Entenda o conceito de Data Analytics, veja qual é sua importância e descubra como funciona e os benefícios desta solução para os negócios!

Data Analytics: conheça a solução que auxilia o varejo na ciência de consumo

O crescimento do uso de tecnologia nas empresas trouxe o conceito de varejo inteligente. Mais que apenas automatizar algumas ações e aumentar a produtividade, é possível transformar a maneira como as decisões são tomadas. É exatamente nesse contexto em que surge a ideia de Data Analytics.

Com tradução literal para “análise de dados”, essa é uma metodologia que envolve a captação, a estruturação e o estudo de grandes conjuntos de dados. No varejo, especificamente, há como entender melhor o consumidor, compreender suas preferências e definir como agir a partir daí.

Quer saber como mergulhar na ciência de consumo? Conheça tudo sobre Data Analytics e veja qual é a ferramenta que pode ajudá-lo!

Como essa abordagem funciona?

A proposta de Data Analytics se baseia em captar dados de diversas fontes ou operações. Com o grande volume de informações, é possível modelar esses dados e gerar conhecimento específico e com validade estatística.

Para entender melhor, imagine um supermercado que realiza centenas de vendas por mês. São dezenas de milhares de dados gerados, mas que não são aproveitados. Com a ferramenta certa, é possível coletar essas informações e analisá-las em busca de tendências e padrões. Com o novo conhecimento gerado, há um entendimento maior do negócio e do público.

Quais são os benefícios do uso de Data Analytics?

Adotar a tecnologia desse modo é muito vantajoso para o varejo. Há mais inteligência comercial e isso gera muitos benefícios secundários. A seguir, veja quais são os principais pontos positivos com a adoção dessa estratégia.

Compreensão da jornada de compra

Com o registro de informações referentes ao comportamento do consumidor, é possível conhecer todo o caminho que o shopper percorre até tomar a decisão. Com o mapeamento da jornada de compra, há um entendimento completo sobre todos os estágios, as possíveis objeções e o que leva à aquisição.

Como explorar o público é essencial para oferecer experiências melhores e mais consistentes, essa compreensão ajuda a consolidar a ideia de varejo inteligente.

Direcionamento de marketing

Ter essas informações sobre os consumidores é indispensável para saber como atingir o público corretamente — e com efetividade. Isso se estende, também, à comunicação e ao relacionamento com o cliente. Portanto, ocorre melhor direcionamento de marketing.

A partir dos dados, é possível segmentar o público em grupos de interesse, por exemplo. Inclusive, fica fácil definir quais são as ações e as campanhas com maiores chances de dar certo para cada público e objetivo.

Melhoria da tomada de decisão

Principalmente, o uso de Data Analytics visa a garantir uma visão geral e baseada em dados. Não se trata de mero achismo sobre o comportamento do consumidor e, sim, de um modelo estudado e consolidado.

Por isso, a tomada de decisão fica mais eficiente, já que há maior conhecimento sobre a real situação. Isso oferece muito mais segurança e leva ao máximo aproveitamento de recursos.

Redução de custos

Usar Data Analytics também é uma excelente solução para diminuir os custos — com marketing, com aquisição de clientes, com fidelização e assim por diante. Afinal, a análise das informações evita agir com base em tentativa e erro, o que consome muitos recursos.

Também é uma forma de diferenciar a atuação do varejo, o que reduz os esforços para obter um diferencial competitivo. Com mais recursos disponíveis, há cada vez mais melhorias — o que cria uma corrente positiva.

Aumento do ROI

O Retorno sobre Investimento (ROI) é um dos indicadores mais importantes, ainda mais em termos de marketing. Com uma abordagem de inteligência de dados, como visto, há uma redução dos gastos. Também há um aumento na eficiência, o que significa obter maior volume de conversão e de lucratividade.

Tudo isso atua nos dois fatores principais de ROI. Com isso, é possível ampliar o retorno das campanhas, garantindo máxima efetividade para o varejo.

Por que a Izio é a parceira ideal?

Firmar uma boa parceria é essencial para aproveitar todas as vantagens de Data Analytics. Para potencializar a sua presença no varejo, a melhor alternativa é escolher a Izio.

A empresa conta com o IZ Loyalty, um CRM pioneiro que capta dados diretamente no ponto de vendas. Com isso, é possível acompanhar toda a jornada de compra do shopper, além de traçar um perfil sobre as preferências e o padrão de comportamento.

Mais que um CRM, o IZ Loyalty é uma ferramenta de Data Analytics graças à parceria com a tecnologia da marca FICO. O sistema utiliza recursos de aprendizado de máquina (ou machine learning) e é capaz de segmentar clientes de acordo com o comportamento de compra. Inclusive, há como conhecer quem são os clientes fiéis e os menos propensos a retornar — tudo com ajuda da ciência do consumo.

O uso de Data Analytics tem tudo a ver com o cenário atual do varejo inteligente. Com o uso dos recursos certos, é possível saber quem é o público e tomar decisões efetivas.

Para explorar todos os benefícios de uma ferramenta completa, conheça o que o IZ Loyalty tem a oferecer!

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