O Whatsapp Marketing é usado por mais de 2 bilhões de pessoas no mundo. Já pensou em usá-lo em seu negócio? Entenda os benefícios dessa ideia!

Descubra como usar o Whatsapp Marketing em seu negócio

O Whatsapp é um aplicativo que faz parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo — e é especialmente popular no Brasil. Com isso, o Whatsapp Marketing é uma excelente oportunidade para criar e manter o relacionamento com o cliente. Só que é preciso saber como usar o recurso da maneira adequada.

Aproveitada corretamente, essa ferramenta aproxima o contato com o público, dá dinamismo à comunicação e até aumenta o nível de fidelização. Aliado a outros recursos do marketing digital, é uma ótima maneira de obter diferenciação e mais vantagem competitiva.

Quer saber quais são os cuidados essenciais e como explorar o Whatsapp Marketing do melhor jeito? Continue a leitura e confira as informações indispensáveis!

Utilize como meio de atendimento e suporte

Para aproveitar ao máximo o que esse aplicativo tem a oferecer, é interessante dar a ele mais de uma função. Nesse caso, o ideal é utilizá-lo tanto para o atendimento quanto para o suporte. Ou seja, ele serve tanto no momento pré-vendas quanto no período pós-vendas.

Vale a pena, por exemplo, usar o recurso de catálogo virtual para mostrar todos os seus produtos de maneira fácil. Essa é uma boa oportunidade para atrair clientes para o seu varejo e conseguir mais vendas. Ao mesmo tempo, o aplicativo ajuda a prestar apoio próximo e ágil. Se alguém tiver uma dúvida ou problema, toda a assistência pode ocorrer por esse meio.

É importante, entretanto, saber direcionar cada alternativa. É possível criar dois links diferentes, um para atendimento e outro para suporte, por exemplo. Assim, há como reconhecer imediatamente a necessidade de quem entra em contato.

Defina uma estratégia

Assim como acontece com qualquer ferramenta de comunicação e relacionamento, o Whatsapp Marketing deve ser executado de maneira estratégica e direcionada. Então, tudo deve partir de um planejamento completo e robusto. Entenda como o comunicador será usado, qual é a sua proposta e como ele deve apoiar o negócio.

Um supermercado, por exemplo, pode focar em enviar as melhores ofertas diárias, enquanto uma loja virtual pode usar o WhatsApp como um “vendedor virtual”.

Em seguida, é a hora de definir as ações que vão ajudar a consolidar os resultados. Determine quais serão os recursos usados, como as mensagens serão enviadas, qual é a periodicidade e assim por diante.

Também é nesse momento em que deve haver a integração com outras estratégias de marketing. Coordenar essa proposta ao SMS marketing, por exemplo, permite alcançar o público de forma ampla, sem causar um excesso de informação ou contato.

Envie promoções e ofertas exclusivas

Para tornar o uso do Whatsapp Marketing mais estratégico e interessante, vale a pena oferecer mensagens que tragam alto valor agregado para o público. É o caso de enviar promoções e outras ofertas exclusivas por esse canal.

Você pode usar recursos de geolocalização e mandar ofertas para quem estiver por perto do negócio — em um shopping, por exemplo. Outra possibilidade consiste em enviar cupons de desconto para clientes específicos ou aquele produto que entrou em promoção para quem tiver um histórico semelhante. Então, fazer a segmentação de público, com a ajuda de um CRM, amplia as chances de vendas.

Além disso, é algo que aumenta o engajamento do relacionamento e até leva à fidelização. Também é uma forma de fazer com que mais pessoas queiram receber mensagens por esse meio.

Mande conteúdos de qualidade

Ainda que o Whatsapp Marketing sirva como uma ótima “vitrine” interativa, é preciso fazer com que o seu negócio seja mais que um megafone de ofertas. Para fortalecer o relacionamento e se consolidar como autoridade, a dica é enviar conteúdos de qualidade, de acordo com a frequência definida como ideal.

Um supermercado pode enviar dicas rápidas de alimentação saudável ou receitas práticas bem na hora do almoço, por exemplo. Uma loja de roupas pode indicar as tendências da estação e uma farmácia pode dar recomendações básicas de saúde.

Tudo isso faz com que as pessoas sintam que recebem mais que produtos ou descontos. Além disso, bons conteúdos podem ser atrelados aos seus produtos de forma estratégica — o que aumenta as vendas e a fidelização.

Capriche no atendimento pelo aplicativo

Já que o Whatsapp também pode ser usado como suporte, é fundamental prestar um atendimento preparado e de alta qualidade. Para isso, o ideal é treinar os colaboradores para lidar com as diversas dúvidas, demandas ou dificuldades.

É possível definir alguma automação de resposta inicial, até mesmo para realizar uma triagem das situações. Já quando o atendimento for humano, vale a pena, até mesmo, ter um script de atuação. Se alguém tiver uma reclamação depois de comprar um item na loja física, por exemplo, será preciso seguir certos protocolos para identificar a causa da insatisfação. Já se alguém tiver dúvidas sobre um produto, o contato deve ser consultivo.

De qualquer forma, é indispensável que o retorno seja rápido, claro e efetivo para que as pessoas realmente fiquem satisfeitas. E para tornar tudo ainda melhor vale a pena usar recursos de tecnologia. O IZ Loyalty, por exemplo, é um CRM exclusivo para o PDV do varejo e apresenta informações úteis para a segmentação e personalização do relacionamento com o cliente.

No geral, o WhatsApp Marketing oferece muitos benefícios para o negócio, tanto no relacionamento com o cliente quanto o destaque em relação à concorrência. Como é um dos aplicativos mais usados pelos clientes brasileiros, traz uma excelente oportunidade de comunicação. Basta usar a estratégia certa para aproveitar o recurso ao máximo.

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IZIO

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