Já ouviu falar em marketing sazonal? Entenda o que é e descobra como esse recurso pode aumentar as vendas no varejo. Confira aqui!

Marketing sazonal: entenda como ele pode aumentar suas vendas

Toda empresa busca crescer, se firmar no mercado e conseguir a fidelização de clientes. Para tanto, várias estratégias podem ser colocadas em prática. Inclusive para gerar resultados a longo prazo, o que é muito importante. E entre elas está o marketing sazonal.

De maneira a assegurar que ele seja sempre bem desenvolvido, é preciso uma análise profunda do comportamento do consumidor. Assim, será possível definir quais datas sazonais são mais marcantes para ele e, a partir disso, criar ações impactantes durante esses períodos pré-determinados.

Que tal se aprofundar no assunto e descobrir como esse recurso pode aumentar suas vendas? Continue a leitura deste artigo e tire suas dúvidas!

O que é marketing sazonal?

Primeiro, é preciso reforçar que o marketing sazonal se refere a um planejamento de marketing voltado para um determinado período. Normalmente, uma data comemorativa, uma época especial do ano ou um acontecimento de impacto global.

Na prática, este conceito funciona assim que o empreendedor investe em mais mercadorias para suprir as demandas dessa movimentação específica. Isso porque elas podem ser vendidas em maior quantia. Quando a data passa e um período mais fraco entra em cena, os lucros obtidos ajudam na manutenção do negócio e permite que a empresa se organize financeiramente.

Quais são as suas principais vantagens?

Quando as datas sazonais são bem exploradas, é possível não somente aumentar as vendas, mas também influenciar em sua produção. Ele permite ainda a criação de campanhas e promoções, além de eventos de lançamento que possam atrair a atenção de clientes em épocas de baixa.

Sendo assim, a empresa além de atrair, consegue fidelizar o público e incentivá-lo a comprar mesmo após o término do período selecionado. Usar o marketing sazonal é uma forma de adaptar a realidade do negócio a qualquer contratempo e ajudá-lo a se manter firme durante todo o ano.

Como colocar o conceito em prática?

Para compor um planejamento de marketing sazonal eficaz, é indispensável seguir algumas etapas. Isso servirá como guia na aplicação das ações, mas também como um auxílio para mensurar resultados mais tarde. Veja o que fazer!

Escolha datas e crie um cronograma

Para começar, escolha as datas sazonais nas quais você deseja atuar. Observe em quais épocas seus clientes mais procuram por seus produtos e serviços, ou quais você deseja impulsionar.

Em seguida, crie um cronograma de execução. Saber o que fazer com antecedência traz mais qualidade para a estratégia e permite que você se adiante entre os concorrentes.

Defina a mensagem que será passada

Depois, é hora de definir a mensagem que será passada em sua campanha. Ela deve estar de acordo com seus objetivos, mas também ser envolvente para o consumidor.

Com as emoções estimuladas, ele sentirá mais entusiasmo em participar do momento. E, por consequência, comprar com você.

Faça parcerias e selecione os recursos necessários

Assim que a etapa anterior estiver bem definida, selecione quais recursos serão necessários para que a campanha aconteça. Isso envolve mão de obra, fornecedores, investimento em decoração e qualquer outra coisa que você precise para que as ações sejam realizadas.

E por falar em fornecedores, lembre-se de que uma empresa nunca cresce sozinha. Procure construir um bom relacionamento para angariar negociações que beneficiem ambas as partes e você possa aumentar seu alcance.

Quais datas podem ser trabalhadas?

Algumas datas sazonais são consideradas universais para seu calendário: Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Páscoa são as principais. Outras são mais voltadas para nichos específicos do mercado, como Dia das Crianças e Dia dos Namorados, mas isso não significa que você não possa adaptá-las ao seu negócio se houver demanda.

Você ainda pode aproveitar situações pontuais, como Copa do Mundo, comemorações de fim de ano, férias escolares, início do verão ou do inverno e muito mais. Para uma determinação mais afunilada, procure conhecer bem seu público.

Investir em um CRM para  que ajude a captar e segmentar as informações de clientes direta do PDV é uma excelente alternativa. Essa tecnologia ajuda também na recomendação de ofertas para cada fatia de público reconhecida por meio da análise, o que é essencial para aumentar as vendas.

Como você pode ver, o marketing sazonal é de extrema importância para manter um varejo inteligente. Portanto, comece já a estudar essa implementação e prepare-se para as próximas datas!

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IZIO

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1 Comment

  1. […] o cliente, como promoções e campanhas especiais. Inclusive, é interessante enviar mensagens em datas comemorativas. Dessa forma, o shopper se sente importante para a empresa e a fidelização de clientes no varejo […]

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