Gerar valor para o cliente: mulher comprando no supermercado

Gerar valor para o cliente: 4 maneiras e os benefícios para sua empresa

Você sabe o que é gerar valor para o cliente? O conceito busca mostrar que a satisfação do consumidor é o foco do seu estabelecimento, indo além de apenas suprir as necessidades dos compradores, mas superar as expectativas para que ele tenha uma percepção melhor sobre a marca. 

Assim, essa é uma estratégia mais subjetiva, que não se relaciona com preços ou um fator que possa ser facilmente quantificado. Ela trata da maneira como o cliente enxergará o seu estabelecimento, fator decisivo para a decisão de compra. Portanto, a estratégia é importante para quem deseja obter melhores resultados e ter reconhecimento no mercado. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas dicas sobre como gerar valor para o cliente e os benefícios que isso trará para o seu negócio. Vamos lá?

4 maneiras de gerar valor para o cliente

Nem sempre é fácil entender como gerar valor para o cliente de maneira prática, então separamos 4 dicas que podem ajudar na criação de boas estratégias na sua empresa. Confira!

1. Entenda as necessidades do público

Você sabe o que o público precisa e busca nos estabelecimentos? Essa compreensão ajuda a entender as dores e anseios do consumidor, permitindo a elaboração de estratégias mais eficazes. Isso tem relação com vários fatores que vão desde o mix de produtos até o suporte ofertado pela empresa.

Para conseguir respostas, vale fazer estudos de mercado e investir na coleta de feedbacks dos consumidores. Outra prática é a disposição para ouvir: nada melhor do que a conversa entre os vendedores e o comprador para identificar as reais necessidades, a fim de ajudar na solução do problema. 

2. Acompanhe as tendências do mercado

O mercado sempre traz respostas interessantes sobre o que os consumidores procuram. Então a empresa precisa acompanhar tendências e analisar a concorrência para descobrir novas práticas que possam otimizar o atendimento e gerar mais valor.

O foco é ter uma postura proativa e inovadora, que ajuda a conquistar o cliente, especialmente quando traz mais facilidades para a rotina — o autoatendimento ou uso de aplicativos para desconto, por exemplo, são opções de destaque. 

Aqui, também vale incluir aqueles concorrentes indiretos, que não trabalham exatamente com os mesmos produtos, mas oferecem substituições que podem agradar o consumidor. Um açougue ou uma padaria, por exemplo, concorrem com o supermercado. Portanto, eles também podem trazer insights interessantes sobre como abordar os clientes e melhorar a experiência. 

3. Proporcione um atendimento de qualidade

Os colaboradores que têm contato com o público, mesmo que não trabalhem diretamente com o atendimento, precisam estar preparados para causar uma boa impressão e tratar todos os clientes com educação e disponibilidade para ajudar, mesmo que seja encaminhando o comprador ao setor correto ou a um vendedor. 

Além disso, os responsáveis por atender os clientes precisam ter informações completas para repassar aos clientes, a fim de esclarecer as dúvidas que surgem durante o processo de compras. Outro ponto é a adoção de uma postura proativa, que busque oferecer as soluções mais adequadas conforme as informações repassadas pelo consumidor. 

Por fim, o cliente deve ser prioridade, com um atendimento ágil. Se um colaborador deixa de atender por optar manter o foco em uma atividade interna que poderia ser adiada, por exemplo, o comprador pode sentir que não há disposição para oferecer o suporte procurado. Isso pode influenciar na decisão de compra, inclusive fazendo com que ele desista da espera e se dirija a outro local. 

4. Foque na boa experiência no PDV

A experiência na loja não se limita ao atendimento: todo o ambiente influencia a percepção do cliente. Portanto, o estabelecimento deve estar bem organizado e limpo, garantindo um local agradável para as compras. 

Também valem investir em outras práticas que melhorem a experiência, como uso de música ambiente, cuidados em relação aos sanitários e bebedouros, criação de ações de fidelização, uso de sistemas adequados, entre outros. A ideia é fazer com que o cliente sinta que é acolhido pela empresa e tenha mais conforto

Benefícios de gerar valor para o cliente na sua empresa

Conseguir gerar mais valor para os consumidores traz diversos benefícios para a empresa. O primeiro é o diferencial competitivo, permitindo que o seu estabelecimento se destaque da concorrência ao oferecer experiências agradáveis aos clientes. 

Outra vantagem é a fidelização: quando o consumidor tem a percepção de maior valor em relação a sua marca, é mais provável que ele retorne em outras oportunidades. Também há mais chances de que ele faça indicações aos amigos, ajudando na atração de clientes. 

Tudo isso reflete em questões como reputação da empresa, imagem perante o mercado e faturamento mensal. Para isso, vale a pena investir no uso de ferramentas de gestão integradas ao PDV, como as soluções da IZIO, que podem ajudar na gestão de clientes e ofertas, e na criação de um bom relacionamento com o consumidor. 

Com essas dicas sobre como gerar valor para o cliente, o seu estabelecimento pode criar estratégias eficazes para obter melhores resultados. Mas não se esqueça de ter boas soluções para auxiliar na implementação de medidas. 

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