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Saiba mais sobre a mudança no comportamento de compra do consumidor, os impactos da tecnologia no varejo e veja por que incorporá-la!

Por que a IZIO tomou a decisão de fazer AQUISIÇÃO x DESENVOLVER dentro de casa?

Um dos meus grandes orgulhos na IZIO, bem como de toda a equipe interna, foi a construção de um sistema totalmente modular de CRM e Analytics para o varejo totalmente baseado em APIs. Embora o termo citado possa soar um pouco técnico demais, garanto que a decisão, pelo modelo em questão, nos deu mais liberdade para criarmos produtos e serviços “plugáveis” e “conectáveis” com o mundo exterior.

Assim, como construímos o nosso sistema de forma modular conseguimos também, por exemplo, implementar um módulo de inteligência e insights exclusivos para varejistas, baseado em licenças de uso (IZ Insights). Ou seja, em suma, o que é modular, acaba sendo totalmente “plugável” e foi o que nos ajudou a atingir o nosso objetivo inicial com o produto.

Um dos novos produtos da IZIO, portanto, o IZ Insights, conta com uma equipe de PHDs, estatísticos, profissionais de data mining e engenheiros de dados de alta performance, além de rodar numa nuvem (AWS) e utilizar-se de dados dos varejistas que compram a licença para acessar insights que somente uma “máquina pensante” pode trazer. E, pelo fato de ser “plugável”, qualquer lojista do IZ Loyalty (ou mesmo lojistas que não têm nosso CRM) poderá habilitar esse módulo, dependendo do seu nível de maturidade. 

Mas por que comentei sobre modelo modular, APIs e serviços diferenciados se o objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de aquisição, propriamente dito?

Simples! Porque fazer tudo isso dá muito trabalho e consome um tempo inacreditavelmente grande, além de muito investimento financeiro. 

Coordenar as frentes de trabalho, montar e ter uma equipe multidisciplinar alocada no projeto, discutir sobre as melhores técnicas a serem utilizadas, fazer um MVP (teste em produção), comparar técnicas, escolher insights, convencer um varejo para testar em produção, definir precificação, conhecer os custos de produção e outras coisa mais, faz com que o processo seja quase como a criação de uma nova Startup dentro da empresa.

Imagine, então, quanto tempo demora desde o processo de criação e concepção do produto até o início do MVP? Não é algo trivial e nem um pouco seguro, pois as premissas podem não serem confirmadas. Esse é o nosso dia-a-dia!

Em paralelo a tudo isso, é claro, o mercado vai evoluindo e mudando rapidamente…

1ª etapa: o momento da decisão

Ao longo de 2020, um pouco antes do início da pandemia, a IZIO tinha tomado a decisão de criar uma frente para o desenvolvimento de aplicativos conectados com o CRM IZ Loyalty do Lojista e com funcionalidades de geração de pedidos dentro do APP. 

Seria um aplicativo para ajudar o varejo a passar pela pandemia, dando a ele uma solução paliativa de pedidos digitais com entrega na loja, no modelo de Clique & Retire. 

Afinal, temos uma equipe de programadores muito boa e decidimos alocar parte da equipe para desenvolver e levar ao mercado a solução. 

A decisão de avançar nesse caminho foi rápida, até porque o momento pedia decisões rápidas. A pandemia estava aí e o momento era de oferecer soluções rápidas para o mercado.

Na teoria, tudo parecia muito lógico, pois conhecemos o segmento de supermercados, temos uma equipe excelente de desenvolvedores e equipe de projetos e existe demanda para este produto. Ambiente perfeito!

2ª etapa: o início da construção

Lançamos o produto para teste em abril/2020, bem no início da pandemia. Iniciamos a implementação com um cliente do interior do Rio de Janeiro que possui nossa solução de CRM bem desenvolvida. O cliente aceitou fazer o teste de forma gratuita, pois sabia que teria benefícios.

Aí é que começaram os desafios e apesar da IZIO conhecer bem o segmento de supermercados e varejos de alto fluxo, o APP era um produto muito novo para nossa equipe. Estávamos falando de soluções para Android, iOS, atualizações, manutenção, ajustes que passam pela aprovação do Android/iOS, sincronicidade entre as versões, entre outras questões. 

