Entenda o que é cashback e veja como essa estratégia vai ajudá-lo a aumentar o ticket médio dos clientes sem mexer nas suas margens de lucro. Confira!

O que é cashback?

Podendo ser traduzido como “dinheiro de volta” ou “reembolso”, cashback é um termo que se refere a um dos mecanismos promocionais mais conhecidos atualmente, beneficiando consumidores e empresas. 

Como o nome sugere, do ponto de vista do consumidor, o cashback significa recuperar o dinheiro em troca das compras. Do olhar do varejista, ele é o dinheiro pago de volta aos clientes depois que eles fazem uma compra — uma espécie de recompensa. 

O valor reembolsado é normalmente uma porcentagem do valor que o cliente gastou em um item. A porcentagem desse cashback varia de varejista para varejista, com algumas empresas oferecendo taxas de reembolso mais altas do que outras.

Com o cashback, o varejista não precisa reduzir a margem de lucro de seus produtos, o que impede a subavaliação de sua proposta. Ao mesmo tempo, ele é capaz de fornecer um incentivo financeiro aos consumidores. Isso permite satisfazer os clientes sem desvalorizar os produtos e/ou serviços e sem diminuir o valor do core business.

É importante pontuar que uma estratégia de cashback é normalmente fruto da parceria do varejista com um fornecedor de tecnologia especializada nesta prática. Uma aplicação tecnológica é disponibilizada nas lojas físicas e virtuais para “administrar” os valores dos reembolsos, entre outras funcionalidades, de modo a garantir, por exemplo, que a lucratividade não seja prejudicada.  

Quais são as vantagens de uma estratégia de cashback

Se você digitou “o que é cashback” no Google é porque, de alguma maneira, notou que este termo entrou para o vocabulário nacional nos últimos tempos. Portanto, chegou ao artigo certo.

As estratégias de cashback são um fenômeno relativamente jovem, mas de rápido crescimento. Elas certamente vão começar a fazer parte do dia a dia do seu empreendimento varejista; do contrário, seu negócio vai ser engolido pela concorrência.

Achou essa afirmação forte? Então continue lendo para entender em profundidade o que é cashback e por que você deve adotá-lo na estratégia comercial da sua empresa!

Agora que já entendemos de maneira bem prática o que é cashback, vamos pontuar os benefícios que os varejistas obtém ao montar uma estratégia de cashback. Confira nos tópicos que seguem.

Estímulo à fidelidade do cliente

As promoções de reembolso estimulam a demanda em vários momentos. Para tal, os gestores precisam de uma perspectiva mais ampla do que é habitual para avaliar a eficácia de uma campanha — em termos absolutos ou em relação a outras atividades destinadas a impulsionar as vendas. 

Uma das razões para que os gestores adotem uma estratégia de cashback é a fidelização do cliente. De acordo com um estudo recente, a maior parte do dinheiro obtido pelos consumidores por meio do cashback são gastos novamente na empresa que o concedeu.

Aumento do ticket médio

Os autores da pesquisa que acabamos de citar também destacam que varejistas que têm uma estratégia de cashback também obtém aumento do ticket médio de seus clientes. 

Isso porque quanto maiores forem as compras maiores são os percentuais de reembolso, o que, muitas vezes, faz com que os consumidores concentrem compras que normalmente fariam em vários fornecedores em uma única loja.

Vale destacar que esse aumento de ticket médio acontece sem mexer na margem de lucro do varejista. Ele não precisa, por exemplo, cortar sua margem para reduzir o valor do produto e, assim, estimular uma compra maior que o habitual do cliente. 

Apelo à compra inteligente

Nos últimos anos, os consumidores têm se tornado bastante críticos com seus hábitos de consumo. Desse movimento nasceu o conceito de “compra inteligente” que, em síntese, remete a adquirir produtos e serviços com benefícios tangíveis, em detrimento da compra por impulso (pelo simples prazer de ter algo).

Neste sentido, uma estratégia de cashback dialoga diretamente com o conceito de consumo inteligente. Afinal, ao realizar uma compra, o cliente vai obter um percentual do valor pago de volta. 

Simplificando, as ações de cashback são uma ótima oportunidade para o varejo aumentar as vendas, aumentar o volume através de seus canais e recompensar seus clientes. Elas criam um círculo virtuoso que ajuda a potencializar as vendas e, ao mesmo tempo, fidelizar consumidores.

Conheça Iz Pay, o melhor sistema de cashback

Por fim, queremos também lhe apresentar o Iz Pay, o melhor sistema de cashback do mercado brasileiro. A solução é um hub gerenciador de ofertas com a qual é possível promover compras recorrentes sem reduzir a margem de lucro.

A plataforma Iz Pay é bastante simples de ser usada pelo consumidor, ele pode baixar o aplicativo no celular e ali administrar seus créditos de cashback (vinculados ao CPF). 

Além de planejar ações promocionais, segmentar e distribuir ofertas a um público específico, com o Iz Pay você também tem relatórios inteligentes para analisar os resultados de suas campanhas e muito, muito mais.

Não importa se você trabalha apenas com lojas físicas ou somente com e-commerce, ou mesmo se mescla essas duas frentes de atuação. Com o Iz Pay, você vai colocar o seu negócio na era digital, potencializar suas vendas e aumentar sua lucratividade!

Você conseguiu entender o que é cashback e que vantagens seu empreendimento pode obter com essa estratégia? Visite nosso site para conhecer todos os detalhes sobre o Iz Pay, o sistema que atende todo tipo de varejo!

IZIO

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