que está fazendo.Todo mundo deveria estudar mais para investir, mas os chefes de família solteiros têm mais dificuldades, pois um erro pode custar todo o fundo da família. 

De acordo com um estudo da BlackRock, 61%  das pessoas que eles entrevistaram afirmaram não investir o dinheiro por acreditar que não tem saldo suficiente para isso. 

Porém, você não precisa ter muitos recursos para poder investir. Por isso, é necessário obter informações. Felizmente, hoje em dia, há uma séries de livros de fácil leitura e canais no YouTube que podem te ajudar a investir e economizar. 

Eduque financeiramente os seus filhos 

Educar não é fácil. Especialmente no mundo em que nós vivemos. Entretanto, as crianças precisam aprender a guardar dinheiro e, além disso, devem compreender as diferenças financeiras de cada família. 

Por isso, é fundamental que os seus filhos sejam educados financeiramente. Assim eles também poderão entender que você não pode comprar tudo. 

Aliás, dependendo do grau de economia, eles serão capazes até de satisfazer alguns desejos sem precisar de você. 

Sem falar dos benefícios para a vida adulta deles!

Tenha um bom planejamento

Faça as contas, elimine gastos dispensáveis e tenha controle do seu dinheiro. Assim, será possível dar uma vida mais confortável para os seus filhos, incluindo passeios e atividades de lazer, mas sem precisar abrir mão de gastos necessários. 

Não é fácil, mas é possível!

 

IZIO

View posts by IZIO
A IZIO é uma empresa especialista em tornar o #varejointeligente, usando #cashback e #crm para administrar o #loyalty. Conectamos as marcas, o varejo, a indústria com o #shopper

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close Bitnami banner
Bitnami