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Fidelizar clientes em supermercados: casal fazendo compras em supermercado

Fidelizar clientes em supermercados: 9 passos para colocar em prática

Hoje o número de supermercados está se multiplicando em todo o País. Já existem grandes redes consolidadas no mercado e novas parcerias e estabelecimentos vêm surgindo a cada dia. O que fazer para seu estabelecimento ser o favorito das pessoas na hora de fazer suas compras? Esse é o maior desafio de todos os varejistas do ramo, pode ter certeza.

O grande segredo é atrair novos clientes e conhecer os atuais. Já pensou se você precisasse conquistar seu cliente apenas uma vez e, depois disso, ele continuasse a comprar no seu supermercado? Isso por muitos e muitos anos, e ainda indicando o seu estabelecimento a amigos e parentes?

Será que é possível tornar um cliente fiel, fazê-lo acreditar nos seus serviços e produtos e que tenha preferência pelo seu supermercado? Sim, é possível! Inúmeros outros varejistas já sacaram as ideias geniais para fazer com que isso aconteça. Descubra agora quais são os 9 passos inteligentes para fidelizar clientes em supermercados.

Benefícios da fidelização de clientes em supermercados

Muitos estabelecimentos deixam de investir em boas práticas de fidelização por não entenderem de que maneira isso pode beneficiar seu negócio. São várias as vantagens, por exemplo, o aumento das vendas e melhoria nos resultados. Além disso, os clientes fidelizados podem ajudar na atração de novos consumidores por meio da propaganda “boca a boca”.”

É normal que as pessoas troquem experiências e indicações sobre estabelecimentos. Logo, fidelizar clientes em supermercados é uma maneira de ampliar a publicidade, sem precisar fazer investimentos diretos. Ainda, o custo das estratégias de fidelização costumam ter um valor inferior ao custo de aquisição de clientes. Ou seja, também é possível reduzir despesas no supermercado.

Se interessou pela solução? Conheça agora 9 passos para fidelizar clientes em supermercados!

9 passos para a fidelizar clientes em supermercados

Separamos as principais formas para fidelização de clientes em supermercados, para ajudar você a aumentar suas vendas e diminuir despesas.

São elas:

1. Ofereça um excelente atendimento durante as compras

Tudo pode acontecer no interior de uma loja. Filas longas, vendedores indelicados, insistentes ou ausentes, loja desorganizada, ausência de preço nos produtos, entre outros.

Acontecimentos desse tipo podem fazer o cliente desistir de uma compra planejada. Segundo especialistas, cerca de 85% da clientela decide o que levar para casa quando está na loja. Portanto, preocupe-se em ter um ambiente planejado e que atraia os clientes. Lembre sempre da frase:

“Um cliente satisfeito irá transmitir a sua satisfação para quatro ou cinco amigos, mas um insatisfeito contará seus problemas ao dobro de pessoas”. 

Por isso, a excelência no atendimento ao cliente é primordial. Porém, para conquistar o seu cliente efetivamente, esse aspecto por si só não basta. É mantendo um canal de atendimento fora da loja que vai diferenciar o seu estabelecimento dos demais. Ademais, fará com o que o seu cliente priorize a ida ao seu supermercado diante das demais opções.

2. Ofereça um excelente atendimento pós-venda

O atendimento pós-venda é um elemento importantíssimo para tornar seu cliente fiel ao seu supermercado. Isso porque, com esse serviço oferecido, a empresa demonstra responsabilidade pelos produtos e serviços que vendeu.

Diversas formas de pós-venda podem ser adotadas com sucesso. A principal ferramenta é a terceirização de centrais de telemarketing. Nesse serviço, o cliente entra em contato através de um número de discagem gratuita (0800) e o atendimento presta as informações solicitadas. Também pode servir de ouvidoria para dúvidas, reclamações e sugestões.

É um excelente canal empresa-cliente, já que tenta solucionar dúvidas e problemas dos clientes. Portais de autoatendimento no próprio site da empresa na internet também são boas ferramentas de atendimento pós-venda.

Desse modo, manter um portal no site com pessoas especializadas por trás dele para atender, é vantajoso, pois o custo é baixo, sendo muito eficiente.

3. Uso das redes sociais para envolver os clientes

As redes sociais são um canal direto de comunicação. Use esse meio dinâmico para direcionar promoções, sorteios e eventos que atraiam a atenção das pessoas e as motivem a se envolverem mais com o seu supermercado.

A sua marca pode falar com o público, ouvi-lo, responder dúvidas e conhecer suas necessidades e demonstrar seu real interesse por ele. É importante ter uma conta no Twitter, no Facebook e até mesmo no Instagram.

Crie algo que mantenha o cliente conectado com sua marca. Por exemplo: postagens informativas sobre alimentação, saúde e qualidade de vida, dicas de cuidados para a casa, entre outros. Isso faz com que a marca seja sempre lembrada.

Lembre-se do velho ditado “quem não é visto não é lembrado!”. Então, tenha esse diferencial e valorize o uso das redes sociais.