Percebemos nesse momento que, apesar de termos uma excelente equipe, outras frentes de desenvolvimento interno estavam em andamento também. Eram frentes não MOBILE, que temos total domínio. Eram serviços novos entrando, produtos existentes sendo atualizados com melhorias, novas integrações com ERPs e frentes de caixas, integrações com Uber, iFood, Uber Eats, recarga de celular, desenvolvimento do IZ INSIGHTS, lançamento do novo modelo de CASHBACK FECHADO, lançamento da CARTEIRA DIGITAL para os clientes do VAREJO, entre outras evoluções. Tudo isso dentro do nosso know-how de programação. 

Porém, existia ainda algo novo e para o qual precisávamos olhar; o aplicativo para venda via Clique & Retire e Delivery. Um modelo totalmente fora da nossa expertise. Bem, uma decisão lógica seria a contratação de uma empresa externa para nos auxiliar no processo, pois existem várias empresas nesse segmento.

Novamente mais um novo desafio, pois sempre apostamos na qualidade das nossas entregas e na velocidade da IZIO. 

Abro aqui um comentário, aliás: somos MUITO rápidos e eficientes! Esse é um orgulho de todos dentro da empresa. Nosso lema interno é, inclusive: “Under promise and over deliver”, o que significa, num sentido literal, entregar mais do que o prometido.

Voltando ao tema…

Em Junho/2020 contratamos uma empresa para desenvolver essa frente de aplicativo e percebemos que essas empresas de tecnologia estão realmente abarrotadas de serviços e não possuem realmente uma equipe de profissionais, pois contratam freelancers externos para cada projeto. É uma confusão para eles administrarem as entregas. Não sou contra esse modelo, mas em um cenário com muitas demandas de projetos e escassez de mão de obra, a única certeza que temos é que a chance de dar problemas é alta!

De qualquer forma, essa era a nossa alternativa e seguimos em frente.

Adivinhem? O modelo de terceirizar o desenvolvimento não deu certo e, em paralelo, o mercado de e-commerce continuava acelerando fortemente. Não poderíamos ficar somente num modelo paliativo, mas devíamos fazer algo profissional e perene, para competir de igual para igual com os players de mercado. Afinal, existiam empresas que já operavam muito bem nesse mercado e conseguiram adquirir um know-how muito bom!

Restava à IZIO, então, duas alternativas: (1) Desistir ou (2) Continuar.

Decidimos continuar, mas somente com um nível de entrega PADRÃO IZIO. 

3ª etapa: o nosso momento EURECA!

Por que não adquirimos uma solução pronta no mercado que já estivesse em operação, tivesse bons clientes, que fosse integrável, tivesse o e-commerce completo (Clique & Retire e Delivery) e que também tivesse uma cultura similar à nossa?

Foi aí que chegamos na empresa CASHHUB de Blumenau que possui uma equipe de pessoas fantásticas! Foi amor à primeira vista! Em pouco tempo a IZIO e a Cashhub formalizaram o processo de aquisição e a IZIO passou a ter gente nova atuante e especializada no segmento que tanto perseguimos. Em meados de Janeiro de 2021 assinamos nosso acordo final.

Assim, com a aquisição, a IZIO amplia sua oferta de valor de plataforma de ofertas, de CRM, Analytics, Insights e agora conta também com uma solução de e-commerce de alto padrão e com todos os sistemas IZIO integrados. Incrível, né?

Estamos construindo uma história linda com foco no varejo e tendo pessoas e tecnologia como fatores de crescimento principal!

Estamos muito orgulhosos do caminho que escolhemos seguir.

Aliás, já tem fila de espera para a nova solução de E-commerce com carteira digital, nosso novo produto! 

Se quiser conhecer mais sobre a IZIO e sobre o nosso novo produto (CashHub Full Commerce), me mande um email (euquero@izio.com.br) e informe que viu meu artigo. 

Ficarei feliz em atendê-lo!

 

Christian

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Sou CEO e fundador da IZIO, start-up com foco em Varejo, CRM, Cashback e Pagamentos. Sou totalmente focado em transformar a forma como o varejo se relaciona com seus clientes.
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