fbpx
Profissional verificando a mercadoria que chegou da indústria antes de repor no varejo.

Indústria e varejo: entenda essa união estratégica

Entender como indústria e varejo podem atuar de maneira conjunta e estratégia é essencial para potencializar resultados. Essa prática consegue trazer benefícios para todas as partes, inclusive para o shopper. No entanto, nem sempre ela é explorada corretamente, levando à perda de oportunidades. 

Diante disso, é importante entender como se dá essa relação, porque ela é importante, as vantagens que ela proporciona e, até mesmo, as ferramentas que podem ser utilizadas para viabilizar a prática. Que tal aprender sobre o assunto?

Continue a leitura e saiba mais sobre a parceria estratégica que pode ser criada entre indústria e varejo!

Por que a união entre indústria e varejo é importante?

O ponto fundamental ao considerar essa questão é entender que ambas fazem parte da mesma cadeia de negócios. A indústria é a responsável pela produção e distribuição dos produtos para os diversos estabelecimentos. Já o varejo é o responsável por ofertar os produtos aos consumidores finais.

Compreendendo essa etapa, fica mais fácil visualizar a relevância da relação: sem a indústria, o varejo não terá produtos de qualidade para atender as diferentes demandas do público. Por outro lado, sem os estabelecimentos para realizar a venda, os itens não chegariam aos consumidores, dificultando o crescimento das indústrias.

Além disso, é possível ir mais a fundo nessa relação. Quando eles trabalham de maneira unida, indo além da mera relação de compra e venda, há a possibilidade de unir forças para potencializar resultados.

Com incentivos da indústria, por exemplo, o varejo pode implementar mais estratégias de atração de consumidores para determinada marca. Nesse cenário, é interessante trabalhar com estratégias de trade marketing, que trazem vantagens para todos os envolvidos. 

Qual é a sua relação com o trade marketing?

O trade marketing trata da aplicação de medidas que buscam unir estratégias com fornecedores e distribuidores com as do varejo, visando obter vantagens para todos os envolvidos. A ideia é atender as necessidades do estabelecimento vendedor ao estimular a venda dos produtos expostos.

Para tanto, a participação da indústria enquanto produtora e distribuidora se torna fundamental. Afinal, ela ajudará no momento de dar maior visibilidade à sua marca no PDV e aumentar o interesse do público. Enquanto o estabelecimento ganha por meio das vendas, a indústria se beneficia por criar relações contínuas de fornecimento dos produtos. 

Aqui, ainda vale destacar os benefícios para o shopper. Isso porque ele é beneficiado diretamente pelas estratégias adotadas na união da indústria com o varejo, tendo acesso a produtos de qualidade, preços atrativos ou outros tipos de ofertas que melhorem o custo-benefício.

Por fim, ao definir diferentes estratégias de exposição e anúncios, é possível trazer experiências que tragam mais valor aos clientes, aumentando também o engajamento com a marca dos produtos e o próprio estabelecimento. 

Quais são os benefícios dessa integração?

Se você tem dúvidas sobre a aplicação dessa estratégia no varejo, vale reforçar os benefícios que ela pode trazer. A seguir, listamos e explicamos as principais, conheça: 

  • valorização da marca;
  • manutenção do relacionamento entre indústria e varejo;
  • maior destaque para os produtos;
  • mais oportunidades de negócio;
  • redução de custos e aumento dos lucros;
  • compartilhamento de estratégias e melhores práticas;
  • potencialização dos resultados obtidos;
  • melhora na experiência fornecida ao shopper.

Como a tecnologia e a automatização de processos podem auxiliar?

Para facilitar a implementação da estratégia, vale a pena contar com o suporte da tecnologia e da automatização. Isso pode auxiliar na comunicação com os fornecedores e distribuidores, agilizar o controle de estoque e de compras, identificar hábitos de consumo dos clientes para definir melhores práticas, entre outros.

Nesse caso, uma dica importante é ter um CRM integrado ao PDV. Com ele, é possível acompanhar dados sobre os shoppers, produtos comprados e características que podem ajudar na segmentação. Assim, ficará mais fácil definir e implementar estratégias em conjunto com a indústria em busca de resultados positivos no estabelecimento. 

Como você aprendeu, investir na relação e na união de forças entre indústria e varejo, é essencial para definir estratégias e trazer benefícios para todas as empresas da cadeia de negócios. 

Ao mesmo tempo, os consumidores se beneficiam da melhoria na experiência de compra que as práticas podem trazer, viabilizando a melhora no desempenho do estabelecimento. Quer conhecer boas ferramentas para colocar essa medida em prática? Acesse o site da IZIO e conheça as nossas soluções!

IZIO

View posts by IZIO
A IZIO é uma empresa especialista em tornar o #varejointeligente, usando #cashback e #crm para administrar o #loyalty. Conectamos as marcas, o varejo, a indústria com o #shopper
Scroll to top
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close Bitnami banner
Bitnami