fbpx
humanização de marca

Como a Humanização de Marca mudou a forma de se comunicar com o consumidor

Uma marca que conversa com o consumidor na sua linguagem, com empatia e dinamismo faz muito mais que prestar bom atendimento ou ganhar seguidores, consolida um relacionamento duradouro com clientes que se tornam verdadeiros fãs e divulgadores.

De acordo com um estudo da Microsoft, 85% dos brasileiros julga o atendimento ao cliente muito importante para determinar a fidelização de uma marca.

Aliás, 76% dos brasileiros afirmaram que já deixaram de comprar de uma empresa por terem sido mal atendidos.

Mas é preciso entender também que a humanização da marca vai muito além do atendimento ao cliente. É também a forma como a mesma se posiciona nas redes sociais e em campanhas e em suas campanhas publicitárias.

Uma marca que faz isso desde antes das redes sociais serem amplamente utilizadas é a Coca Cola. Ainda nos comerciais de televisão, a marca buscou ser mais do que um produto e se focou em ser parte dos bons momentos, uma referência de que a vida é boa.

Humanização em meios Digitais

Os canais digitais trouxeram um novo jeito de explorar ao máximo a humanização de marca.

As empresas passaram a usar de dados demográficos e planejamento de persona para definir a linguagem para se comunicar de maneira efetiva com os consumidores.

Talvez o melhor exemplo disso seja o da Netflix. A persona Netflix é tão forte que as pessoas já interagem com a marca como se fosse uma pessoa de maneira orgânica e ativa.

Por meio de sua linguagem única e altamente conectada com todos os gostos de seus seguidores, a Netflix Brasil vem garantindo forte engajamento em Redes Sociais, sendo inclusive a Marca com mais engajamento no Instagram Brasil de acordo com pesquisa do Social Bakers.

humanização de marca netflix
humanização de marca netflix

Os que as marcas mais humanizadas têm em comum?

A humanização da marca parte do princípio de se comunicar em uma linguagem informal, deixando as vendas em segundo plano e buscando o máximo de engajamento sem citar constantemente os produtos vendidos.

É claro que as pessoas sabem que marcas precisam de lucro, mas elas querem se sentir mais do que simples consumidores. É por isso que a estratégia de criação da imagem da empresa se volta para o marketing de conteúdo, mas sem esquecer do atendimento ao cliente.

Se a humanização trabalhar em todas as etapas do funil de vendas, a imagem da marca se tornará mais forte para os consumidores.

Isso se estende inclusive a parceiros de negócios. No Mangos, nosso time busca alcançar uma linguagem dinâmica nas ações de conteúdo, sem deixar de buscar o fit com os valores e personas dos nossos clientes. 

Dessa forma, é mais fácil eles se tornarem fidelizados não só com o uso do nosso app mas também com as marcas parceiras.

Fontes 1 e 2

 

IZIO

View posts by IZIO
A IZIO é uma empresa especialista em tornar o #varejointeligente, usando #cashback e #crm para administrar o #loyalty. Conectamos as marcas, o varejo, a indústria com o #shopper

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Scroll to top
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Close Bitnami banner
Bitnami