Entenda o conceito de marketing personalizado e fique por dentro de seus benefícios, tanto para as empresas como para os consumidores!

Marketing personalizado: o que é, benefícios e como implementar

Diante de clientes exigentes e de um mercado competitivo, o marketing personalizado se transformou em uma peça-chave para o sucesso. Ele envolve a comunicação personalizada, de alta relevância e no momento adequado para uma parte específica do público.

Para o cliente, há mais satisfação com a interação, a sensação de humanização e reforço do relacionamento. Para a empresa, há aumento no engajamento, elevação da conversão e até ampliação da fidelização. Então, podemos dizer que é uma estratégia benéfica para ambos os lados.

Para aproveitar os benefícios do marketing personalizado, é essencial saber como colocá-lo em prática. Por isso, veja dicas imperdíveis para acertar em cheio!

Conheça o comportamento de compra dos consumidores

É impossível fazer entregas individualizadas se o varejo não souber com quem está falando. Por isso, é indispensável começar pelo entendimento sobre o comportamento do consumidor de forma ampla.

Vale a pena reconhecer, por exemplo, quais são as principais necessidades e dores enfrentadas pela pessoa de interesse. Assim, é possível definir quais soluções são mais adequadas.

Também vale compreender quais são as expectativas, os critérios de decisão e frequência de compra. É essencial entender o shopper de forma completa para driblar objeções e saber quais aspectos aproveitar.

Recomende produtos relevantes

Depois de estabelecer com quem o negócio pretende falar, vale a pena investir na segmentação do público. Essa tarefa consiste na criação de grupos que guardem algumas semelhanças, como forma de fazer a compra ou de tomar a decisão. Quanto maior for a segmentação, mais específica (e personalizada) é a comunicação.

A partir disso, é preciso pensar em fazer recomendações relevantes e que realmente despertem o interesse. Não adianta tentar vender o produto mais caro para um cliente se, na verdade, é outra opção que soluciona o problema. Mais que pensar no que você deseja vender, é necessário considerar o que cada pessoa quer comprar.

É o caso de oferecer a promoção de um produto que alguém compra com frequência ou de apresentar itens relacionados ao histórico de compras. Quanto mais precisa for a personalização, melhores serão os resultados.

Crie um programa de fidelidade

Quanto mais forte for o relacionamento com o consumidor, maior será o conhecimento sobre ele. Por isso, é interessante fortalecer a retenção de clientes, o que pode ser feito com a criação de um programa de fidelidade.

É importante definir regras específicas e claras, para que todos sejam tratados de forma justa. A ideia é “premiar” quem comprar mais vezes no negócio, seja por meio de descontos ou de outras vantagens. Ao mesmo tempo em que o marketing personalizado favorecerá a fidelização, a criação desse programa alimentará a personalização.

Uma das alternativas, inclusive, é usar o modelo de cashback. Nessa alternativa, cada cliente cadastrado recebe um “crédito” na compra de certos produtos ou em determinadas condições. Na próxima compra, pode usar esse crédito para abater do próximo pedido, o que gera recorrência — e permite acompanhar o histórico de compras.

Conte com as soluções certas de tecnologia

O varejo inteligente depende do uso de recursos tecnológicos adequados. Assim, é possível registrar as informações, segmentar o público e gerenciar o programa de fidelidade, por exemplo. Portanto, é indispensável contar com as ferramentas adequadas.

A IZIO se destaca quando o assunto é a gestão de clientes e oferece produtos que fazem a diferença. Com o IZ Loyalty, você terá um CRM com funcionamento diretamente no ponto de vendas. Com o cadastro do CPF, é possível registrar todas as compras e traçar perfis específicos. As informações do relacionamento com o cliente, então, passam a ser usadas nas comunicações com o público.

Outra possibilidade é o IZ Pay. Esse recurso é especialmente útil na implementação de cashback, aproximando a sua atuação do shopper. Com isso, fica fácil oferecer os descontos e garantir o acesso do público às melhores condições.

A união dessas ferramentas faz com que você fortaleça o seu tipo de marketing e, assim, conquiste outras vendas e satisfação.

O marketing personalizado é uma solução indispensável para o varejo que deseja se aproximar e fidelizar o público. Com as estratégias certas e o apoio da tecnologia, é possível otimizar os resultados.

Como a tecnologia tem um papel tão importante, conheça a IZIO e veja as soluções que oferecemos!

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