O merchandising no PDV é essencial para gerar mais desempenho e pode ser realizado de diversas maneiras. Veja 5 dicas para colocar em prática e vender mais!

Veja 5 dicas para vender mais com merchandising no PDV

O merchandising no PDV envolve todas as táticas de organização, exibição e promoção de produtos no local da venda. Ele serve para exibir ofertas específicas, bem como para atrair o público para certos locais, favorecendo os resultados.

Realizado corretamente, permite aumentar as vendas e o volume gasto. Também eleva o nível de satisfação e amplia as chances de obter fidelização de clientes. Portanto, vale a pena conhecer quais são algumas estratégias eficientes, certo?

A seguir, veja quais são as 5 maneiras de colocar o merchandising no PDV em prática para maximizar a performance!

1. Organize a loja de acordo com o público-alvo

Quando for pensar na organização do ponto de venda, é preciso ter a consciência de que não existe uma fórmula universal para chegar ao resultado desejado. Na verdade, é necessário considerar o que funciona para cada público.

Isso deve ser analisado de duas formas. Em situações cotidianas, é interessante ter a persona do negócio em mente. Com base nos interesses e nos hábitos de consumo, há como definir a melhor maneira de organizar os espaços.

Outra questão envolve as datas comemorativas ou períodos sazonais. Nessas situações, vale a pena fazer a segmentação da base de clientes e encontrar os perfis certos. Assim, a loja se torna mais atrativa para o tipo de shopper específico para aquele período.

2. Planeje fachadas e vitrines

A organização do merchandising no PDV não acontece apenas na parte interna. É preciso buscar formas de atrair o cliente para a loja, pois isso aumenta as chances de converter em vendas e de aumentar o ticket médio.

Para ter sucesso na tarefa, cuide da fachada e das vitrines. A fachada deve se destacar das demais e, ao mesmo tempo, estar totalmente integrada à identidade visual do negócio. Isso gera reconhecimento e até melhora o alcance de marca.

As vitrines devem estar organizadas e atraentes, com produtos que despertam o interesse. O primeiro objetivo é fazer com que as pessoas parem em frente ao espaço de vidro e o segundo é garantir que elas entrem. No caso de supermercados e outros locais que não têm vitrine, expor cartazes com ofertas e outros componentes é essencial.

3. Aposte em ações sensoriais

O merchandising no PDV também envolve colocar o marketing sensorial em prática. Mexer com os sentidos das pessoas da forma certa gera impactos positivos, então é importante se planejar quanto a isso.

A comunicação por meio do merchandising visual está entre as mais usadas. Essa alternativa inclui o uso de diversos recursos, como totens, banners especiais e outros impressos.

Também é possível explorar alternativas como usar som ambiente (audição), criar um cheiro especial (olfato), oferecer degustação (paladar) e fazer demonstração (tato). O importante é engajar o público e criar uma experiência memorável.

4. Cuide da iluminação e da climatização

Fazer com que o espaço seja mais agradável é indispensável para que as pessoas passem mais tempo no PDV. Como consequência, há como potencializar os resultados de vendas. Novamente, cada público exige ações específicas, inclusive em relação à iluminação e climatização.

Falando da luz, os supermercados costumam usar a iluminação fria e intensa, para que os clientes não percebam o passar das horas. Já um restaurante que pretenda criar uma experiência aconchegante deve usar a meia-luz amarelada. Nota a diferença?

Quanto à climatização, tudo depende do local e da estação do ano, de modo a garantir conforto. Quanto melhor o cliente se sentir de estar no ponto de vendas, melhor será a performance.

5. Controle as ações realizadas

Independentemente de quais serão as ações de merchandising no PDV, é fundamental acompanhar os resultados de cada uma das atividades. A intenção é entender o que tem funcionado, o que não entregou o que era desejado e o que ainda pode ser aprimorado.

Vale a pena ficar de olho em informações como um possível aumento do ticket médio, ampliação da conversão geral e de produtos específicos, o retorno sobre investimento (ROI) e assim por diante.

Com o uso de um CRM, é ainda mais fácil medir isso. Há como comparar quanto um cliente comprou, em relação à sua média, de modo a entender quais foram os impactos dessas ações no ponto de vendas.

Com a ferramenta da IZIO, você tem integração direta com o PDV, o que garante os melhores resultados na obtenção e na avaliação de dados.

O merchandising no PDV é essencial para gerar mais desempenho e pode ser realizado de diversas maneiras. Com ações estratégicas, bem planejadas e com os devidos valores acompanhados, é possível melhorar a atuação do varejo.

Se quiser o apoio certo para colocar essas e outras ações em prática, conheça as nossas soluções!

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