fbpx
economia doméstica

5 dicas de economia doméstica para toda a família

Economia doméstica é um hábito necessário para a saúde financeira. Entretanto, para que ela possa ser bem sucedida é preciso o apoio de todos os membros da família. Por isso, converse com os seus filhos e estabeleça uma boa parceria com o seu cônjuge. 

Todos os moradores de uma casa são responsáveis pelos gastos do ambiente. Portanto, todas essas pessoas precisam estar envolvidas nos processos de economia doméstica. É preciso estabelecer uma estratégia válida e, além disso, garantir que ela seja mais do que regras em um pedaço de papel. 

O cumprimento das regras só pode ser estabelecido pelos membros da casa, entretanto, as dicas de economia doméstica podem ser fornecidas por nós. E é isso que nós vamos fazer. 

1 – Entenda os seus gastos e determine o que pode ser cortado

No primeiro mês de economia doméstica é mais interessante que você entenda os seus gastos. Comece de forma simples. Crie uma planilha ou baixe um aplicativo no qual você possa colocar todos os seus gastos do mês. 

Comece pelas suas contas fixas, mas no decorrer dos dias acrescente tudo o que você gastar. Coloque suas compras em supermercado, roupas, restaurantes. Uma boa dica é separar por cores o que é conta fixa, o que você costuma comprar todo mês e o que é uma eventualidade – um presente de aniversário, por exemplo. 

Quando o mês acabar some os seus gastos  e veja quanto sobrou da renda familiar. Analise os dados, determine o que pode ser reduzido e quanto você quer economizar para o próximo mês. 

2 – Pague suas dívidas

Tenha em mente que o primeiro destino do seu dinheiro sobressalente é o pagamento de dívidas. Não existe economia doméstica se a sua família possui dívidas a serem pagas. Por isso, esse deve ser o seu objetivo número 1. 

Você pode tentar fazer a negociação da dívida na instituição financeira antes de começar os pagamentos. Depois disso determine o que será pago primeiro, é importante iniciar pelas dívidas com juros mais elevados. 

3 – Faça pesquisas

Antes de comprar qualquer produto faça pesquisas. Descubra quem vende produtos por um custo benefício melhor. Ou seja, veja mais do que o valor do produto. 

Se você for fazer a compra online, por exemplo, é importante saber qual o valor do frete. Também é importante ver qual produto te oferece vantagens como cashback. E, se você for das pessoas que preferem comprar presencialmente, não deixe de pedir um desconto!

4 – Planeje as suas idas ao supermercado

Listas de compras têm se tornado obsoletas. Entretanto, elas ainda são muito importantes para quem realmente quer economizar. Além disso, dicas simples como não vá ao supermercado com fome podem ajudar – e muito – na hora de economizar.

Além disso, você pode experimentar marcas de custo menor, pois elas podem ser muito boas. 

5 – Economize água e luz

Faça a manutenção dos seus sistemas de água e luz. Isso é primordial para evitar gastos desnecessários, pois evita vazamentos ou excesso de gastos pela geladeira ou ar condicionado. 

Não deixe de fazer – e de incentivar a família a fazer – atividades simples como:

  • Manter as luzes apagadas e aproveitar a luz natural;
  • Troque as lâmpadas e use as que são mais econômicas;
  • Apague as luzes ao sair do ambiente;
  • Desligue os eletrodomésticos não utilizados da tomada;
  • Feche as torneiras;
  • Não exagere no tempo de banho;

Fontes 1 e 2

IZIO

View posts by IZIO
A IZIO é uma empresa especialista em tornar o #varejointeligente, usando #cashback e #crm para administrar o #loyalty. Conectamos as marcas, o varejo, a indústria com o #shopper

3 Comments

  1. […] Com essa lista completa, você poderá analisar se existem custos a serem cortados. Assim, será mais simples para você estabelecer uma reserva mensal.  […]

    Responder
  2. […] preciso duas coisas para conseguir fazer o seu dinheiro durar: disciplina e planejamento. Dessa forma você conseguirá se sustentar sem precisar fazer dívidas e garantindo mais […]

    Responder
  3. […] Leia também: 5 dicas de economia doméstica para toda a família […]

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close Bitnami banner
Bitnami