fbpx
Os horarios dos Paulistas no Supermercado na Quarentena

Estudo – Os novos horários de compras dos Shoppers durante a quarentena

Ir ao supermercado em meio à quarentena no Estado de São Paulo é uma das poucas coisas que ainda podemos fazer. Para evitar aglomerações e riscos de contágio pelo COVID-19, os shoppers mudaram seus hábitos com relação aos horários das suas compras essenciais. 

Os supermercados do Estado de São Paulo estão entre os serviços que permanecem abertos durante a quarentena decretada pelo Governo do Estado. Com grande parte dos Paulistas adotando o Home Office como modelo de trabalho durante o Isolamento Social, surgem novos horários para idas ao supermercado. 

Para entender como a quarentena mudou os hábitos de consumo no varejo físico, analisamos dados de compras de mais de 100 mil usuários do Mangos e compararmos a última quinzena de março com a última quinzena de fevereiro.

Foram verificados os horários de compras em supermercados no varejo físico entre os dias 16 e 29 de Março de 2020 e comparamos com o período de 16 a 29 de Fevereiro de 2020.

Como a quarentena mudou os horários de maior movimento nos supermercados 

Após análise detalhada, foi constatado que com o isolamento os shoppers do Estado de São Paulo mudaram os horários preferidos para ir ao Supermercado, que antes eram entre 18h e 21h de segunda a sexta e concentração forte nos finais de semana. 

Hoje, com o Home Office, mas ainda precisando se manter abastecido, os shoppers passaram a comprar mais durante a semana e evitar o final do dia, assim como os finais de semana e buscar horários de menor movimento para as suas compras.

Os horários de compras em supermercados deixaram de se concentrar somente no fim do dia, com horários matinais tendo aumento no Estado de São Paulo. A preferência pelas compras nos finais de semana caiu em 19% e houve aumento de 18% do movimento entre 8h e 12h durante a semana. Houve ainda aumento de 14% de idas ao supermercado entre 13h e 17h de segunda a sexta.

Gráfico Shoppers nos supermercados físicos antes da quarentena (16 a 29 de Fevereiro de 2020)
Shoppers nos supermercados físicos antes da quarentena (16 a 29 de Fevereiro de 2020)

 

Houve um aumento de presença dos shoppers nos supermercados nas terças e quartas – 24% e 19% respectivamente – também com grande concentração nas manhãs e tardes.

Gráfico Shoppers nos supermercados físicos depois da quarentena (16 a 29 de Março de 2020)
Shoppers nos supermercados físicos depois da quarentena (16 a 29 de Março de 2020)

 

Heatmap comparativo entre os períodos.
Heatmap comparativo entre os períodos.

 

 

IZIO

View posts by IZIO
A IZIO é uma empresa especialista em tornar o #varejointeligente, usando #cashback e #crm para administrar o #loyalty. Conectamos as marcas, o varejo, a indústria com o #shopper

3 Comments

  1. […] 19% da população decidiu evitar os horários mais cheios no final de semana e procurar horários mais tranquilos durante a semana. O movimento nos supermercados aumentou 24% nas Terças e 19% nas Quartas. Veja o estudo. […]

    Responder
  2. […] ideal para o marketing B2C é a compreensão do seu consumidor. Você precisa de clientes fidelizados e precisa gerar inovação para não perdê-los. Mas quem é […]

    Responder
  3. […] quarentena mudou os hábitos de consumo de forma repentina. E isso vai além do fato de que agora o shopper passa mais tempo em casa e faz […]

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close Bitnami banner
Bitnami