Fique por dentro da eficácia do e-mail marketing para os negócios e descubra ótimos exemplos que você pode aproveitar e usar!

5 modelos de e-mail marketing para incorporar em suas campanhas

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que consiste no envio de e-mails para um público definido. Seja ele originado de uma base de clientes, seja por meio de leads gerados em outras estratégias.

Com a automação de marketing, essa estratégia se tornou uma das melhores formas de enviar as mensagens certas para os consumidores certos no melhor momento.

Com a ajuda dessa ferramenta, é possível obter um alcance muito maior, pois seu formato é flexível e proporciona um alto retorno financeiro.

Aqui, apresentaremos 5 modelos de e-mail marketing que irão ajudar você a melhorar o relacionamento com o cliente e facilitar sua fidelização. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

1. O e-mail de boas-vindas: um modelo para os primeiros passos de engajamento

O e-mail de boas-vindas é uma forma excelente de iniciar um bom relacionamento com os leads. É um modelo que tem função semelhante à do telefone, como quando você liga para um consumidor que demonstrou interesse em algum produto.

A empresa envia uma mensagem simples, puxando conversa, como quem não quer nada, mas preparando o terreno para uma possível abordagem. A finalidade desse modelo é manter o consumidor em interação com a marca. Mas tudo deve correr de forma fluida, natural, sem imposição, sem forçar a barra.

É uma boa opção para efetivar uma gestão de clientes personalizada. Primeiramente, é fundamental dar as boas-vindas. Depois, o e-mail deve oferecer opções para que o receptor da mensagem mantenha a interação.

A empresa pode aproveitar para se apresentar e passar algumas informações importantes, como a frequência com que o destinatário receberá e-mails ou o passo seguinte que deve ser dado. O formato ideal do e-mail marketing é este:

  • Boas-vindas ou agradecimento pelo consumidor se inscrever;
  • Informações sobre a empresa/serviço em que a pessoa se cadastrou;
  • O que a pessoa deve fazer depois;
  • Um botão de CTA (Call to Action).

2. O e-mail transacional: um modelo que o destinatário já espera da empresa

Entre os modelos de e-mail marketing, o transacional é relevante. Ele já é esperado pelo cliente, pois é enviado depois que ele faz alguma compra. Também é enviado quando a mercadoria é encaminhada ou quando a pessoa não lembra a senha de acesso, entre outras coisas.

A finalidade do e-mail transacional é comunicar alguma transação. Por isso, ele costuma ser direto, mas pode ser aproveitado para a prática de cross selling, ou seja, a oferta de outras mercadorias associadas à compra que o cliente realiza.

A Amazon costuma fazer isso nesse modelo de e-mail, dando indicações de outros produtos conforme o comportamento do consumidor e o perfil que ele demonstrou nas compras.

A informação relacionada ao e-mail deve aparecer logo no começo do texto, em destaque. Se quiser colocar mais informações, elas devem estar por último considerando que a função daquele e-mail marketing já foi realizada.

3. O e-mail promocional: o referencial entre os modelos de e-mail marketing

Geralmente, as pessoas associam o e-mail marketing ao próprio e-mail promocional. Por isso, é um dos mais importantes modelos de e-mail marketing. Os representantes do varejo aplicam bastante a tática de enviar ofertas de produtos através de e-mail. Trata-se de um momento importante, em que a empresa deve se esforçar para transformar a lead em um relacionamento efetivo.

É recomendado que se elabore uma CTA atraente e muito clara. É importante sair do lugar-comum, apostando na criatividade. Uma dica é não utilizar o “Compre Agora” ou o “Saiba Mais”.

A composição básica de um e-mail promocional é:

  • A oferta;
  • A chamada para ação.

A oferta pode ser bem minuciosa ou até muito direta. Seja qual for a forma pela qual você opte, o foco deve ser sempre a oferta. Tudo que não se relacionar a ela deve ser eliminado.

4. O e-mail informativo: o conteúdo para captar a atenção do consumidor

Após o envio da primeira mensagem para o consumidor, é necessário fazer a manutenção do relacionamento de modo que ele também se sinta interessado pela marca. É importante engajar e educar as leads, dando continuidade à conversa e despertando o interesse do consumidor nos serviços e produtos da empresa.

Dessa forma, os potenciais clientes não pensarão duas vezes depois que a proposta de compra for feita. O e-mail informativo ou relacional tem a finalidade de manter o relacionamento com seu público e engajar as pessoas.

O tipo mais usado de e-mail informativo é a newsletter, ou seja, é um boletim de informações que a empresa envia regularmente ao consumidor com conteúdo atrativo para os que se tornarem assinantes. O processo para assinar a newsletter é rápido: geralmente consiste em colocar nome e e-mail nos espaços em branco.

Mas não é obrigatório que a marca tenha uma newsletter para fazer o envio de e-mails relacionais. É possível criar uma sequência de e-mails para nutrir os leads que preencherem um cadastro para receber material informativo.

A empresa também pode enviar, de forma esporádica, conteúdos, principalmente na forma de dicas, que ajudarão o potencial cliente. A gestão de clientes pode recorrer com sucesso ao e-mail informativo para aprimorar o relacionamento com seu público-alvo.

5. O e-mail especial: um pretexto para sustentar a comunicação com o cliente

Outro destaque entre os modelos de e-mail marketing é o e-mail especial. A característica principal desse tipo de e-mail é o envio de mensagens em alguma ocasião especial, como data de aniversário, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Final de Ano e assim por diante.

A empresa pode enviar uma simples mensagem, curta e direta, ou algo mais elaborado, que pode mesmo conter alguma oferta especial por conta da data comemorativa. A estrutura básica de um e-mail especial é:

  • Referência à data comemorativa (título);
  • Mensagem de felicitação;
  • Chamada para a ação, caso seja feita uma oferta.

Para ter mais sucesso com os diferentes modelos de e-mail marketing, a empresa pode contar com um CRM avançado que colete informações do cliente diretamente do ponto de vendas (PDV). Desse modo, fica mais fácil segmentar as campanhas e fazer um envio customizado.

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IZIO

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