4. Conheça a sua concorrência

Para ser imbatível na fidelização de clientes em supermercados e superar a concorrência, descubra o que ela faz e tente fazer igual, ou melhor. Saiba o que os outros supermercados estão realizando para tornar seus clientes fiéis e use essas informações a seu favor. Entender o concorrente, direciona o que você tem que fazer e serve para compreender o que funciona ou não, sem desperdiçar tempo e recursos.

Uma estratégia bastante usada por vários segmentos, não somente supermercados, é ter clientes ocultos. Clientes ocultos são pessoas contratadas para visitar uma empresa e passar por uma experiência de compra, e depois montar um relatório detalhado da experiência que tiveram.

Assim, é simulada a jornada de compra, sendo possível identificar pontos de melhoria. Além disso, saber o que a outra marca fez para fidelizar o cliente é útil para planejar métodos alternativos para superar a concorrência.

Utilizar a estratégia que teve êxito ou até mesmo melhorar, adaptar e incorporar no atendimento é uma ação afirmativa e eficaz, não tenha dúvidas.

5. Trabalhe para recuperar clientes inativos

Quando se fala em fidelizar clientes em supermercados, também é importante trabalhar para recuperar clientes inativos.

A ideia é: que se o consumidor se afastou, é preciso entender o motivo e criar estratégias que façam ele retornar ao estabelecimento. Seja por meio de ofertas ou práticas que demonstrem que lá é o melhor lugar para compras.

Vale entrar em contato com o consumidor para entender o motivo do afastamento, lembrar sobre as ofertas do estabelecimento e mostrar soluções que podem ser interessantes para ele. Desse modo, é possível atraí-lo novamente para tentar a fidelização, evitando novos afastamentos.

6. Ofereça ofertas personalizadas

As ofertas são bastante comuns nos supermercados, mas você já pensou em personalizá-las? O objetivo é oferecer mais valor aos consumidores, mostrando promoções que são mais adequadas ao perfil dele.

Nesse caso, é preciso ter dados sobre as compras anteriores dos clientes para segmentar os perfis. Depois, você pode criar ofertas personalizadas que serão enviadas apenas para os grupos de consumidores que tenham maior interesse.

Isso também demonstra maior preocupação do supermercado em conhecer o público e apresentar opções atrativas, sem se limitar às ofertas generalistas, comuns em todos os estabelecimentos.

7. Tenha bons canais de comunicação

A fidelização tem relação com o atendimento e a comunicação com o cliente. Portanto, é necessário ter canais adequados para que ele consiga entrar em contato e tenha acesso às informações sobre o estabelecimento. Aqui, uma dica importante é saber desenvolver uma estratégia omnichannel.

O objetivo é alinhar as informações, postura e qualidade do atendimento nos diferentes canais, enquanto oferece opções variadas para agradar os diferentes perfis de consumidores. Isso cria um atendimento mais acessível e existem vários meios disponíveis como: telefone, e-mail, redes sociais, aplicativos e o próprio site.

8. Crie um programa de fidelidade para supermercados

Além de todos os fatores que foram ditos aqui, o programa de fidelidade é o fator decisivo para ter um cliente fiel. Essa estratégia é assertiva e vai fazer com que as pessoas confiem e prefiram o seu estabelecimento dentre os outros inúmeros supermercados.

Seu cliente se cadastra em seu sistema e, a partir dali, você pode ter um contato direto quando desejar. Sendo assim, você pode enviar informações importantes, conteúdos de instrução, informações sobre novidades, sorteios e descontos especiais.

Esse tipo de estratégia aumenta a participação de clientes antigos e a porcentagem de novos, proporciona a retenção de shoppers, melhora e incentiva o fluxo de compras. Impossível não conseguir reter um cliente com um programa de fidelidade!

9. Conte com um sistema para coleta e análise de dados de clientes

Para colocar todas essas estratégias em prática, é importante coletar e analisar dados do público para entender quais são as necessidades e desenvolver melhores estratégias. Portanto, é preciso ter um sistema que permita fazer uma boa gestão dessas informações, como a ferramenta da Izio. Você já conhece?

Temos soluções integradas ao PDV, que ajudam a analisar os clientes, criar e gerir ofertas para atrair e fidelizar clientes em supermercados. Com ela, será muito mais fácil conhecer quem está comprando na sua loja. E assim, agir de forma assertiva nas suas ações e campanhas de marketing. 

É possível capturar todas as informações de compra dos seus clientes diretamente do caixa, conhecer seu cliente e criar ofertas específicas que aumentam suas vendas. E não se esqueça que clientes fidelizados ficam imunes às ofertas da concorrência! 

Em geral, eles preferem a pontuação, os benefícios do programa de fidelidade e o relacionamento que tem com você. 

Por isso, vale a pena fidelizar clientes em supermercado para melhorar os resultados do seu negócio! Se você gostou das nossas dicas, aproveite para acessar o nosso site e conhecer mais sobre as soluções da IZIO para o seu supermercado!

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