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Ruptura de estoque: supermercados com uma das prateleiras vazia

Como evitar a ruptura de estoque? 4 dicas infalíveis

Como o próprio nome sugere, a ruptura de estoque não é algo positivo. Basicamente, isso acontece quando o cliente procura algum produto nas prateleiras e ele não está disponível e costuma ser uma situação bastante frustrante.

E a situação se agrava se isso acontecer com produtos básicos e de alta rotatividade. Assim, entender como evitar a ruptura de estoque é primordial para impedir que o cliente tenha uma experiência de compra ruim e o seu aprovisionamento saia do controle.

Por esse motivo, trouxemos neste post 4 dicas muito interessantes que vão contribuir para a fluidez do seu estoque. Continue com a gente e entenda como evitar a ruptura de estoque.

Saiba o que é a ruptura de estoque 

A gente sabe que controlar o estoque é uma das maiores dificuldades das empresas de varejo. Mas antes de começarmos a conversar sobre o assunto de maneira mais aprofundada é importante deixar bem claro o conceito de ruptura de estoque.

Como já introduzimos, a ruptura acontece quando um cliente vai em busca de um produto e percebe que ele está em falta. Isso é um problema, pois a recorrência gera frustração e pode causar uma impressão ruim no cliente, como o sentimento de que a sua empresa é desorganizada e não possui itens básicos no estoque.

Além de vender menos, você ainda corre o risco de perder espaço para a concorrência. Se isso acontece com frequência, o comportamento do consumidor pode ser deixar de comprar na sua empresa. Outra possibilidade é adquirir um produto parecido de outra marca e acabar se decepcionando, por exemplo.

Descubra o que pode ocasionar esse problema

Existem muitas razões para uma ruptura de estoque. E mesmo sendo um problema comum que compromete a fidelização de clientes no varejo, especialmente no ramo alimentício e farmacêutico, pouco se faz para corrigir essa falha que aparenta ser inocente, mas que pode gerar grandes prejuízos.

Dentre elas podemos citar algumas mais relevantes. São elas: Longas negociações com fabricantes, falta de controle de demanda, demora na reposição e falha no processo de compra. A boa notícia é que com um pouco de dedicação é possível evitar que isso aconteça. Entenda!

Confira 4 dicas sobre como evitar a ruptura de estoque 

Se a recorrência da falta de produtos está prejudicando os seus negócios está na hora de mudar essa realidade. Afinal, a falta de produtos no ponto de venda (PDV) é uma consequência direta da falha no estoque.

Mas como garantir um bom relacionamento com o cliente e evitar que ele encontre as gôndolas vazias? Veja as dicas a seguir!

1. Crie um sistema integrado

Com o avanço das tecnologias é possível encontrar muitas ferramentas de gerenciamento para gerenciar o seu negócio. Um sistema integrado permite o registro das entradas e das saídas, assim como emitir relatórios de sazonalidade, de modo que você entenda quando a demanda é maior. Assim, vai ser mais difícil ter sobra ou ruptura de estoque.

2. Invista na capacitação dos colaboradores

Não adianta ter um sistema integrado se os colaboradores não são treinados para realizar uma boa gestão de estoque. Por esse motivo é importante investir em capacitação para uma boa execução dos processos implementados.

3. Dê prioridade aos produtos de alto giro

Os itens com mais saída do seu estoque precisam ter prioridade na hora da compra, afinal, o consumidor tem menos expectativas com relação a produtos que não são comumente adquiridos. Por outro lado, a frustração é muito maior se ele não encontra o produto carro-chefe do seu negócio, por exemplo. Sendo assim, priorize a reposição desses itens.

4. Fique de olho na sazonalidade

Para entender como evitar ruptura de estoque você também precisa se atentar às condições sazonais. Afinal, alguns itens têm mais saída em determinadas épocas do ano. Analisar isso é muito importante para não perder oportunidades ou acabar com sobras.

Para entender como evitar ruptura de estoque você precisa de organização associada a um sistema integrado e processos otimizados. Para isso, faça um mapeamento do seu fluxo de vendas, planeje as compras de acordo com a demanda e treine seus colaboradores. Você vai sentir a diferença em pouco tempo.Se esse conteúdo foi relevante para você, aproveite para conhecer todas as soluções da IZ Loyalty para a sua empresa!

IZIO

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