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Pessoa marcando uma caixa de satisfação do cliente com a melhor avaliação

Cliente promotor: 4 dicas de como transformar os shoppers do seu varejo

Em um mercado onde o comportamento do consumidor muda rapidamente é essencial analisar qual a opinião dos seus clientes sobre o seu negócio, afinal, medir a satisfação do comprador é uma forma de mensurar o seu engajamento com a empresa e a força da marca. Da mesma forma, contribui para que você possa direcionar os seus esforços e aprimorar seus serviços.

Mais importante do que ter uma grande rotatividade de pessoas comprando é fidelizar aqueles que já fizeram negócio para que exista recorrência. Quer saber como fazer isso? Confira com a gente 4 dicas imperdíveis para transformar um consumidor comum em um cliente promotor!

Entenda o que é um cliente promotor e qual a sua importância

Um cliente promotor para o NPS – Net Promoter Score é aquele que oferece notas acima de 8 e fica tão satisfeito com a experiência na empresa que não só indica os serviços e produtos para amigos e familiares, como faz divulgação de maneira gratuita e genuína.

Geralmente esse é um cliente engajado que defende a marca, acompanha os lançamentos e compartilha suas compras nas redes sociais. Ter esse tipo de consumidor aliado é muito bom, pois fortalece a imagem da empresa no mercado e gera autoridade e credibilidade. Por isso, um varejo inteligente tem como meta conquistar mais clientes desse tipo.

Veja 4 dicas para transformar seus consumidores em clientes promotores

Melhorar o relacionamento com cliente é uma grande sacada para quem deseja obter sucesso no varejo e conquistar um público engajado com a marca. Portanto, se você não sabe por onde começar, continue conosco e confira as 4 dicas que selecionamos para ajudar no sucesso do seu empreendimento.

1. Proporcione uma boa experiência ao consumidor

Com o advento da internet, o comportamento do consumidor tem se tornado mais exigente. Dessa maneira, proporcionar uma boa experiência de consumo vai muito além de vender produtos e serviços.

Dessa forma, as marcas precisam imprimir seus valores de modo a gerar emoções e identificação com a empresa. Isso aumenta a recorrência e o engajamento dos clientes.

2. Invista em branding para conquistar o cliente promotor

Fazer sua empresa brilhar em meio a tantas concorrentes, não é tarefa simples. Nesse contexto, para melhorar sua gestão de clientes, apostar em branding pode ajudar muito. 

Afinal, essa é uma ferramenta que busca gerenciar a marca como um todo, alinhando suas ideias com a identidade visual, linguagem e até mesmo a forma como ela se apresenta nas redes sociais.

Isso vai contribuir para atrair e gerar a fidelização de clientes que se conectem com os seus produtos e a sua proposta. Com um trabalho bem feito é possível que os consumidores tenham mais interesse em usar a sua marca e todo o valor agregado a ela do que efetivamente os produtos em si.

3. Garanta um atendimento rápido e eficiente

Provavelmente você já passou pela situação de solicitar um atendimento e levar muito tempo para receber uma resposta. Se você se lembra da sensação, além da insatisfação, isso gera uma insegurança enorme. Dependendo do caso o cliente pensará duas vezes antes de voltar a fazer negócio com medo de ficar desamparado caso ocorra algum problema.

Por outro lado, quando você presta um atendimento rápido e eficiente, o consumidor costuma ficar bastante satisfeito e tende a se tornar um cliente promotor. Portanto, invista em um canal de atendimento diferenciado e próximo, buscando de fato entender e resolver as demandas apresentadas. Isso vai fazer toda a diferença para o seu NPS, pode apostar.

4. Surpreenda o shopper

Se você deseja superar a concorrência é preciso ir além do convencional. Proporcionar experiências marcantes e surpreender o shopper, ou comprador, certamente vai adicionar uma estrela a mais na sua classificação.

Um mimo em datas comemorativas, estabelecer políticas de cashback, ou enviar um brinde extra junto com as compras, certamente fará com que ele queira repetir a compra e ainda indique a empresa para um amigo.

Como é possível perceber, não é tão difícil quanto parece conquistar um cliente promotor para o seu empreendimento. Com a estratégia de branding correta e um interesse genuíno em proporcionar a melhor experiência possível para o shopper, automaticamente o seu nível no NPS vai subir. Invista no engajamento e proximidade com o consumidor e você vai ganhar muito mais do que vendas.

Quer melhorar ainda mais o seu negócio? Então, aproveite e veja também 4 dicas para evitar o efeito rebote no varejo!

IZIO

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A IZIO é uma empresa especialista em tornar o #varejointeligente, usando #cashback e #crm para administrar o #loyalty. Conectamos as marcas, o varejo, a indústria com o #shopper
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