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Conceito de crise e queda nas vendas

Queda nas vendas e faturamento? Confira maneiras de lidar com o problema

Um dos grandes problemas do varejo, principalmente durante épocas de crise financeira, é a queda nas vendas e do faturamento.

Os principais motivos para esse problema são clientes inativos, perda de clientes, concorrência acirrada. Também é comum a queda de movimento em épocas específicas, ao contrário do que acontece em datas comemorativas, como final e começo de ano.

Vale lembrar que uma pesquisa de mercado ajuda muito a reduzir esse problema, avaliando como a concorrência atua e o comportamento do consumidor nesse período determinado. 

Vamos mostrar algumas dicas para você conseguir contornar essa dificuldade e conseguir se recuperar das perdas. Confira!

Faça um bom planejamento financeiro

É comum que diferentes administradores cometam erros quando se trata de planejar as finanças em época de sazonalidade, devido ao alto volume de vendas, como Páscoa e Natal.

O aumento nas vendas estimula o investimento errado do dinheiro, transformando o setor financeiro. Algumas vezes, fazem investimentos exagerados ou compram materiais para estocar sem necessidade.

O planejamento financeiro deve considerar todas as épocas sazonais em que o dinheiro corre mais fácil. O varejo inteligente faz o seguinte: aproveita o faturamento de épocas especiais para aproveitar durante o ano todo.

Crie promoções de início de ano

Para contornar a queda nas vendas do varejo é importante fazer promoções e outras diferentes soluções para atrair os consumidores.

Uma delas é a célebre liquidação, em que o lojista disponibiliza produtos com baixa saída por um preço vantajoso para o cliente, ou seja, com descontos que realmente valem a pena.

Outra coisa que pode ser feita é colocar as mercadorias em excesso no estoque para serem vendidas em combos. Para isso, o gestor deve reunir produtos com características semelhantes ou complementares e vendê-los em conjunto com algum desconto.

Aposte no marketing em combate à queda nas vendas

O marketing é um investimento que o varejo realiza, não se trata de um simples custo. Ele só representa prejuízos quando é mal direcionado.

A finalidade de uma campanha de marketing é garantir retorno financeiro em curto, médio ou longo prazo. Desse modo, ele pode compensar a queda no faturamento de uma loja.

O varejista pode apostar no marketing digital, cujos custos são menores, para reduzir os impactos negativos provocados pela queda nas vendas.

Nesse contexto, links patrocinados costumam ter sucesso. São anúncios efetuados em ferramentas de busca, como o Google. Quando o usuário digita certas palavras ou termos (chamados palavras-chave), eles aparecem na lista de resultados.

O marketing de conteúdo também é uma estratégia que otimiza o relacionamento com o cliente. Por meio dele, a empresa oferece aos consumidores, postagens com informações relevantes que atraem a atenção do público para seu negócio.

Mantenha controle sobre o fluxo de caixa

A manutenção do fluxo de caixa é fundamental para lidar com a queda nas vendas e no faturamento. Qualquer loja de varejo requer organização financeira, relativa aos rendimentos, às finanças em dia e aos investimentos.

O fluxo de caixa avalia o saldo disponível do negócio e a partir desse valor, faz um balanço mais preciso de quanto a empresa tem, quais são as despesas efetivas e como foram aplicadas.

Use a comunicação com o cliente

Apostar na retenção daqueles clientes que já vêm comprando na loja é uma ação importante na gestão de clientes e na financeira.

Para obter sucesso nessa iniciativa, é recomendado apelar para a recorrência na comunicação com esses clientes. Essa constante comunicação funciona como uma medida preventiva para evitar, ou diminuir, a perda de clientes.

Considere que é bem mais fácil fazer com que ele permaneça comprando do que voltar a comprar após um tempo afastado do seu negócio.

Vale a pena também manter uma comunicação eficiente porque ela permite detectar alterações no comportamento do consumidor. Existe uma tendência de que a fidelização de clientes em uma empresa específica seja cada vez mais frágil.

Consequentemente, o varejista deve provar aos clientes que sua empresa é a melhor opção para que eles realizem suas compras.

Analise os preços praticados na empresa

O preço será sempre um diferencial. Embora a qualidade do atendimento e dos produtos também sejam relevantes, considere que a queda no faturamento pode decorrer de uma crise econômica geral ou pessoal.

Em situações assim, fica muito difícil comprar, já que os preços ficam muito acima da média de mercado. Mesmo clientes fidelizados acabam tendo que se afastar para poupar dinheiro.

É óbvio que o varejo precisa de lucros. Contudo, se a margem de lucro extrapolar os limites, os clientes deixarão de comprar em sua loja. Já que podem existir empresas que também ofereçam bom atendimento e bons produtos, por preços mais acessíveis.

Enfim, para evitar a queda nas vendas e a queda no faturamento, é importante inovar. Por isso, a IZIO e o IZ Loyalty podem ajudar você a melhorar o relacionamento com o cliente.

O IZ Loyalty é o único CRM que capta informações dos clientes diretamente do PDV. Assim, fica mais fácil tomar decisões baseadas em dados.

Gostou dessas dicas? Então, não perca tempo, aproveite e conheça o IZ Loyalty!

IZIO

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