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Você tem dificuldades para reter clientes em seu negócio? Saiba como aproveitar a retenção de clientes no varejo e veja dicas imperdíveis para implementar!

6 dicas práticas para a retenção de clientes

A retenção de clientes é essencial para qualquer negócio e se destaca ainda mais no varejo. Ela representa a fidelidade do público, que retorna para comprar em outras oportunidades. Por isso, trata-se de uma opção muito vantajosa para o sucesso. Quer ver?

Quando uma empresa consegue reter clientes, ela não precisa gastar tanto para convencer essas pessoas sobre a compra. É mais fácil e barato falar com quem já teve uma experiência positiva e conhece a sua marca. Além de aumentar a lucratividade, é uma forma de aproximar relacionamentos, de consolidar a imagem no mercado e até de obter crescimento.

No entanto, o processo apresenta alguns desafios — mas que podem ser contornados. Se quiser acertar na retenção de clientes, veja essas 6 dicas imperdíveis!

1. Conheça o público e suas necessidades

A satisfação é um pré-requisito para obter clientes fiéis. As pessoas só vão retornar se tiverem uma ótima experiência, acima da média. Para oferecer isso, o ideal é conhecer bem o público e suas exigências.

Saiba quem é o seu consumidor médio e o que seus clientes esperam dos produtos, do atendimento e de todo o relacionamento. Ao considerar isso, é possível criar as condições adequadas para disponibilizar o que cada um procura.

2. Monitore o mercado e os concorrentes

Conhecer o mercado não significa olhar apenas para o público. É preciso analisar a situação de maneira completa, até para entender o que está em alta e o que é mais indicado. Vale a pena, então, realizar um monitoramento robusto de mercado.

Verifique, por exemplo, o que empresas líderes de seus segmentos fazem para reter clientes. Compreenda quais são as novidades no varejo inteligente e o que realmente impacta o shopper. Não menos importante, analise a concorrência e entenda o que os competidores oferecem nesses termos. Assim, sua gestão de clientes será mais eficiente.

3. Mantenha um contato próximo

Depois de reconhecer todos esses aspectos importantes, é crucial estabelecer um relacionamento com o cliente. Afinal, as pessoas não querem ser contatadas apenas quando há uma oferta ou lançamento. Na verdade, o público espera um contato mais humanizado, confiável e consistente.

É por isso que algumas estratégias de marketing são eficientes. O envio de e-mails com conteúdos de relevância — e que não sejam promocionais — é uma boa saída para nutrir esse contato. 

Também é interessante atuar nas redes sociais e realizar ações de valorização e contato com o público. Quanto mais próximo o shopper se sentir, maiores são as chances de ele voltar.

4. Ofereça soluções personalizadas

Já que a experiência tem tanto impacto na fidelização de clientes, é fundamental investir na personalização. Ao criar ofertas customizadas, a atenção do público é maior, além de melhorar a percepção sobre a marca.

É o caso de enviar ofertas com base nas últimas compras ou nos interesses que o shopper já demonstrou ter. Dessa forma, é possível garantir um contato diferenciado e que dificilmente será imitado pela concorrência.

5. Crie um programa de fidelidade

Outra maneira de fazer com que o público retorne é ao elaborar um programa de fidelidade. A ideia é fazer com que quem compra mais ou mais vezes, tenha maiores benefícios. Assim, seu negócio “premia” a recorrência do cliente, o que gera vantagens para ambos os lados.

É preciso ter cuidado ao definir as regras, as condições e os prêmios. Tudo precisa ser justo, bem explicado e consistente para todos. Além disso, é importante comunicar essa “oferta” e demonstrar que se trata de algo vantajoso para o público e diferenciado em relação aos concorrentes.

6. Adote o cashback como estratégia

Por falar em programa de fidelidade, vale a pena apostar, especificamente, na oferta de cashback. Essa é uma alternativa que se baseia no reembolso, pois o cliente recebe de volta parte do que gastou. Depois, ele pode gastar o saldo acumulado em novas compras e, assim, obter descontos.

O uso da tecnologia certa faz a diferença e é por isso que vale a pena recorrer ao IZ Pay. O recurso permite atrelar as ofertas ao CPF e devolver, com facilidade, o reembolso. Também gera relatórios completos e favorece a gestão de clientes. Para melhorar, o shopper pode acompanhar o saldo e ficar por dentro do quanto economizou.

Para melhorar essa e outras estratégias, é possível adotar o IZ Loyalty. Essa ferramenta integrada ao PDV se junta ao recurso de cashback e favorece a análise de comportamento. Assim, há como encontrar o match perfeito entre produto e CPF, permitindo criar ofertas personalizadas.

A retenção de clientes exige planejamento e as ferramentas certas no relacionamento com o shopper. Com o uso dessas técnicas, será muito mais fácil consolidar um bom desempenho e construir uma base fiel de compradores.

Já que a tecnologia é indispensável, conheça a IZIO e veja como nossas soluções podem ajudar!

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1 Comment

  1. […] essa abordagem, seu negócio retém os clientes com maior facilidade. Assim, há uma redução nos custos necessários para vender, já que a […]

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